Diretoria de Extensão

Escuta qualificada aos alunos encerra dias de PDI na Unesc

Escuta qualificada aos alunos encerra dias de PDI na Unesc
Ao longo de três dias a Universidade voltou suas atenções ao planejamento para os próximos cinco anos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Compartilhamento de ideias, debate de opiniões, levantamentos de possibilidades e muitas mentes pensando em prol de um grande objetivo: o planejamento para a evolução da Unesc. Assim foram os últimos dias, segunda, terça e quarta-feira (18 a 20/11), no campus da Universidade, que pulsa a palavra planejamento. Os três dias foram estipulados pela gestão da Unesc para que o foco das atenções se voltasse completamente para o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Finalizando as dezenas de atividades realizadas no período, na noite desta quarta-feira centenas de alunos participaram dos debates nos diferentes eixos e deixaram suas valiosas contribuições para a definição dos caminhos a trilhar no futuro próximo.

Inicialmente recepcionados no Auditório Ruy Hülse para apresentação de números das participações no projeto e orientações sobre as atividades da noite, os acadêmicos foram direcionados para salas de aula e dividiram-se em 12 eixos estratégicos elencados ao longo do ano: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação, internacionalização, meio ambiente e valores humanos, extensão, avaliação institucional, inovação, responsabilidade social, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira e captação de recursos, políticas de atenção ao estudante e educação inclusiva.

Assim como nas atividades da tarde, em cada uma das salas, distribuídas de forma aleatória para que alunos de diferentes áreas do conhecimento pudessem dialogar e opinar sobre as mais variadas temáticas, as discussões foram orientadas por um professor e registradas por um relator escolhido entre os participantes.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ao finalizar o processo de construção coletiva de planejamento estratégico e observar a incrível participação da comunidade acadêmica, o sentimento é de certeza de que a Universidade terá um ciclo de próximos cinco e dez anos muito intensos em realizações. “As ações estratégicas apontadas qualificarão ainda mais os aspectos acadêmicos, as políticas de gestão e os resultados institucionais em todas as esferas. Ver estudantes ao lado de professores e funcionários, construindo estratégias para a excelência, confere legitimidade a todo o processo colaborativo e inovador”, aponta.

Pós-graduação

Na manhã desta quarta-feira, professores e coordenadores dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc também estiveram reunidos para mais uma etapa do planejamento da pós-graduação na Universidade. Após mais um encontro dos grupos de discussão, houve a socialização das ideias e sugestões. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de novembro de 2019 às 22:05
Compartilhar Comente

Reitoria dá posse a novos integrantes do Conselho Universitário da Unesc

Reitoria dá posse a novos integrantes do Conselho Universitário da Unesc
Mais imagens

A Reitoria da Unesc realizou na tarde desta segunda-feira, 28/10, reunião do Conselho Universitário, Consu. Na reunião foram empossados pela Reitora Luciane Bisognin Ceretta os novos conselheiros do Consu, eleitos por seus pares para um mandato de dois anos, foram empossados e, na sequência, já participaram da primeira reunião.

Os conselheiros empossados têm mandato de dois anos e representam as quatro áreas do conhecimento: ciências da saúde, ciências sociais aplicadas, engenharias e tecnologias e humanidades, ciências e educação.

A reitora da UNESC entregou a casa conselheiro uma cópia de suas atribuições e, salientou a importância deste órgão colegiado para o processo decisório de uma universidade comunitária.

O Conselho Universitário é o órgão máximo da Unesc. Presidido pela reitora é composto por trinta membros da comunidade acadêmica, representantes dos estudantes, UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma) e Associação dos professores e funcionários, Aprofucri.

Ao conselho universitário compete a deliberação sobre todos os processos acadêmicos da universidade, criação de novos cursos, processos de formação docente e, ainda, análise do balanço financeiro e orçamento da universidade, bem como análise e aprovação do relatório anual de atividades institucionais.

Aurélia Regina de Souza Honorato

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 29 de outubro de 2019 às 00:03
Compartilhar Comente