Diretoria de Extensão

Gestores das Escolas Municipais de Criciúma participam Formação Continuada

Gestores das Escolas Municipais de Criciúma participam Formação Continuada
Foco do encontro se voltou à Gestão do Projeto Político-Pedagógico (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os gestores das escolas municipais de Criciúma tiveram a oportunidade de qualificar ainda mais seus conhecimentos nesta semana na Unesc. Em mais uma atividade da Formação Continuada da Universidade, estiveram no campus na última terça-feira (17/05), equipe de orientadores pedagógicos, psicólogos e fonoaudiólogos da Secretaria Municipal de Educação junto dos gestores das escolas. A Formação foi conduzida pelo professor doutor Ricardo Luiz de Bittencourt, docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de Pedagogia da Instituição.

A proposta de formação desenvolvida teve foco na Gestão do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola: Elaboração, Monitoramento e Avaliação. As discussões, conforme Ricardo, fortaleceram a compreensão da gestão democrática e participativa e o PPP como um dos instrumentos de gestão. “Os gestores participaram ativamente da formação trazendo suas dúvidas, angústias e experiências de modo a construir coletivamente estratégias para qualificar a gestão do PPP”, destacou.

Os participantes do evento receberam um exemplar do livro “Formação de professores a distância na perspectiva dos gestores escolares”, publicado pela editora Argos com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O livro é fruto das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores. “Busca-se compartilhar com os gestores escolares a compreensão de que a formação de professores ganha sentido quando está integrada com a pesquisa e resgata a intelectualidade do trabalho docente”, acrescenta o professor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de maio de 2022 às 18:38
Compartilhar Comente

Unesc realiza formação continuada de professores de Osório

Unesc realiza formação continuada de professores de Osório
Primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira (28/4) na Unesc (Fotos: Daniela Savi/AgeCom/Unesc) Mais imagens

Diretores, supervisores, orientadores e professores da Rede de Educação Básica do município de Osório se permitiram viver novas experiências. A partir desta quinta-feira (28/4) eles iniciaram a Formação Continuada. A jornada, proporcionada pela Unesc em parceria com o Município gaúcho, vai permitir novas vivências, novos olhares e ampliação de horizontes em relação aos alunos e a si mesmos. O primeiro encontro, que contou com a participação da reitora Luciane Bisognin Ceretta, do prefeito da cidade Roger Caputi, e do secretário de Educação Dilson Maciel da Silva, ocorreu no Bloco P da Universidade e contou ainda com a palestra da coordenadora do curso de Pedagogia, Gislene Camargo, que trouxe o tema “Relações Interpessoais no Contexto Escolar”. Após o encontro o grupo seguiu para visitas no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) e conheceu demais espaços do campus.

Em seu discurso de boas-vindas logo nas primeiras horas da manhã, Luciane enalteceu a felicidade em tê-los na Unesc e a participação dessa atividade que é tão importante no processo de ensino e aprendizagem. “Que honra tê-los conosco. Me produz profunda satisfação participar de um momento como esse em que vejo a gestão pública de um município valorizar e respeitar aqueles que conduzem a área mais importante de qualquer cidade: a educação e, sobretudo, a educação básica. Nós discutimos e dialogamos que o aprendizado se dá, especialmente, nesses tempos atuais e vindouros, pela experiência. Essa experiência que nos toca, nos modifica e nos transforma e é isso que queremos promover”, enfatizou Luciane.

Para a reitora, o fato de contar com uma equipe de educadores em movimento na busca da ampliação de seus olhares para promover a integração entre uns e outros mostra um grande passo sendo dado. “Ter a equipe gestora, mobilizadora desses processos de produção de conhecimento e da experiência vivida aqui, tem especial valor, é uma riqueza e que pode transformar os dias vindouros da nossa educação brasileira”, sublinhou.

Luciane destacou também os mais de 50 cursos de graduação ofertados em todas as áreas do conhecimento. Um deles, a graduação em Pedagogia, que existe há 52 anos, o primeiro a ser implantado pela então Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), abrindo caminho para a transformação em Unesc, muitos anos depois. Hoje o curso é referência no estado e país na formação de professores.

