Diretoria de Extensão

Escola de Inverno: Estudantes buscam conhecimento em inovação, pesquisa e extensão

Escola de Inverno: Estudantes buscam conhecimento em inovação, pesquisa e extensão
Evento ocorre até esta quinta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc proporciona momentos de aprendizado até nas férias. A Escola de Inverno em Pesquisa, Extensão e Inovação é um exemplo disso. Com mais de 130 pessoas pré-inscritas, as trocas de conhecimentos iniciaram na manhã desta terça-feira (25/7) e ocorrem até quinta-feira (27/7), com palestras sobre os mais diversos assuntos.

O evento proporciona aos alunos, funcionários, professores e a comunidade, encontros com professores e pesquisadores, mestres e doutores capacitados para debater temas como a Reforma do Ensino Médio, Diversidade Étnico Racial, Diversidade Sexual, Reforma Trabalhista e outros assuntos.

Aprimorar a formação

A aluna de Ciências Biológicas, Juliana Borghezan, veio explorar novos conhecimentos e agregar ainda mais conhecimento a sua formação acadêmica na Escola de Inverno. “Eu participo de projetos de extensão e sei o quão importante é buscar novos conhecimentos, principalmente para pessoas como eu, que gostam de aprender e explorar novas áreas, e isso a Escola oferece”, destacou.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, momentos como este devem ser aproveitados ao máximo pelos acadêmicos. “Os encontros oferecem um leque de temas importantes na vida pessoal e acadêmica. Desejo que cada um saia daqui mais preparado e com novos aprendizados, aproveitando cada conhecimento oferecido”, comentou.

A abertura da Escola de Inverno teve ainda a participação do diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit e da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim.

A Escola de Inverno é um programa desenvolvido pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e está na sua segunda edição. Ela busca ampliar a compreensão sobre as possibilidades da pesquisa, extensão e inovação.

A inscrição para participar é gratuita e pode ser no link

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 25 de julho de 2017 às 19:07
Compartilhar Comente

Reitoria nomeia comissão formada por professores e gestores

Reitoria nomeia comissão formada por professores e gestores
Portaria foi entregue na tarde desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A comissão para elaborar a proposta de alteração do estatuto e do regimento da Unesc foi empossada na tarde desta terça-feira (18/7) pela reitora Luciane Ceretta e pelo vice-reitor Daniel Preve.

Os membros nomeados foram:

Indianara Becker – pró-reitora de Ensino de Graduação (presidente da comissão);
Oscar Montedo – pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
Thiago Fabris – pró-reitor de Administração e Finanças;
Miguelângelo Gianezzini – diretor da UNA CSA;
Mira Dagostim – diretora da UNA SAU;
Evânio Nicoleit – diretor da UNA CET;
Marcelo Feldhaus – diretor da UNA HCE;
João Carlos Medeiros Júnior – procurador jurídico da Universidade e
Professores: Amauri Porto Júnior, Graziela Amboni, Márcio Vito, Michel Alisson da Silva e Ricardo de Bittencourt.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2017 às 21:14
Compartilhar Comente

Pesquisa, extensão e inovação serão debatidas em Escola de Inverno

Pesquisa, extensão e inovação serão debatidas em Escola de Inverno
Encontro está com inscrições abertas e traz palestras e oficinas diversas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Ampliar a compreensão sobre as possibilidades de iniciação científica em pesquisa, extensão e inovação. Esse é o principal foco da Escola de Inverno da Unesc, que vai trazer palestras e oficinas com temas que passeiam por todas as áreas do conhecimento. O encontro, que está em sua segunda edição, é gratuito. As inscrições ocorrem até domigo (23/7), no site da Universidade.

Reforma trabalhista, diversidade, direitos humanos e cidadania, empreendedorismo, a construção do cientista, entre outros assuntos, serão temas de oficinas e debates que ocorrerão entre os dias 25 e 27 de julho, em diferentes espaços da Universidade.

Inscrições e programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de julho de 2017 às 21:00
Compartilhar Comente

Unesc faz parte do grupo que avalia mestrados e doutorados brasileiros

Unesc faz parte do grupo que avalia mestrados e doutorados brasileiros
Pesquisadora do PPGCS faz parte da comissão da Capes (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc faz parte do grupo de IES (Instituições de Ensino Superior) com professores participantes da avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) do Brasil. A professora doutora e pesquisadora Vanessa Moraes de Andrade, do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) está em Brasília esta semana (17 a 21/7) para colaborar com as avaliações dos mestrados e doutorados em Medicina.

