Diretoria de Extensão

Unesc dá as boas-vindas aos novos estudantes

Unesc dá as boas-vindas aos novos estudantes
Recepção aos Calouros abordou respeito à diversidade (Fotos: Milena Nandi e Mayra Lima) Mais imagens

Na família do calouro Renan Padoin, do curso de Processos Gerenciais, existe uma tradição que passa de geração em geração: Ser Unesc. O aluno contou que cerca de 15 pessoas já passaram pela Universidade. Hoje, chegou o seu dia, junto com diversos outros estudantes ele participou da Recepção aos Calouros.

Renan conta que sempre sentiu vontade de chegar até a Unesc, já que seus familiares sempre falaram da Universidade com muito entusiasmo. “É uma cultura mesmo, que se espalhou pela minha família. Esse é mais um vínculo que temos, do qual hoje, eu também começo a fazer parte”, ressaltou.

Programação variada


Foram dois dias de música, dança, sorrisos e integração entre os novos alunos dos diversos cursos da Instituição. O evento, que teve a temática de Harry Potter, levantou questões importantes como o respeito à diversidade, seja de gênero, cultura, religião, opinião ou orientação sexual.

Durante o encontro, os calouros puderam conhecer melhor a Unesc e as oportunidades que oferece, como participação em projetos de pesquisa e extensão, além das políticas de permanência, com bolsas e estágios.

A acolhida teve a participação da Cia de Dança e do Coral Unesc, do egresso do curso de Educação Física Tiago Duarte, que colocou os calouros para dançar e deu um depoimento sobre a sua trajetória na Unesc e na profissão, de Ohara Gray, identidade doacadêmico de Artes Visuais Kauê Mateus Belettini, que fez a performance “Não Recomendado”, que aborda o preconceito por orientação sexual e identidade de gênero, além de ouvir a aluna de Psicologia Daniela Cardoso de Oliveira, que é deficiente visual e falou sobre o respeito à diversidade que ela encontrou na Instituição.

Os participantes ainda receberam prêmios como aulas no Instituto de Idiomas Unesc, na Oficina de Dança Flamenca e de Teatro, na academia, de hidroginástica e camisa do Tigre, sorteados durante o encontro. Além das atividades, os novos alunos ainda aproveitaram para se deliciar com os food trucks e registrarem o momento no estande de Harry Potter.

Universidade de todos

A reitora Luciane Ceretta desejou boas-vindas aos calouros e chamou a atenção para o fato de que na Unesc os estudantes recebem, além de ótima formação acadêmica, uma formação humana que faz com que o profissional com a marca Unesc seja diferenciado no mercado de trabalho e faça a diferença na sociedade. Ela reforçou ainda o respeito à diversidade e diálogo entre opiniões diferentes que deve haver no campus. “É preciso transformar, recriar e reinventar, com ética e excelência. Hoje, 98% dos nossos cursos de graduação têm nota 4 ou 5 – de um máximo de 5 – no MEC (Ministério da Educação). Somos a sexta melhor Universidade não estatal do país em pesquisa e ainda ganhamos destaque no empreendedorismo. E tudo o que fazemos é para proporcionar a vocês uma Instituição de excelência e oportunidades”, destacou.

O vice-reitor, Daniel Preve, destacou as diferenças que uma Universidade Comunitária como a Unesc traz para a formação e para a vida das pessoas, além de abordar a importância dada pela Reitoria em realizar encontros com os acadêmicos, como na Recepção. “Aqui cada um será desafiado a fazer escolhas, que complementem a formação acadêmica. Vivam e aproveitem cada momento”.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Marcos Machado, conversou com os calouros e falou sobre o que o Diretório oferece. “Vocês chegaram aqui, então agarrem as oportunidades de crescimento e não deixe que ninguém tire elas de vocês”.

Também compartilharam o momento especial com os calouros nestes dias de Recepção a pró-reitora de Ensino de Graduação Indianara Becker; o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oscar Montedo; o pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris; o Procurador Jurídico João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) Mira Dagostin; o diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) Marcelo Feldhaus; o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande; a coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), Janaína Vitório; o coordenador do Instituto de Idiomas Unesc, Richarles Carvalho,a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade Camila Casagrande Preve e o presidente do Centro Acadêmico de Direito Marcos Meller.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de agosto de 2017 às 20:46
Compartilhar Comente

Você está na Unesc!