Referência

Para oferecer uma formação de qualidade aos educadores, o prefeito salientou que, antes de tudo, foi em busca de uma instituição de renome e encontrou na Unesc o caminho certo para o salto na qualidade do ensino. “A nossa intenção foi buscar uma instituição de renome, reconhecida e que nos apresentasse uma estrutura e formação de profissionais capazes de elevar o nível da nossa educação da cidade. Identificamos aqui esse potencial que será fundamental, já que viemos de uma pandemia, de um processo de aula remota que fez com que perdêssemos essa oportunidade da condição, da formação, da qualificação, do contato mais próximo com o aluno. Tenho certeza de que sairemos com professores formados e melhor qualificados”, sublinhou.

A cidade de Osório conta com cerca de cinco mil alunos e quase 700 profissionais da área da educação. A Formação contará com encontros presenciais na cidade gaúcha e outros virtuais. “Acho importante que os profissionais que administram nossas escolas olhem de fora o seu espaço escolar e conheçam todo esse espaço privilegiado que a Unesc tem a oferecer, além de seus profissionais qualificados. Essa troca será muito importante para uma educação de qualidade”, finalizou o secretário de Educação.

Além da cidade de Osório, a Formação Continuada ocorreu em Capão da Canoa e Três Cachoeiras e em diversos municípios catarinenses.

Também participaram desse primeiro encontro a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e o coordenador da área de Humanidades, Ciências e Educação, Ismael Gonçalves Alves.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2022 às 17:48
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Debate sobre papel do docente na gestão universitária abre Formação Continuada

Debate sobre papel do docente na gestão universitária abre Formação Continuada
Professor doutor Pedro de Melo foi o palestrante da noite (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Debates e reflexões sobre “O Papel do Docente na Gestão Universitária” marcaram o início das atividades da Formação Continuada para professores da Unesc, na noite desta segunda-feira (17/7). A palestra foi proferida pelo professor doutor da UFSC, Pedro Antônio de Melo e abordou o cenário em que as Instituições de Ensino Superior estão incluídas e como o professor pode atuar na gestão, especialmente no caso da Universidade Comunitária.

Diretor do Inpeau (Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária), membro da OUI (Organização Universitária Interamericana) e coordenador do Iglu (Instituto de Gestão e Liderança Universitária) Região Brasil, Melo comentou que a Unesc vem se destacando no cenário das Universidades Comunitárias e que em pouco tempo deve despontar nos cenários nacional e internacional. “Digo que no Sul do Estado temos uma pequena notável que vem se destacando e sendo referência”.

A palestra de Melo foi mediada pelo professor Thiago Francisco.

Abertura

A reitora Luciane Ceretta agradeceu pela presença dos docentes e lembrou que ser professor em uma Universidade Comunitária como a Unesc também é atuar na gestão universitária. “Nosso trabalho vai além da sala de aula. É dialogar com a pesquisa e a extensão, conhecer os indicativos do seu curso, dialogar com a questão pedagógica envolvendo também o egresso. Ser docente é sentir motivado a se reinventar e saber que se é responsável pela formação acadêmica e humana mas também pela sustentabilidade da Instituição”.

Para o vice-reitor Daniel Preve, o cenário atual coloca vários questionamentos e pede uma reflexão sobre a postura que se deve ter para utilizar melhor recursos, e potencializar as forças para vencer os desafios.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, deus as boas-vindas aos professores em nome dos pró-reitores da Universidade e falou sobre a importância de se ter um espaço como o programa de Formação Continuada para se refletir o ser e o fazer do professor. “Temos que refletir, avaliar e voltar a refletir a nossa prática docente. Especialmente nós, que fazemos parte de uma Universidade Comunitária”.

O diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus, falou em nome das quatro UNAs e chamou a atenção para a oportunidade oferecida de diálogos e reflexões e aproximação dos docentes.

A coordenadora da Escola de Gestores da Unesc, Maria Aparecida Mello, também deu as boas-vindas aos professores e falou sobre o programa de Formação Continuada.

A abertura do evento teve ainda a participação dos pró-reitores de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo e de Administração e Finanças, Thiago Fabris e dos diretores das UNAs: CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini; SAU (Ciências da Saúde), Mira Dagostim e CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Nicoleit.

Evento

Há duas semanas do início do segundo semestre letivo, os docentes da Universidade estarão reunidos até esta quarta-feira(19/7) Palestras, oficinas e debates serão desenvolvidas durante três dias de encontro, a partir de três eixos centrais: “Gestão Universitária”, “Currículo no Ensino Superior” e “Práticas Pedagógicas”.

A Formação Continuada de Docentes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, juntamente com o Núcleo de Assessoria Pedagógica, organizada pela Escola de Gestores da Unesc.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2017 às 22:38
Compartilhar Comente