Diretoria de Extensão

Últimos dias para se inscrever na Feira da Inovação

Últimos dias para se inscrever na Feira da Inovação
As exposições ocorrem durante a Semana de Ciência e Tecnologia (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma das funções do meio acadêmico é, além de produzir, evidenciar novos conhecimentos que visam beneficiar segmentos da sociedade. Na Unesc, este papel da se destaca na Feira de Inovação. A edição deste ano, que será realizada durante a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia (16 a 20 de outubro), está com inscrições abertas para propostas de trabalho até segunda-feira (25/9).

A Feira contempla soluções inovadoras no campo da ciência e da tecnologia desenvolvidas pelo público em geral. Além de uma oportunidade para o público conhecer as novidades, o evento também proporciona a troca de experiências e informações entre os participantes.

Tendo em vista as edições dos últimos anos, a exposição conta, por exemplo, com novidades ou melhoramentos em dispositivos, processos ou métodos de fabricação, práticas pedagógicas, metodologias para o cuidado da saúde, processos organizacionais, entre outras inovações.

De acordo com a professora Cristiane Dias, uma das organizadoras da Feira da Inovação da Unesc, há categorias diferentes para que toda a comunidade possa participar. “A oportunidade de validar uma inovação dentro do ambiente acadêmico é ímpar. Estamos, por exemplo, com ampla divulgação em todas as escolas públicas e privadas, atraindo ideias dos jovens do Ensino Médio. Acredito que teremos trabalhos excelentes”, comenta.

A inscrição deve ser feita no link até segunda-feira (25/9). A divulgação dos trabalhos selecionados será entre 26 de setembro a 6 de outubro. Local e cronograma de exposição serão divulgados a partir do dia 11 de outubro. 

*Com informações do jornalista Tadeu Spillere da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 20 de setembro de 2017 às 20:25
Compartilhar Comente

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe
Universidade é representada por docentes e funcionários (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade participa até esta terça-feira (19/9), do 6º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe – Fiepe, que ocorre no campus da Furb, em Blumenau. O evento receberá as instituições vinculadas ao Sistema Acafe como forma de integrar estudantes e docentes destas instituições. O Fórum trará palestras com renomados professores brasileiros, além de apresentações orais e de painéis de resultados de projetos de pesquisa e extensão e de atividades de ensino.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, participará da abertura oficial do evento nesta segunda-feira (18/9). A Universidade também está sendo representada por docentes e funcionários, além da Editora Unesc, que expõe seu trabalho em um espaço destinado às editoras das instituições do Sistema Acafe.

O Fórum tem como objetivos: incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão; socializar a produção científica da pesquisa e da extensão das IES participantes; socializar experiências com impacto positivo para a formação dos acadêmicos; estimular o desenvolvimento da cultura de pesquisa e extensão e estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas no processo ensino aprendizagem.

A Unesc participa com a apresentação de 12 trabalhos, três de cada UNA (Unidade Acadêmica):

CET - 1 Oral (Inovação), 1 Pôster (Inovação), 1 Pôster (Pesquisa)
CSA - 1 Oral (Extensão), 1 Pôster (Extensão), 1 Pôster (Ensino)
HCE - 1 Oral (Ensino), 1 Pôster (Pesquisa), 1 Pôster (Inovação)
SAU - 1 Oral (Pesquisa), 1 Pôster (Ensino), 1 Pôster (Extensão)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 15:46
Compartilhar Comente

Reitoria debate proposta de alteração do regimento com coordenadores de curso

Reitoria debate proposta de alteração do regimento com coordenadores de curso
Encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A proposta de alteração do regimento da Unesc foi apresentada pela Reitoria na tarde desta terça-feira (5/9) e debatida com coordenadores dos cursos de graduação e stricto sensu da Universidade. Os principais pontos do documento foram levantados e os participantes tiveram espaço para tirar dúvidas e dar sua contribuição. As sugestões foram anotadas e as contribuições farão parte do texto da proposta que será encaminhada ao Conselho Universitário para apreciação.

O documento apresentado é fruto do trabalho de uma comissão formada por professores da Universidade, presidida pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker. Além dela, outros membros da comissão conversaram com os coordenadores.

Assim que a Reitoria recebeu a proposta da comissão, o documento vou encaminhado para que os coordenadores tivessem conhecimento do texto e fizessem as sugestões que considerassem pertinentes. Segundo a reitora Luciane Ceretta ponderou que o objetivo das alterações é integrar cada vez mais a Unesc. “A participação de vocês é muito importante nesse processo. Queremos construir juntos e precisamos desse olhar de cada um”, afirmou.

O vice-reitor, Daniel Preve, comentou que a ideia é que as alterações no regimento deem agilidade aos processos da Universidadeç fortaleçam a autonomia dos coordenadores de curso e tenham impacto positivo na redução de custos da Instituição.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de setembro de 2017 às 19:27
Compartilhar Comente