Diretoria de Extensão

Unesc recebe lideranças regionais na unidade Araranguá

Unesc recebe lideranças regionais na unidade Araranguá
Encontrou foi realizado para apresentação do espaço que a Universidade disponibiliza na cidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A nova unidade da Unesc em Araranguá recebeu visitantes na tarde desta segunda-feira (30/9). Lideranças da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) estiveram na ampla estrutura da Universidade para conhecer as novas instalações da Instituição e acompanhar de perto os detalhes do projeto que chega com força total na região. Além de autoridades locais e representantes de lideranças, a tarde também contou com a presença de coordenadores de curso e professores da Universidade, prestigiando o encontro.

Ao dar as boas-vindas às lideranças, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu o empenho de cada um dos envolvidos para que o projeto da Universidade tenha se concretizado e tomado proporções maiores em um curto período de tempo. O motivo da expansão da presença da Unesc na Amesc, conforme a reitora, foi o sentimento de necessidade de uma presença ainda mais forte na região, a calorosa recepção já recebida e a parceria de sucesso com a Weber Empreendimentos. “Estamos dispostos, engajados, motivados e cheios de expectativas para esse momento. Sentimos que esse é o tempo de vir para cá, nos aproximar desses 15 municípios, e fazer desse território um grande diferencial. A Universidade tem o poder de transformar o conhecimento em inovação e é para isso que estamos aqui. Não chegamos para ser só mais um. Com a nossa prática colaborativa, com parcerias, queremos fazer a diferença”, pontuou Luciane.

Responsável por apresentar as possibilidades oferecidas pela Unesc em Araranguá, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, destacou os cursos que já estão com matrículas abertas, sendo nas modalidades presencial, a distância e híbrida. “Chegamos já com uma proposta diferenciada, com foco nas experiências vividas pelos acadêmicos. Nos cursos a distância e híbridos também incluímos encontros presenciais que trabalham com questões regionais e com problemas locais. Um exemplo das novidades propostas é a própria estrutura, que já se mostra diferente do tradicional. Essa unidade vai prototipar abordagens diferentes, trazendo cursos com experiências inovadoras”, explicou.

A Unesc Araranguá já conta com a oferta de 38 cursos de graduação, sendo 28 na modalidade de Educação a distância, cinco híbridos (com aulas virtuais e na unidade) e cinco presenciais. Além destes, a Universidade oferece opções em pós-graduação, extensão e Escola de Idiomas. Projetos como a Casa da Cidadania, o Núcleo de Empreendedorismo e o Museu de Zoologia também são oferecidos na Unidade.

No encontro da tarde desta segunda-feira as lideranças presentes puderam ainda conhecer e ouvir as palavras de acolhida do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris, e o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo, dupla que fará a gestão da unidade Araranguá.

Autoridades engajadas

Entre as lideranças presentes no evento estiveram o deputado estadual José Milton Scheffer, o prefeito de Ermo, Aldoir Cadorin e o prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco.

Para Cadorin, o posicionamento da reitoria da Unesc foi assertivo no que diz respeito ao momento ideal para a aproximação da Universidade com a região. “Esse é o momento certo para essa vinda. Vai preencher uma lacuna com uma entidade realmente responsável e preocupada com as causas da região. Uma Instituição competente, que acompanhamos e apostamos”, salientou.

Conforme Mariano Mazzuco, o encontro foi mais uma oportunidade de celebrar a ampliação do projeto da Unesc. “Temos muito a agradecer. Esse projeto vai criar oportunidade aos nossos jovens e ainda a possibilidade de fazermos a região ainda mais qualificada, atenta para o empreendedorismo. Se estamos juntos nessa ideia é porque a Universidade merece muito o nosso apoio”, pontuou o prefeito.

A chegada da Unesc com ainda mais força em Araranguá, conforme José Milton, já foi comemorada logo nas primeiras informações sobre o assunto. “Quando veio a notícia da chegada da Unesc aqui nós sentimos a realização daquilo que nós sonhamos para Araranguá em termos de desenvolvimento, que fosse uma cidade universitária. Essa é uma excelente novidade, nós precisamos disso. Chegou a hora”, completou o deputado.

Mais informações sobre as possibilidades oferecidas pela Unesc em Araranguá podem ser obtidas diretamente na sede na cidade, no telefone (48) 3527-0130 ou no www.unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de setembro de 2019 às 20:00
Compartilhar Comente

Projeto Navegar: portas abertas para novas oportunidades

Projeto Navegar: portas abertas para novas oportunidades
Curso oferecido de forma gratuita prepara alunos para o Enem (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Jovens engajados na missão de “mudar o mundo”: assim podem ser descritos os voluntários que se uniram para a criação do projeto Navegar, um curso pré-vestibular gratuito, destinado a jovens e adultos de baixa renda. Após uma seleção, a turma para o segundo semestre de 2019 está montada e com aulas em pleno ritmo para bons resultados nas provas de fim de ano. As aulas, realizadas diariamente no período noturno em espaço disponibilizado pela Unesc, abrangem disciplinas como história, geografia, matemática, física, química, biologia, português, redação, sociologia, filosofia, inglês e espanhol. Em uma corrente de boa vontade, esforço e solidariedade a expectativa de que sonhos possam se tornar reais a partir da iniciativa.