O processo é realizado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a avaliação tem validade de quatro anos. Os cursos recebem conceitos que variam de 1 a 7. Pontos como proposta do programa, professores, alunos, produção intelectual e inserção social do programa são analisados. Em todo o país, serão avaliados de 3 de julho a 4 de agosto, 4.178 Programas de Pós-Graduação nas mais diversas áreas do conhecimento.

Vanessa faz parte da comissão de 26 pesquisadores convidados pela Capes para avaliar os mestrados e doutorados na área Medicina 1, onde se enquadra também o PPGCS da Unesc. “É uma grande honra poder participar de um grupo tão seleto. É um reconhecimento para mim e para a Unesc”, comenta Vanessa. “Esta avaliação é muito esperada por todos os pesquisadores do Brasil, pois é a partir dela que sabemos a nota do programa e o resultado do trabalho desenvolvido por toda a equipe dos PPGs”, afirma.

PPG de excelência


A Unesc é a única universidade não estatal de Santa Catarina a ter um PPG (Programa de Pós-Graduação) na área da saúde a aparecer no catálogo da Capes de 2016 na lista dos programas considerados como de excelência em todo o Brasil.

Só os programas considerados de excelência (notas 6 e 7) foram listados, por região do país e por área do conhecimento. O PPGCS da Unesc foi indicado por possuir nota 6.

No Sul do Brasil, o catálogo citou dez Instituições de Ensino Superior, sendo seis no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina e duas no Paraná. No Estado, apenas a UFSC e a Unesc apareceram na publicação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2017 às 18:18
Compartilhar Comente

Debate sobre papel do docente na gestão universitária abre Formação Continuada

Debate sobre papel do docente na gestão universitária abre Formação Continuada
Professor doutor Pedro de Melo foi o palestrante da noite (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Debates e reflexões sobre “O Papel do Docente na Gestão Universitária” marcaram o início das atividades da Formação Continuada para professores da Unesc, na noite desta segunda-feira (17/7). A palestra foi proferida pelo professor doutor da UFSC, Pedro Antônio de Melo e abordou o cenário em que as Instituições de Ensino Superior estão incluídas e como o professor pode atuar na gestão, especialmente no caso da Universidade Comunitária.

Diretor do Inpeau (Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária), membro da OUI (Organização Universitária Interamericana) e coordenador do Iglu (Instituto de Gestão e Liderança Universitária) Região Brasil, Melo comentou que a Unesc vem se destacando no cenário das Universidades Comunitárias e que em pouco tempo deve despontar nos cenários nacional e internacional. “Digo que no Sul do Estado temos uma pequena notável que vem se destacando e sendo referência”.

A palestra de Melo foi mediada pelo professor Thiago Francisco.

Abertura

A reitora Luciane Ceretta agradeceu pela presença dos docentes e lembrou que ser professor em uma Universidade Comunitária como a Unesc também é atuar na gestão universitária. “Nosso trabalho vai além da sala de aula. É dialogar com a pesquisa e a extensão, conhecer os indicativos do seu curso, dialogar com a questão pedagógica envolvendo também o egresso. Ser docente é sentir motivado a se reinventar e saber que se é responsável pela formação acadêmica e humana mas também pela sustentabilidade da Instituição”.

Para o vice-reitor Daniel Preve, o cenário atual coloca vários questionamentos e pede uma reflexão sobre a postura que se deve ter para utilizar melhor recursos, e potencializar as forças para vencer os desafios.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, deus as boas-vindas aos professores em nome dos pró-reitores da Universidade e falou sobre a importância de se ter um espaço como o programa de Formação Continuada para se refletir o ser e o fazer do professor. “Temos que refletir, avaliar e voltar a refletir a nossa prática docente. Especialmente nós, que fazemos parte de uma Universidade Comunitária”.

O diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus, falou em nome das quatro UNAs e chamou a atenção para a oportunidade oferecida de diálogos e reflexões e aproximação dos docentes.

A coordenadora da Escola de Gestores da Unesc, Maria Aparecida Mello, também deu as boas-vindas aos professores e falou sobre o programa de Formação Continuada.

A abertura do evento teve ainda a participação dos pró-reitores de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo e de Administração e Finanças, Thiago Fabris e dos diretores das UNAs: CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini; SAU (Ciências da Saúde), Mira Dagostim e CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Nicoleit.

Evento

Há duas semanas do início do segundo semestre letivo, os docentes da Universidade estarão reunidos até esta quarta-feira(19/7) Palestras, oficinas e debates serão desenvolvidas durante três dias de encontro, a partir de três eixos centrais: “Gestão Universitária”, “Currículo no Ensino Superior” e “Práticas Pedagógicas”.

A Formação Continuada de Docentes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, juntamente com o Núcleo de Assessoria Pedagógica, organizada pela Escola de Gestores da Unesc.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2017 às 22:38
Compartilhar Comente