Diretoria de Extensão

Semana da Consciência Negra abre com debate sobre “Raça, Gênero e Classe”

Semana da Consciência Negra abre com debate sobre “Raça, Gênero e Classe”
Hertz da Conceição Dias, do Maranhão, foi o palestrante da noite (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

“O setor mais organizado e que está na vanguarda da luta contra o racismo em nosso país são as mulheres negras”. A afirmação é do professor de História e fundador do Gíria Vermelha um dos grupos de rap que fazem parte do movimento Hip Hop organizado do Maranhão “Quilombo Urbano”, Hertz da Conceição Dias. Ele esteve na Unesc na noite desta quarta-feira (16/11) para a abertura da 4º Semana da Consciência Negra da Universidade, realizada em parceria com movimentos sociais da região. O evento ocorre até 22 de novembro, com atividades no campus universitário e no Parque das Nações que abordam temas como raça, gênero, classe e empoderamento feminino, além de feira de empreendedorismo e atividades culturais.

Segundo Dias, que comandou uma mesa-redonda “Raça, Gênero e Classe”, mediada pela representante do Coletivo Chega de Racismo, Cintia dos Santos, as mulheres negras estavam ao lado dos homens no trabalho, nas comunidades quilombolas e dentro da organização da sociedade, sempre foram as mais marginalizadas. “Ao contrário do que é passado, elas estavam no eito junto dos homens e sempre estiveram em uma condição ainda pior. E por uma questão objetiva, se organizaram para lutar contra o preconceito. Começou na escravidão e continua hoje. As mães da favela que têm seus filhos ou companheiros mortos e lutam por justiça. As mulheres que se unem contra as formas de preconceito. Há sempre uma delas como símbolo de lutas importantes”, comentou.

O palestrante, que é mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão, afirmou ainda que a luta dos movimentos negros contra o racismo começou a passar por uma reorganização a partir de 2010, quando as pessoas puderam se autodeclarar negras. “Quando você se identifica como negro, fica mais fácil se sentir parte e fazer algo para mudar a situação”.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, a Universidade não pode ficar à margem das questões que são importantes para a sociedade. “Estamos imersos em um cenário que não é positivo, é difícil e assustador em diversos momentos no que diz respeito ao preconceito de um modo geral. E nós precisamos trazer esse debate para dentro da Universidade, pois é missão dela não formar somente técnicos, mas cidadãos. Pessoas que vão fazer a diferença e ajudar a construir uma sociedade melhor”.

A abertura da Semana teve também a participação da coordenadora do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Minorias) da Unesc, Janaína Vitório, da coordenadora do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), Priscila Cardoso e do representante da Anarquistas Contra o Racismo, Ivan Ribeiro.

Durante a abertura do evento também foi lançado o site do NEAB (clique aqui).

Programação


A Semana da Consciência Negra segue com um sarau de poesia no hall dos blocos XXI da Unesc, nesta quinta-feira (17/11), no período noturno. Já no sábado (19/11), a partir das 14 horas, ocorre no Parque das Nações de Criciúma a 1ª Feira AfroEM – Feira de Afroempreendedores Sul Catarinense, o Picnic Afro Coletivo e as rodas de Samba, Capoeira, B.Boy e de Danças Urbanas.

No dia 21, às 19 horas, na sede da Aprofucri, no campus da Unesc, ocorre um show e diálogo com “Cores de Aidê” (AfroReggae) sobre empoderamento feminino negro, com a professora doutora da Unesc e do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), Fernanda Lima. O evento encerra no dia 22, às 19 horas na sede da Aprofucri, com uma palestra com a coordenadora da Área Técnica da Saúde da População Negra na Secretaria de Saúde de Porto Alegre, enfermeira Eliana Oliveira Soares.

A Semana da Consciência Negra da Unesc é uma realização das pró-reitorias de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, organizada pelo DIDH e NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Minorias) da Unesc.

A iniciativa conta com a parceria do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e Setor de Arte e Cultura da Universidade, Coletivo Chega de Racismo, Anarquistas Contra o Racismo, curso de História e Núcleo de pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania da Unesc. Tem ainda o apoio das UNAs (Unidades Acadêmicas) SAU (Ciências da Saúde), CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), CSA (Ciências Sociais Aplicadas) e HCE (Humanidades, Ciências e Educação).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de novembro de 2016 às 21:53
Compartilhar Comente

A equipe por trás da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia

A equipe por trás da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia
Comissão organizadora foi formada por professores e alunos (Fotos: Ápice Comunicação) Mais imagens

A 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc encerrou nesta sexta-feira (23/10). O evento de cinco dias foi planejado por uma comissão organizadora, direcionada pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Propex), Luciane Ceretta. “A organização da Semana desse ano foi totalmente realizada pelos mestrandos, doutorandos, residentes e alunos de iniciação científica da Unesc. Os mesmos demostraram dedicação, empenho, ética e responsabilidade”, afirmou a pró-reitora.

Para a aluna do PPGCS (Programa de Pós-Graduação de Ciências da Saúde), Daniela Dimer Leffa, participar da comissão organizadora foi uma oportunidade única. “Aqui pudemos conhecer mais sobre a Unesc e potencializamos a nossa capacidade de organizar eventos”, comenta Daniela. “O interessante disso tudo é poder conhecer mais as pessoas. Foi uma experiência que valeu muito a pena”, conta Milena Carvalho Silva, que ficou responsável pelo site do evento.

Integrante da comissão de Logística, Roger Bittencourt Voula teve uma tarefa que exigiu planejamento. “Recrutar monitores instruí-los, convidar palestrantes, arrumar salas, entre outras atividades fizeram parte do nosso dia a dia. Com certeza, se houver outra oportunidade eu participarei”, afirma o jovem.