Na vida das adolescentes Daniele Mattei Felisbino e Sara Ramos Ferraz, de Nova Veneza, o projeto já está fazendo transformações. Empolgadas com a possibilidade, as duas se inscreveram na seleção para o cursinho, foram selecionados e ajustaram suas rotinas para estarem na Unesc todos os dias em busca de mais aprendizado. Daniele conheceu a iniciativa por meio do pai e recebeu todo o incentivo para participar. “Ele leu sobre isso no jornal e logo me deu a ideia de tentar uma vaga já que estou no Terceirão e meu objetivo é entrar na universidade no próximo ano”, comentou.

Para Sara, que viu a divulgação do Navegar nas redes sociais, a proposta parecia ainda distante da sua realidade. “Apesar de ter visto que era gratuito e ter me inscrito na animação do momento, depois acabei perdendo um pouco a esperança pois lembrei que seria difícil o deslocamento até Criciúma. Uns dias depois, conversando com a Daniele, soube que um ônibus sai de Nova Veneza e vai para a Unesc e que poderíamos usufruir também desse transporte. Aí sim vi que seria possível para mim”, lembrou a aluna.

Conforme as alunas, as aulas já têm sido valiosas para as suas preparações para as provas. “Com certeza esse aprendizado vai nos ajudar muito no Enem e no vestibular. Além de ser um diferencial para essas provas, o conteúdo que aprendemos aqui é um incentivo para estudarmos com mais empolgação na escola também”, destacou Daniele. As horas a mais em sala de aula, para Sara, estão longe de ser um sacrifício. “É uma animação. Não pensamos no cursinho como uma obrigação ruim. Pensamos com empolgação de que ainda teremos essa aula no dia”, completou.

Mudança de vida

Maria Madalena Nascimento Guerra, já conhecida no cursinho como Madá, tem 52 anos e atualmente trabalha com serviços gerais. Natural de Salvador, Maria chegou a Criciúma com seus três filhos há cinco anos e agora investe seu tempo pela primeira vez nos estudos. Conforme a aluna dedicada, o cursinho Navegar foi uma oportunidade que chegou na hora certa. “Eu pensava em entrar para a faculdade, mas saí do Ensino Médio há 27 anos. Fazia tempo que não estudava então seria difícil conseguir uma vaga na Universidade. Cheguei ao Navegar por meio da indicação de uma amiga, me inscrevi e hoje estou amando viver essa experiência”, comentou.

Seu objetivo a partir de agora é se dedicar no aprendizado das disciplinas ofertadas e garantir uma bolsa de estudos na Unesc. Conforme ela, além de se sentir privilegiada em conseguir esse estudo de forma gratuita, conhecer de perto o projeto encheu seu coração de esperança. “Ver essas crianças preocupadas em ajudar o próximo, dedicando seu tempo a ensinar de forma voluntária, é lindo demais. Eles estão preocupados com o futuro e fazendo a diferenças nas nossas vidas. Assim vejo que o ser humano pode ter salvação”, destacou Madá.

União de esforços

Responsável por iniciar e comandar o projeto, o acadêmico do curso de Direito da Unesc, Alex da Rosa, conseguiu grandes aliados para colocar em prática a sua ideia. A proposta, conforme ele, foi feita por meio de uma rede social e, a partir daí, pessoas com os mesmos ideais começaram a se juntar a ele para ver tudo funcionar na vida real. “Começamos com um cursinho intensivo de 40 dias para o vestibular de inverno. Agora, já com essa experiência, nosso foco é voltado ao Enem. Tudo sempre foi e é feio na base do amor, com ajuda de algumas pessoas da forma que podem”, salientou.

O interesse do público em geral conforme Alex, é bastante significativo. “Isso nos deixa felizes, mas também tristes por termos a capacidade de oferecer apenas 50 vagas atualmente, mas assim seguimos. As aulas vão até novembro, sempre das 18h45 até às 22h, de segunda a sexta, contando agora com mais professores. As matérias serão também dividias em frentes, com professores específicos e com voluntários de apoio”, explicou.

O projeto é realizado 100% de forma voluntária e conta com uma arrecadação online de valores para colaboração em materiais e impressões de conteúdos ou exercícios. Os interessados em colaborar podem acessar o site www.vakinha.com.br/vaquinha/cursinho-navegar-educacao-comunitaria.

