Diretoria de Extensão

Escola de Gestores realiza conferência internacional

Escola de Gestores realiza conferência internacional
Evento contou com palestra do professor doutor Luciano Rodrigues Marcelino (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Escola de Gestores da Unesc realizou, na tarde desta terça-feira (28/8), uma conferência internacional com o tema “Gestão Universitária no Contexto das IES Comunitárias”. O encontro, que reuniu gestores dos mais diversos setores da Universidade, foi ministrado pelo professor doutor Luciano Rodrigues Marcelino, no Auditório Edson Rodrigues.

Com o espaço cheio de lideranças interessadas em colocar em prática novos ensinamentos, a palestra levantou informações sobre de que forma experiências realizadas pelo mundo todo podem contribuir com as universidades comunitárias catarinenses.

Entre os assuntos abordados estiveram as principais transformações no processo de ensino aprendizagem no mundo, o papel da pesquisa na perspectiva do impacto, da relevância e da pertinência, a nova perspectiva da extensão universitária e o compromisso com relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

“Fontes de luz”

Conforme Luciano, em tempos de crise em que as universidades são constantemente apontadas como fontes de luz e esperança de mudança pela comunidade, o papel desempenhado pelas instituições precisa ser de promotoras de desenvolvimento. “A universidade deve ser a grande protagonista desse processo. Ela pode fazer isso congregando talentos, conhecimentos, esforços e sinergias em prol do desenvolvimento sustentável, que é a bandeira das Universidades Comunitárias em sua essência”, explicou.

Grandes desafios

Para a coordenadora da Escola de Gestores (Egest), Maria Aparecida da Silva Mello, mais uma vez o setor cumpriu seu papel oferecendo aos gestores da Universidade, coordenadores de curso, adjuntos, membros do Núcleo Docente, gestores de setores, entre outros, uma oportunidade de discutir a função da gestão no contexto da Universidade. “Todos nós sabemos dos desafios que estão postos e o quanto precisamos estar nos capacitando permanentemente para dar conta e trazer bons resultados”, comentou.

Sob o ponto de vista da reitora da Unesc, Luciane Ceretta, reunir tantos gestores para discutir o assunto e compartilhar experiências com um profissional capacitado como o doutor Luciano é uma forma de se preparar para os desafios vividos constantemente em cada um dos setores. “E esse desafio de fazer gestão em uma Universidade como a nossa não é só do corpo que está lá na reitoria e, sim, de todos que fazem a Universidade acontecer nos seus diferentes lugares. Nós não somos o que somos e não seremos aquilo que queremos ainda ser, se não estivermos juntos, fortes refletindo o momento que nos encontramos, os desafios que estão postos e o que podemos fazer para evoluir sempre”, explanou.

De acordo com a reitora, cada um dos convidados para o evento ocupa um espaço importante em seu setor e o faz realmente pela vontade de realizar uma boa gestão. “Justamente por isso precisamos, de fato, discutir, compreender como é que estão as outras instituições, quais são os desafios que o cenário nacional e internacional nos apresenta e por onde podemos andar para novos caminhos. Temos esse desejo e uma equipe engajada para realizar, então a experiência trazida é algo muito significativo e que rende uma bagagem de muito conhecimento”, completou.

Participaram ainda da palestra o vice-reitor Daniel Preve, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Ao longo da tarde o professor doutor Luciano Rodrigues Marcelino conheceu a estrutura da Unesc e visitou o Gabinete da Reitoria.

O palestrante

Marcelino é professor, mentoring e membro do Conselho da Iglu (Instituto de Gestão e Liderança Universitária) da OUI (Organização Universitária Interamericana). Também é pós-doutorando em Modelos de Governança e Estratégias Universitárias e de Redes de Educação Superior na América Latina e Caribe, no Inpeau (Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da UTPL (Universidad Técnica Particular de Loja), do Equador.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de agosto de 2018 às 21:50
Compartilhar Comente

Unesc presente na quinta edição do Mamaço

Professores e acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Odontologia da Unesc orientaram gestantes, lactantes e público em geral durante a quinta edição do Mamaço, realizado na Praça do Congresso, em Criciúma, dentro da programação da Semana do Aleitamento Materno. O evento aconteceu no sábado pela manhã, promovido durante a feira Cria na Roda, reforçando a importância do aleitamento materno como única fonte de alimentação para bebês até os seis meses de vida.

