Diretoria de Extensão

Professores participam de Fórum de Extensão na Universidade

Professores participam de Fórum de Extensão na Universidade
Encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (Fotos: Luana Mello) Mais imagens

Os professores que participam de projetos de extensão da Unesc estiveram reunidos nesta quarta-feira (11/11), no Fórum de Extensão. Durante o encontro, os participantes apresentaram e debateram sobre a “Norma Administrativa de Extensão” para os editais das Unidades Acadêmicas e do Território Paulo Freire. A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e o assessor acadêmico de Extensão, Reginaldo de Souza Vieira participaram da ação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de novembro de 2015 às 17:23
Compartilhar Comente

Feira da Inovação Unesc abre portas para boas ideais da comunidade

Feira da Inovação Unesc abre portas para boas ideais da comunidade
Inventores poderão apresentar suas soluções durante a Semana de Ciência e Tecnologia Mais imagens

Inventores e projetistas de tecnologias inovadoras já podem inscrever suas ideias na 2ª Feira da Inovação Unesc, que ocorre durante a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia, entre os dias 19 e 23 de outubro. Promovida pela Unesc, a feira apresentará projetos com foco no campo da ciência e da tecnologia e, neste ano, as soluções criativas que beneficiam a comunidade serão expostas em todo campus.

Na última edição, 51 projetos foram inscritos com diferentes propostas, como o carregador USB portátil para tablets e celulares e lojas virtuais diferenciadas. Entre as ideias vencedoras, primeiro lugar na categoria “Empresa”, esteve o garrafão de água com alça lateral, que facilita o carregamento. O criador Ramon Sandrini comenta que a participação na Feira ajudou a divulgar o seu produto. “O maior obstáculo na criação de algo inovador está no entendimento das pessoas quanto à proposta. A Unesc, como uma forte Instituição da região, ajudou a disseminar o conceito do nosso produto, fazendo com que muitos interessados viessem nos procurar”, comenta.

Conforme a assessora da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), Gisele Coelho Lopes, este é, justamente, o objetivo da Feira da Inovação: incentivar o desenvolvimento de ideias e valorizar o trabalho de seus criadores. “As soluções podem ser das mais diferentes modalidades, como produtos, processos e técnicas, trabalhos por meio digital, entre outros. O principal é o projeto priorizar recursos que facilitem o dia a dia das pessoas”, enfatiza. “O sucesso da feira na primeira edição revela que nossa região é dotada de grandes inovadores e berço de importantes ideias”, complementa.

Os trabalhos são divididos em quatro categorias e podem ser inscritos por acadêmicos, professores, alunos de escolas, empresas e a comunidade em geral. Em cada categoria serão premiadas as propostas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site até o dia 19 de setembro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 10 de setembro de 2015 às 17:18
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia traz “Luz, Ciência e Vida” como tema

Semana de Ciência e Tecnologia traz “Luz, Ciência e Vida” como tema
Evento ocorre entre os dias 19 e 23 de outubro em vários locais do campus (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Com o intuito de estreitar ainda mais os laços entre comunidade e Universidade, além de estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Unesc realiza, de 19 a 23 de outubro, a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia, em vários espaços do campus. O evento ocorre paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Luciane Ceretta, o evento tem como objetivo a socialização de trabalhos de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de atuação na comunidade entre os professores e alunos da Unesc, e também com a comunidade. “A Semana de Ciência e Tecnologia é o maior evento institucional da Unesc. Somos uma Universidade Comunitária e o que produzimos aqui dentro, no ensino, na pesquisa e na extensão, precisa se reproduzir para a comunidade externa. Por isso convidamos toda a comunidade a vir para o campus, observar, interagir, participar da programação, pensada para contemplar os mais diversos públicos”, afirma Luciane.

Programação compreende Feira da Inovação e Feira de Ciências


A Semana será formada por mais de 70 atividades paralelas, entre palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais, além da apresentação de trabalhos acadêmicos. A programação inclui, ainda, 15º Seminário de Iniciação Científica, 7º Salão de Extensão, 5º Salão de Ensino, 1º Salão de Pós-Graduação, 2º Feira de Inovação, 2º Talento Musical e 1º Feira de Ciências, com abrangência para o Mercosul.

Conforme a assessora da Propex, Gisele Coelho Lopes, entre as novidades deste ano está a Feira de Ciências, em que alunos da região irão expor seus trabalhos apresentados nas tradicionais Feiras de Ciências de suas escolas. “A ideia é envolver os jovens e crianças com as atividades acadêmicas”, comenta.

Nesta edição também ocorre a 2º Feira de Inovação, espaço para divulgação de soluções inovadoras para as diferentes áreas do conhecimento. Até o dia 19 de setembro, acadêmicos, professores, alunos de escolas, empresas e a comunidade em geral podem inscrever sua proposta de solução inovadora. “No ano anterior somamos 51 inscritos e a expectativa para este ano é ainda melhor. Essa é uma forma de incentivar e valorizar grandes ideias que contribuem com a nossa sociedade”, afirma.

