Diretoria de Extensão

Professores participam do 6º Diálogo com as Ciências

Professores participam do 6º Diálogo com as Ciências
Apresentação foi feita pelo PPGCS (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores doutores da Unesc participaram na tarde desta segunda-feira (29/5), da sexta edição do “Diálogos com as Ciências”, que neste encontro abordou as Ciências da Saúde. Os professores do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Eduardo Rico e Emílio Streck foram os responsáveis pela apresentação do encontro, que tratou sobre a pesquisa “Impacto do uso de estratégias investigativas sobre as emoções e a motivação dos alunos e as suas concepções de ciência e cientista”.

O estudo apresentado mostra o impacto da introdução de atividades investigativas sobre a emoção, a motivação e a concepção de ciência e cientista em alunos do Ensino Médio brasileiro.

O evento é realizado pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) da Universidade, pelas Unidades Acadêmicas e pelos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu, sempre com um PPG diferente – o próximo será o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito). O evento desta segunda-feira teve a presença da assessora da Propex, Gisele Coelho Lopes, que deu as boas-vindas aos professores.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2017 às 21:33
Compartilhar Comente

Unesc oferece curso preparatório gratuito para o ENEM 2017

Unesc oferece curso preparatório gratuito para o ENEM 2017
Inscrições estão abertas e aulas iniciam em 2 de junho (Foto: Arquivo) Mais imagens

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das portas de entrada no ensino superior com bolsas de estudo como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e financiamento como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). E para ajudar os candidatos nos estudos para a prova, a Unesc oferece novamente o curso preparatório. As aulas são gratuitas e ocorrem na Universidade. São disponibilizadas 800 vagas e os interessados têm até 31 de maio para se inscrever. O primeiro encontro ocorre no dia 2 de junho.

O curso é aberto para alunos que estão concluindo ou já concluíram do Ensino Médio (regular, Educação de Jovens e Adultos ou profissionalizante), que tenham estudado em escolas públicas e particular com bolsa integral exceto estudantes do Colégio Unesc e pessoas que estão fora do sistema escolar regular, desde que tenham mais de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental e efetuado inscrição no ENEM 2017.

As inscrições para o curso preparatório podem ser feitas pela internet ou na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), localizada no campus da Unesc. É necessário cópia do RG ou CPF e o comprovante de inscrição no ENEM 2017. Os documentos devem ser entregues no primeiro dia de aula pelos alunos que se inscreveram pela internet. Já para aqueles que se inscreverem na Centac, a documentação deve ser entregue na hora.

O curso


As aulas vão ser ministradas por professores do Colégio Unesc e da Universidade em cinco encontros semanais. Todos os participantes do curso preparatório para o ENEM da Unesc receberão um e-book para auxiliar em seus estudos – mas o acesso também é liberado para pessoas que não estiverem inscritas no curso. O livro digital foi elaborado por professores da Instituição. O curso faz parte de um projeto de extensão realizado pela UNA HCE (Unidade Acadêmica Humanidades, Ciências e Educação), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc.

As turmas serão divididas em:

quatro aos sábados, das 7h30 às 11h45;
duas nas segundas-feiras, das 13h30 às 17h30 e uma das 19 às 22 horas;
uma nas quartas-feiras, das 19 às 22 horas;
duas nas quintas-feiras, das 19 às 22 horas;
uma nas sextas-feiras, das 19 às 22 horas;

Mais informações pelo telefone (48) 3431-2610 e (48) 3431-2615, ou pelo e-mail: cursoenem@unesc.net.

Inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de maio de 2017 às 15:01
Compartilhar Comente (3)

Saúde mental em pauta na Universidade

Saúde mental em pauta na Universidade
Encontro ocorre nesta quarta e quinta com profissionais e usuários dos serviços (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Profissionais, professores e estudantes de graduação e pós da área da saúde e familiares e usuários dos serviços de saúde mental estão reunidos na Unesc nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/5) para o 1º Encontro de Saúde Mental: Reflexões sobre Práticas e Saberes. Na abertura do evento, na tarde desta quarta-feira, o debate foi sobre “Saúde Mental na Rede de Atenção à Saúde no SUS”, com o médico psiquiatra e professor da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), do Paraná, Marcelo Kimati. À noite, o professor doutor fez uma nova palestra, sobre “Desafios e Potencialidades para Efetivação da Rede Intersetorial de Atenção em Saúde Mental na Perspectiva da Reforma Psiquiátrica”.

