Diretoria de Extensão

Seminário de Filosofia aborda a arte como ferramenta social e cultural

Seminário de Filosofia aborda a arte como ferramenta social e cultural
Evento está com inscrições abertas para submissão de trabalhos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A terceira edição do Seminário de Filosofia e Sociedade da Unesc já tem data marcada: dias 21 e 22 de novembro e os interessados em inscrever trabalhos para apresentação no evento, já podem encaminhar seus resumos para análise. Os trabalhos podem abordar as áreas de Linguagem, Literatura e Formação Cultural; Poética e Modos de Ser e Pensar; Filosofia, Ética e Estética; Filosofia Política, Democracia e Direitos Humanos; Ontologia, Liberdade e Existência ou Homem, Natureza e Cultura. A submissão pode ser feita até 13 de outubro.

O Seminário vai desenvolver atividades a partir da temática “Estética, Literatura e Filosofia Social” e tem como objetivo abordar a estética e a literatura não apenas como filosofia da arte e análise do belo artístico, mas também como instrumento de expressão cultural, moral e política. Para isso, além das palestras, haverá debates a respeito das obras produzidas por estudantes e professores.

A abertura do evento ocorre em 21 de novembro, às 19h15, no Auditório Ruy Hülse. Segundo o membro da comissão organizadora do Seminário, Jéferson Luís de Azeredo, o evento é aberto ao público em geral. “Estamos criando um espaço de discussão sobre o assunto que contemple também a comunidade externa. Neste ano, o debate gira em torno da estética e literatura como formas de produzir sujeitos, abertos a autonomia e formação social”, comenta o professor da Unesc.

O Seminário de Filosofia e Sociedade abriga o 4º Colóquio sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade, ligado ao Gefocs (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação Cultural e Sociedade) da Unesc.

O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) da Unesc e da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de junho de 2017 às 20:38
Compartilhar Comente

Vice-governador visita a Unesc

Vice-governador visita a Unesc
Eduardo Moreira foi recepcionado na Reitoria da Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu na tarde desta quarta-feira (21/6) a visita do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, e da secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada de Luca. Cumprindo agenda na região, Moreira e Ada vieram até a Universidade onde receberam o convite para a posse da nova Reitoria, em 30 de junho.

O vice-governador e a secretária de Estado da Justiça e Cidadania foram recebidos pelo reitor Gildo Volpato e pelos candidatos eleitos para a nova gestão da Universidade, a atual pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, eleitos reitora e vice.

O encontro teve ainda a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, e do coordenador de Ensino da UNA CSA, Thiago Fabris.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de junho de 2017 às 20:20
Compartilhar Comente

Unesc tem primeira mulher à frente da Reitoria

Unesc tem primeira mulher à frente da Reitoria
Mandato de Luciane e Daniel será de quatro anos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc viveu hoje (7/6) um dia que vai ficar marcado em sua história. Estudantes, professores e funcionários elegeram a primeira mulher para o cargo máximo da Instituição. A professora doutora Luciane Ceretta será a nova reitora. Mas a data também será marcada por outro fato importante. Com o professor doutorando Daniel Preve eleito como vice-reitor, a Universidade tem, pela primeira vez, um ex-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) em um cargo na Reitoria. A Chapa 1 – “A Unesc que a gente quer”, foi eleita com 90,61% dos votos válidos. A eleição mobilizou 7.222 votantes. Do total de votos válidos, a Chapa 1 recebeu 6.544. Brancos e nulos somaram 678.

No campus, a votação foi concluída às 22 horas desta quarta-feira (em alguns locais encerrou antes, pois ocorreu em períodos em que haveria votantes em atividade no local). Ao todo, 38 urnas foram espalhadas em diversos pontos, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), nas dependências do Senai e no Hospital São José.

Luciane e Daniel ficarão à frente da Instituição pelos próximos quatro anos. A posse de Luciane e Daniel ocorre dia 30 de junho de 2017 e a nova gestão inicia as atividades em 3 de julho. Luciane assume a função desempenhada pelo professor doutor Gildo Volpato por dois mandatos consecutivos. Antes de Luciane, a Unesc teve como reitores os professores Gildo Volpato, Edson Rodrigues e Antônio Milioli Filho.

Compromisso com o diálogo

Segundo Luciane, a atuação da nova Reitoria será marcada pelo diálogo tanto com a comunidade interna quanto externa. Ela considera o resultado das urnas a aprovação da proposta apresentada pela Chapa 1. “Especialmente as mulheres se sentiram representadas por mim e os acadêmicos pelo Daniel, pela sua história no movimento estudantil. Vamos pautar nosso trabalho no diálogo e vamos escutar muito as pessoas. Nosso projeto de gestão é unir a sensibilidade com a força e a coragem”, afirmou.

Para Daniel, o resultado legitima o projeto da Chapa 1 e credencia a nova gestão a desenvolver o trabalho proposto, baseado na troca entre Reitoria e comunidade interna e externa. “Vamos fortalecer ainda mais esse vínculo, muito focados na missão da Unesc e em sua constituição, que é de Universidade Comunitária. A participação de estudantes, funcionários e professores na escolha da Reitoria é algo que diferencia a Unesc das demais instituições brasileiras. Isso faz com que todos participem das decisões”, ressalta.

Atuação na Unesc

A professora Luciane Ceretta está na Unesc desde abril de 2001. Graduada em Enfermagem, ela possui mestrado em Enfermagem e doutorado em Ciências da Saúde. Entre os trabalhos que realizou na Universidade, além de docente, ela foi coordenadora do curso de Enfermagem, diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e atualmente é pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e atua como professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Instituição.

O professor Daniel Preve fez seu curso de graduação em Direito na Unesc – no período foi presidente do DCE duas vezes – e iniciou as atividades profissionais na Instituição em julho de 2005. Especialista em Direito Civil e Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa, possui mestrado em Ciências Ambientais e faz doutorado em Direito. Além de docente, Preve já atuou na Unesc como coordenador da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), como chefe de gabinete da Reitoria e atualmente é diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), professor dos cursos de Direito e de pós-graduação e pesquisador do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito e do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada de Território.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de junho de 2017 às 00:09
Compartilhar Comente