As inscrições para as atividades da Semana podem ser feitas no site. Os interessados em apresentar trabalhos acadêmicos na Semana, devem se inscrever até segunda-feira (7/9).

“Luz, Ciência e Vida”

Esta edição da Semana tem como tema “Luz, Ciência e Vida”, definido com base na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. A proposta é celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico, uma grandeza da física ligada à vida na Terra e ao caminho da humanidade. Inspirando-se nesse conceito, a Unesc desenvolveu uma nova marca para o evento, uma conexão entre vida, ciência e luz, propulsora da consciência humana.
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 02 de setembro de 2015 às 22:11
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc abre inscrições segunda-feira

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc abre inscrições segunda-feira
Evento ocorre de 19 a 23 de outubro, em diversos locais da Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Foi dada a largada para a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, que ocorre de 19 a 23 de outubro, em diversos pontos do campus. O evento terá como tema “Luz, Ciência e Vida” e trará novidades aos participantes, que podem fazer a inscrição de trabalhos ou para participar dos cursos, palestras e oficinas a partir de segunda-feira (10/8), no site (clique aqui).

O evento comemora a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema do evento é baseado na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o “Ano Internacional da Luz”, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Durante a Semana de Ciência e Tecnologia serão realizados o 15º Seminário de Iniciação Científica, o 7º Salão de Extensão, o 5º Salão de Ensino, o 1º Salão de Pós-Graduação, a 2º Feira de Inovação, o 2º Talento Musical e a 1º Feira de Ciências com abrangência para o Mercosul. No evento, haverá apresentações de trabalhos (orais e pôsteres) de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão da Universidade. A programação conta ainda com palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais.

A Semana de Ciência e Tecnologia está com uma programação que envolverá diferentes públicos. Teremos programações paralelas e eventos como a 2ª Feira de Inovação tem a proposta de divulgar soluções inovadoras em produtos, processos ou serviços. Estamos otimistas com a participação dos quatro públicos para a Feira da Inovação: comunidade em geral, escolas de Ensino Médio e Técnico, as empresas e as universidades. Temos a certeza que será um evento muito gratificante para todos.”, afirma a assessora acadêmica da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), uma das organizadoras da Semana, Gisele Coelho Lopes.

Período de inscrições:

Submissão de trabalhos: 10/8 a 7/9.
Avaliação dos trabalhos: 8/9 a 25/9.
Divulgação dos trabalhos selecionados: 2/10 Inscrições para participação dos cursos, palestras e oficinas: 10/8 até o dia do evento.

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 07 de agosto de 2015 às 18:21
Compartilhar Comente

Novos horizontes: Projeto utiliza informática para estimular aprendizagem de pessoas com deficiência

Novos horizontes: Projeto utiliza informática para estimular aprendizagem de pessoas com deficiência
Atividades ocorrem desde abril de 2014 na Apae de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mais de 200 alunos da Apae de Criciúma, dos cinco aos 59 anos, tiveram a rotina modificada pelo projeto de extensão da Unesc “Inclusão digital na Apae: A informática na promoção dos direitos da cidadania e da educação por meio da acessibilidade aos recursos de informação e comunicação às pessoas com deficiência”. Desde abril de 2014, professores e acadêmicos da Universidade vão até a entidade com o intuito de desenvolver nos participantes uma maior autonomia na utilização dos recursos tecnológicos.

O projeto está dando muito certo. A equipe da Universidade é bem disposta e está sempre buscando saber mais e trazer novas ideias. Os nossos alunos estão adorando e no dia em que não há aula, sentem falta e perguntam. Eles estão se sentindo integrados à realidade do mundo digital e isso tem contribuído também com o desenvolvimento deles”, conta a diretora pedagógica da Apae de Criciúma, Laktiel dos Santos Silva.

As atividades ocorrem três vezes por semana na Sala de Informática da entidade, que possui um profissional que auxilia nos trabalhos dos professores e alunos da Universidade.

O coordenador do projeto de extensão, professor Luciano Antunes, explica que o trabalho é realizado de acordo com a deficiência apresentada pelo aluno, e que por meio de jogos e demais atividades lúdicas, eles aprendem conceitos que visam à inclusão digital. “Procuramos ferramentas computacionais que auxiliem os alunos que frequentam a Apae. Desde atividades que estimulem a alfabetização, a estimulação para o aprendizado de números, atividades de concentração e raciocínio lógico. Para poder montar as aulas, ‘mergulhamos’ em cada uma das deficiências apresentadas”, afirma.

Segundo Antunes, os participantes têm demonstrado cada vez mais interesse nas aulas, e já estão aprendendo inclusive a mexer em dispositivos com tela sensível ao toque, como smartphones e tablets. “O mundo digital é uma realidade, e não é porque eles têm algum tipo de deficiência que não poderão participar dele”, analisa.

O projeto faz parte das atividades comunitárias realizadas pela Unesc, por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e promovida pela UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias). Além de Antunes, participam da iniciativa as professoras Ana Claudia Garcia Barbosa e Graziela Fátima Giacomazzo, além das acadêmicas bolsistas Daiara Paes e Keila Mayany Xavier.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de julho de 2015 às 21:32
Compartilhar Comente