O assessor de Pesquisa e Pós-Graduação da Propex, Adriano Bernardin, afirma que o evento só ocorreu porque a comissão organizadora fez acontecer. “Por ser uma semana de ciência, tecnologia, ensino, pesquisa e extensão, o evento ficou nas mãos destes profissionais que cuidaram de tudo com maestria”, parabeniza.

Conforme a assessora Acadêmica da Propex, Gisele Coelho Lopes, os estudantes mostraram o que o campus tem de melhor. “A comissão fez um trabalho de excelência junto com os monitores e outros profissionais que se colocaram à disposição do maior evento institucional da Unesc”, acrescenta.

As professoras e coordenadoras gerais, Samira Valvassori e Kelly Gianezini, ficaram responsáveis pela equipe que formou a comissão. Kelly agradeceu as quatro UNAs (Unidades Acadêmicas), com seus PPGs, junto com a colaboração intensa dos mestrandos e doutorandos. “Gerenciar uma equipe com mais de 50 pessoas foi um desafio grande, mas enriquecedor”.

“A Propex reconhece o excelente trabalho realizado e parabeniza cada um. Esta experiência certamente também foi importante para a equipe, conferindo aos mesmos a possibilidade de aprendizado e organização”, pontua Luciane.

*Com colaboração da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de outubro de 2015 às 20:13
Compartilhar Comente

Integralidade da Atenção e do Cuidado em Saúde é tema de roda de conversa

Integralidade da Atenção e do Cuidado em Saúde é tema de roda de conversa
Encontro foi promovido pelo PPGScol (Foto: Lorraine Amorim) Mais imagens

Os alunos do PPGScol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva Mestrado em Saúde Coletiva), da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e dos cursos da saúde, estiveram reunidos nesta sexta-feira (12/6) para uma roda de conversa sobre Integralidade da Atenção e do Cuidado em Saúde.

O encontro foi conduzido pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Bisognin Ceretta, e pela professora doutora Fabiane Ferraz,  com interlocuções e questionamentos sobre o assunto.

Fonte: Secom

Por: Mayra Antonio De Lima 12 de junho de 2015 às 16:53
Compartilhar Comente

Congresso promove discussões plurais sobre a saúde do trabalhador

Congresso promove discussões plurais sobre a saúde do trabalhador
Willians Longen, presidente do evento, foi o primeiro palestrante (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

A saúde do trabalhador está em pauta na Unesc nesta quarta-feira (20/5). Alunos, professores, representantes de sindicatos, do Ministério Público do Trabalho e profissionais das áreas da Saúde e do Direito estão participando do 1º Congresso Sul Catarinense de Saúde do Trabalhador. O evento, que iniciou pela manhã no Auditório Ruy Hülse, propõe discussões de temas como inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, ergonomia, terceirização e problemas psicológicos em decorrência do clima organizacional.

Abertura

O presidente do Congresso e professor do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc), Willians Logen, destacou que o trabalhador vive um momento de várias interrogações e discutir a sua saúde é essencial, principalmente com um público tão plural no evento. Presente na abertura do Congresso, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, destacou a importância de discutir e sempre pautar a saúde do trabalhador. “O evento hoje vai além de discussões técnicas. Ele vai proporcionar reflexões profundas sobre a saúde do trabalhador”, comentou Luciane.

O Congresso é promovido pela Linha de Pesquisa Promoção da Saúde do PPGSCol e pela UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), com o apoio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). Também participaram da abertura os professores do PPGSCol Ingrid Dalira Schweigert Perry e Joni Márcio de Farias; a diretora da UNA SAU, Indianara Becker, e a coordenadora de Extensão da UNA SAU, Magada Tessman Schwalm.

Confira mais informações

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 20 de maio de 2015 às 11:32
Compartilhar Comente

Lideranças da pós-graduação brasileira começam a chegar à Unesc

Lideranças da pós-graduação brasileira começam a chegar à Unesc
Maiores autoridades do Brasil estarão em Criciúma (Foto: Arquivo) Mais imagens

A partir de segunda-feira (17/11), a Unesc recebe mais de 250 pesquisadores e lideranças da pós-graduação brasileira para debater os desafios da área para a próxima década. Ao longo de três dias eles vão participar do 8º Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde. O evento inicia às 18h30, no Auditório Ruy Hülse.

A maior liderança brasileira da área fará a conferência de abertura. O presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Almeida Guimarães, vai falar sobre “Os desafios da Pós-Graduação Brasileira para a Próxima Década”, com enfoque na internacionalização. A abertura também terá a participação do reitor da Unesc, Gildo Volpato, compartilhando com os presentes “O Modelo de Universidade Comunitária e a Pesquisa”.

Espaço de discussões

Além de conferências, capacitações e mesas-redondas, a Unesc vai receber reuniões com coordenadores de diferentes áreas da Capes, transformando Criciúma no centro nacional de discussão sobre o futuro da pós-graduação brasileira.

O evento é organizado pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), com o apoio da Propex (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão) da Unesc.

Reconhecimento nacional

O Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde da Unesc é reconhecido nacionalmente. O PPGCS está em uma seleta lista de PPGs com nota 6, (o máximo é 7). Apenas sete programas possuem conceito 6, sendo seis de universidades estaduais ou federais e apenas a Unesc como Universidade Comunitária. A Unesc é a única instituição de Santa Catarina, além da UFSC, que tem um programa conceito 6.

Confira a programação completa

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 14 de novembro de 2014 às 16:58
Compartilhar Comente