Você está na Unesc!
Recepção contou com a temática de Harry Potter e encantou os alunos (Fotos: Milena Nandi e Leonardo Ferreira) Mais imagens

A  semana começou com o embarque dos novos alunos no Expresso Unesc. Nesta segunda-feira (21/8), os estudantes vivenciaram uma experiência única na Recepção aos Calouros do segundo semestre. Com muita música, dança, sorrisos e uma temática de Harry Potter, os novos alunos foram recebidos em um encontro especial. Eles foram acolhidos no Auditório Ruy Hülse na parte da manhã e da noite e puderam saber mais sobre a Universidade e receberem as boas vindas da Reitoria. “Sejam bem-vindos a Unesc! Muitos ainda não sabem, mas começamos juntos esta caminhada. Temos responsabilidades em nossas escolhas, de ter respeito e de fazer a diferença dentro desta Universidade de referência”, afirmou a reitora Luciane Ceretta.

Ela ainda chamou a atenção para o fato de que na Universidade, além de aprimorar conhecimentos, são formados cidadãos com responsabilidade de fazer a diferença nos espaços em que estão inseridos. Ela reforçou ainda o posicionamento institucional de respeito à diversidade e diálogo entre opiniões diferentes. “É preciso transformar, recriar e reinventar, com ética e excelência. Hoje, 98% dos nossos cursos de graduação são destaques no MEC (Ministério da Educação). Somos a sexta melhor Universidade não estatal do país e ainda ganhamos destaque no empreendedorismo. É para lhes proporcionar estes diferenciais que trabalhamos todos os dias”, destacou.

Sorrisos


Em um evento especial preparado com uma estrutura voltada aos alunos, os calouros da Unesc ainda se divertiram com as danças da Cia de Dança Unesc e do egresso do curso de Educação Física Tiago Duarte; prestigiaram a performance artística “Não Recomendado” de Ohara Gray, realizada pelo acadêmico de Artes Visuais, Kauê Mateus Belettini, que buscou quebrar preconceitos, e receberam prêmios como aulas no Instituto de Idiomas Unesc, na Oficina de Dança Flamenca e de Teatro, na academia, de hidroginástica e camisa do Tigre, sorteados durante o encontro.

Além das atividades, os novos alunos ainda aproveitaram para se deliciarem com os food trucks e registrarem o momento no estande de Harry Potter. “Foram preparadas atividades especiais para o dia de hoje, mas sem deixar de lado as oportunidades na pesquisa, na extensão e no ensino de excelência que se obtém na Unesc. Aqui cada um será desafiado a fazer escolhas, que complementem a formação acadêmica, vivam e aproveitem cada momento”, ressaltou o vice-reitor, Daniel Preve.

Durante o evento, a acadêmica do curso de Psicologia, Daniela Cardoso de Oliveira, que é deficiente visual, falou sobre o respeito à diversidade que ela encontrou na Instituição. “A Unesc tem se comprometido em unir todos e todas e respeitar a diversidade. É um espaço de acolhimento e respeito”, comentou.

Também compartilharam o momento o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Marcos Machado; o presidente do Centro Acadêmico de Direito Marcos Meller; a pró-reitora de Ensino de Graduação Indianara Becker; o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oscar Montedo; o pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris; o Procurador Jurídico João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) Mira Dagostin; o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande; a coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), Janaína Vitório; o coordenador do Instituto de Idiomas Unesc, Richarles Carvalho e a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig.

A Recepção aos Calouros continua nesta terça-feira (22/8) com eventos às 14 horas e às 19 horas no Auditório Ruy Hülse.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Nandi e Leonardo Ferreira 21 de agosto de 2017 às 15:06
Compartilhar Comente

Bem-vindos calouros!

Bem-vindos calouros!
Unesc recepcionou os novos estudantes durante dois dias (Fotos: Secom) Mais imagens

Foram dois dias de música, dança, risadas, encontros e descobertas. A Recepção aos Calouros reuniu 1,8 mil pessoas que escolheram iniciar uma nova etapa de sua vida na Unesc. Os novos estudantes receberam as boas-vindas da Reitoria e conheceram melhor o que a Instituição oferece para o crescimento profissional e pessoal de seus alunos, com oportunidades de intercâmbio, participação em projetos de pesquisa e comunitários, além da oportunidade de mostrar e aprimorar o talento artístico de cada um.