Unesc é parceira

No fim do mês de julho a Unesc firmou o compromisso com a coordenação do projeto Navegar cedendo o espaço físico para as aulas diárias. A possibilidade de contribuir com um trabalho de tamanha grandeza e carinho por meio dos voluntários envolvidos, conforme a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, é uma honra para a Universidade. “Com todo o carinho disponibilizamos o espaço para que esses alunos possam se qualificar. O grupo de gestores e professores do projeto fazem um trabalho maravilhoso e com muita dedicação. Tenho certeza de que continuarão fazendo a diferença na vida dos alunos que participarem. Ações como essa são inspiradoras”, destacou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 12 de setembro de 2019 às 16:43
Compartilhar Comente

Representantes da Unesc iniciam contatos no Vale do Silício

Representantes da Unesc iniciam contatos no Vale do Silício
Pró-Reitor Thiago Fabris e diretor Oscar Montedo participam de Missão Técnica na Califórnia (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A segunda-feira (9/9) já foi de intensa movimentação dos representantes da Unesc na Missão Técnica Vale do Silício do Senac/SC. Em nome da Universidade o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, e o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo, integram a comitiva de Santa Catarina na Califórnia, onde prometem buscar contatos e experiências positivas na cultura do Vale do Silício.

Ao longo do primeiro dia de atividades, Fabris pôde participar de um encontro com a direção dos serviços comerciais na Embaixada Americana. Conforme o pró-reitor, a ideia é entender como funciona todo o ecossistema de inovação, em especial a lógica do tripé entre o papel da Universidade, do poder público e dos empresários. “Tivemos a oportunidade de ouvir sobre os desafios de São Francisco, que se tornou essa referência mundial especialmente em alta tecnologia. O foco é ver de perto para levar essas ideias para desenvolver a região como um todo. No nosso caso, mais especialmente para que a Unesc possa disseminar isso na região”, destacou.

Ainda neste primeiro dia, o pró-reitor participou de um encontro na embaixada brasileira em São Francisco. “Nesse encontro o embaixador nos contou o que é São Francisco e qual a importância do Vale do Silício nessa a velocidade na qual o mundo vem se transformando, além de destacar a importância do papel da universidade”, comentou. Na embaixada Thiago fez ainda contatos com o departamento que trabalha com convênios entre universidades.

Já o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, esteve em encontro no Departamento de Comércio dos Estados Unidos. De acordo com Oscar, na reunião o diretor Douglas Wallace, do Centro de Assistência a Exportação dos EUA, explicou qual o trabalho no Departamento e de que forma eles estão inseridos no ambiente de inovação da cidade. “Falou ainda como as empresas pensam e o porque elas querem tanto estar aqui. Uma série de coisas muito interessantes que iremos levar para a Universidade”, salientou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de setembro de 2019 às 00:29
Compartilhar Comente

Turma de pós-graduação em Fisioterapia Traumato Ortopédica é iniciada na Unesc

Turma de pós-graduação em Fisioterapia Traumato Ortopédica é iniciada na Unesc
Inscrições para o curso seguem abertas até o dia 14 de setembro (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Já foi dada a largada para turma de pós-graduação em Fisioterapia Traumato Ortopédica na Unesc. As atividades do curso foram iniciadas na última sexta-feira (30/8), com aula ministrada com pelo professor Fabrício Vicenzi, na disciplina de Anatomia. As inscrições para ingresso na turma seguem abertas até o dia 14 de setembro, data do próximo encontro do grupo.

A pós-graduação em Fisioterapia Traumato Ortopédica da Unesc conta com carga horária total de 363 horas, dividas em 18 meses de aulas. Os encontros são realizados quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, das 19h às 22h, e sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Entre os objetivos do curso, voltado a profissionais da área de Fisioterapia, está o aprimoramento das competências e habilidades dos profissionais fisioterapeutas à realização da avaliação cinesiológica-funcional, diagnóstico fisioterapêutico, prognostico, eleição e emprego dos tratamentos fisioterapêuticos ideais às diversas alterações ortopédicas, traumatológicas e relacionadas à prática esportiva.

Mais informações sobre a especialização podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2626 ou pelo e-mail pos@unesc.net.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de setembro de 2019 às 21:46
Compartilhar Comente

Unesc participa da Expo Clube de Mães

Unesc participa da Expo Clube de Mães
Evento foi realizado por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, participou, na sexta-feira e no sábado (30 e 31/8), da Expo Clube de Mães. O evento ocorreu em Turvo e reuniu extensionistas e acadêmicos em diversas atividades oferecidas pela Universidade. Além disso, um estande com informações da Unesc estava disponível para sanar dúvidas da população.

Os cursos de Artes, Teatro e Nutrição participaram da iniciativa. Entre as atividades realizadas estiveram oficinas de Crochê, Aquarela, Fita Moebius e Orientações Nutricionais. Os extensionistas também realizaram o projeto Quinta do Chá, uma troca de saberes sobre Plantas Medicinais na Atenção Primária a Saúde.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 02 de setembro de 2019 às 16:47
Compartilhar Comente