O Mamaço teve a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, que falaram sobre a garantia legal das mães amamentarem seus filhos em locais públicos. Muitas mães com filhos presentes escutaram também informações sobre propaganda de produtos e fórmulas de leites que concorrem com a amamentação. Pela lei sancionada em 4 de julho de 2014 todas as mães têm direito garantido de amamentarem seus filhos em recintos coletivos de acesso público dos estabelecimentos comerciais situados em SC.

Os acadêmicos de Enfermagem da Unesc fizeram a sensibilização sobre o aleitamento materno e sobre o uso do copinho para dar o leite materno ao invés da mamadeira, nos casos de a mãe não poder estar presente. Conforme a orientação, o uso do copinho, quanto necessário, provoca movimentos de língua e mandíbula similares aos movimentos necessários para o sucesso da amamentação e seu uso desenvolve os músculos responsáveis por esses movimentos. A equipe também falou sobre o ingurtitamento mamário, causada pelo açulo de leite nas mamas, causando dor. As mães receberam orientação sobre como prevenir e tratar esse processo, através de massagens e amamentar a cada três horas.

Já a equipe de odontologia deu orientações sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da arcada dentária e posicionamento da dentição. O exercício de sucção trabalha a musculatura em volta de toda a boca do bebê. Isso significa que os músculos da língua, da bochecha e dos lábios estão se exercitando durante a mamada. Juntamente com o estímulo ósseo, isso garante o posicionamento dos dentes e a boa formação da dentição, que só se resolve completamente por volta dos dois anos de idade. A professora da Unesc, Gina Casagrande, especialista em Odontopediatria, explica que a partir do nascimento dos primeiros dentes as mães também devem iniciar a escovação, uma vez ao dia, com creme dental fluoretado, em quantidade equivalente a um grão de alpiste. A professora também alerta para a importância de realizar nos bebês recém nascidos o teste da lingüinha, que identifica a incidência do freio lingual hipertrófico e que pode dificultar a sucção do seio materno por parte do recém nascido. Para tanto as mães devem procurar os postos de saúde para realizar esse exame.

A secretária Municipal de Saúde de Criciúma, Francielle Gava, salientou que o município possui um serviço de apoio às mães e ao aleitamento materno realizado nas unidades básicas de saúde, que faz parte do projeto Amamenta Brasil, com vistas a melhorar a assistência à criança e às mães.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de agosto de 2018 às 18:50
Compartilhar Comente

Colégio Unesc participa da Festa Agostina no Parque das Nações

O Colégio Unesc marcou presença na Festa Agostina, que aconteceu no final de semana no Parque das Nações. A festa foi promovida pela prefeitura de Criciúma. O Colégio esteve ao lado de diversas entidades que montaram suas barraquinhas com quitutes típicos, música e atrações culturais no Parque. A barraca do Colégio Unesc foi liderada pelos alunos do terceirão, com venda de brigadeiros.

No sábado à tarde, 05/08, os alunos do quinto ano do Colégio Unesc realizaram uma coreografia de dança inspirada em Cândido Portinari. A apresentação foi montada para a Festa de Inverno, realizada no dia 20 de julho, e mais uma vez encantou o público. Pipas ao vento, roupas colorias, música suave, brincadeiras de bola e a bela ciranda lembraram o universo infantil pintado por Cândido Portinari em suas telas. A coreógrafa da apresentação, Bruna Caroline de Bona, explica que, assim como Portinari, outras pessoas incríveis foram tema das danças estudadas e apresentadas na Festa da Inverno do Colégio Unesc. 

Milhares de pessoas passaram pela Festa Agostina, que teve também barracas com cachorro quente, pinhão, pipoca, algodão doce e outras comidas típicas e espaço para brincadeiras e parque inflável.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de agosto de 2018 às 18:25
Compartilhar Comente