Na noite desta quarta-feira (15/3) e na manhã, tarde e noite desta quinta-feira (16/3), alunos de 45 cursos puderam confraternizar entre suas turmas e conhecer colegas de outros cursos, registrar o momento na cabine digital, saber sobre serviços oferecidos e receber as boas-vindas do reitor Gildo Volpato e das pró-reitoras de Ensino de Educação, Maria Aparecida Mello; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

Após prestigiar apresentações do Musical, Coral e Cia de Dança Unesc e participar de uma dinâmica com o egresso do curso de Educação Física, Tiago Duarte, nestes dois dias, os alunos tiveram as boas-vindas da Reitoria e deram depoimentos sobre a opção pela Unesc e pelo seu curso.

O calouro Renam Padoin, contou que escolheu Gestão em Processos Gerenciais por gostar de lidar com pessoas e por contemplar também sua área de atuação, vendas. “Muitas pessoas da minha família estudaram na Unesc e pude ver o quanto a Universidade abre oportunidades”, afirmou. Já Luiz Felipe Quadros, da oitava fase de Psicologia, contou aos novos acadêmicos como é fazer intercâmbio. “Fui classificado no Programa de Bolsas Santander e escolhi ir para Santiago de Compostela. Era um sonho fazer intercâmbio e lá tive oportunidade de cursar disciplinas diferentes, conhecer pessoas e culturas diversas. Recomendo intercâmbio para todos os alunos”.

O reitor Gildo Volpato agradeceu aos calouros pela confiança na Unesc. “Nós somos responsáveis pelas nossas escolhas. E chega lá quem se dedica e planeja. Desejos sucesso na vida acadêmica e que vocês sejam profissionais que façam a diferença na sociedade", afirmou o reitor.

Os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, Daniel Preve; de Ciências da Saúde, Indianara Becker; das Ciências, Engenharias e Tecnologias, Evanio Ramos Nicoleit, e de Humanidades, Ciências e Educação, Angela Back, e o presidente do DCE, Marcos Machado, também falaram aos estudantes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de março de 2017 às 22:37
Compartilhar Comente

Sejam bem-vindos à Unesc!

Sejam bem-vindos à Unesc!
Recepção aos calouros ocorreu nesta segunda e terça (Foto: Mayra Lima e Milena Nandi) Mais imagens

Estar na Unesc como estudante é uma vitória que Gabriel Marcelo Luiz, de Criciúma, dedica a sua mãe. O calouro de Psicologia conhecia o campus de eventualmente acompanhar a sua mãe, que trabalhou por seis anos em uma cantina, até a Universidade. “Desde que trabalhou aqui minha mãe é apaixonada pela Unesc. Ela sempre teve o sonho dos filhos estudarem aqui, mas não teve condições financeiras para nenhum dos três. Agora eu estou aqui e ela está muito feliz”, relatou o estudante durante a Recepção aos Calouros, comentando que já vai participar de processo seletivo de bolsa de estudo, para ajudar a tornar o sonho da família realidade.

Os novos estudantes contaram suas histórias, conheceram melhor as possibilidades que a Unesc oferece e se divertiram durante a Recepção aos Calouros, realizada pela Reitoria nesta segunda e terça-feira (15 e 16/8). Gabriel participou do evento desta terça-feira, que reuniu no período da tarde e da noite, calouros dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Geografia, Letras, Matemática, Medicina, Pedagogia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Direito, Administração e Comércio Exterior.

“Vocês ingressaram em um ciclo de transformação desde que escolheram o curso e a Universidade. E essa transformação não vai parar. Você entraram aqui estudantes e em alguns anos sairão profissionais que irão desempenhar papeis e colaborar com a sociedade”, afirmou o reitor Gildo Volpato, desejando sucesso aos calouros. A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, convidou os estudantes a participarem do Trote Solidário, organizado pela Unesc e pelo DCE e falou sobre os serviços que a Universidade disponibiliza para apoiar os estudantes. Já a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, falou sobre a infraestrutura que a Universidade disponibiliza.

Durante a recepção, os acadêmicos participaram de uma dinâmica com o egresso do curso de Educação Física, Amilton Martins Júnior, assistiram a uma apresentação do Coral Unesc, fizeram fotos na cabine digital e ganharam pipoca.

Também deram as boas-vindas aos calouros os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit, e SAU (Ciências Sociais Aplicadas), Indianara Becker; a diretora de Extensão da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Ana Lúcia Cardoso; o diretor de Ensino da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Thiago Fabris e o presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de agosto de 2016 às 22:36
Compartilhar Comente