Kimati é mestre em Medicina e doutor em Ciências Sociais. Já atuou no Ministério da Saúde como assessor da Coordenação Nacional de Saúde Mental, como diretor do Departamento de Redes de Atenção à Saúde, do Departamento de Saúde Mental e do Departamento de Políticas sobre Drogas de Curitiba. Atualmente é professor da Disciplina de Saúde de Comunidade na UEPG.

A programação continua nesta quinta-feira, com “Diálogos na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial)”, às 8 horas, na sala 1 do Bloco O, e com o “CineLoucura: Dá pra fazer”, às 13h30, no mesmo local.

O 1º Encontro de Saúde Mental tem a realização e o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc; Programa DIDH (Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos); UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde); Liga de Saúde Mental do curso de Psicologia da Unesc; PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc); Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde); Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma – Coordenadoria de Saúde Mental; 20ª Gerência Regional de Saúde e ACR (Anarquistas Contra o Racismo).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de maio de 2017 às 20:05
Compartilhar Comente

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book
Obra foi lançada na tarde desta terça-feira na Unesc (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

As experiências vividas por professores e alunos dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) viraram o e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, lançado nesta terça-feira (16/5), na Universidade. A publicação, da Editora Unesc, traz artigos escritos por participantes de nove projetos de extensão desenvolvidos em diferentes Bairros de Criciúma.

Segundo a coordenadora de Extensão da UNA CET, Miquele Padula, o livro digital é o resultado de um trabalho feito a muitas mãos. “Professores, alunos extensionistas, Editora Unesc e organizadores. Cada um teve uma contribuição muito importante neste projeto, que retrata um pouco deste trabalho tão bonito desenvolvido com a comunidade”, comentou.

Para o editor da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, publicações como o e-book reforçam a diversidade de temas abordados pela Editora e possibilitam que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso aos saberes acadêmicos. Já o diretor da UNA CET, Evanio Nicoleit, ressaltou que o e-book é um dos resultados das ações desenvolvidas pelos cursos da Unidade Acadêmica, que trazem benefícios tanto para a comunidade quanto para professores e estudantes.

O assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Reginaldo Vieira, ressaltou que o e-book lançado nesta terça-feira é o sexto de um projeto que prevê 10 volumes de livros digitais com relatos do trabalho de extensão desenvolvido pelas quatro UNAs da Instituição, reunindo mais de 120 artigos escritos por professores e acadêmicos.

O lançamento da obra foi uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade e teve a presença dos participantes dos projetos de extensão e dos organizadores do e-book: professores Evanio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula.

O e-book traz artigos sobre os projetos de extensão:

“Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
“Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
“Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
“Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”;
 “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período de período 1985-2010”;
“Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
“Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
“Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
“A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma".

O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de maio de 2017 às 17:25
Compartilhar Comente

Alunos de Arquitetura levam melhorias à escola da região

Alunos de Arquitetura levam melhorias à escola da região
Atividade faz parte de parceria entre projetos de extensão da Universidades Mais imagens

Os alunos de Arquitetura da Unesc colocaram os conhecimentos socializados em sala de aula na prática e proporcionaram melhorias a Escola Caetano Ronchi, no Bairro São Defende. A atividade, que ocorreu por meio de um projeto de extensão, fomentou ensinamentos aos acadêmicos enquanto levou mais qualidade ao dia a dia das crianças. As revitalizações e criações de espaços para uso da comunidade escolar foram entregues na última quinta-feira (11/5).

A proposta do projeto foi realizar melhorias na horta da escola, para cultivo de temperos e hortaliças, que levarão mais saúde a alimentação às crianças. Foram construídos também um jardim suspenso, para realização de atividades de educação ambiental, e estruturas de papelão, que vão funcionar como brinquedos temporários.

Os responsáveis pelas melhorias são acadêmicos da disciplina de Projeto 2, bolsistas de extensão dos projetos de extensão “Escola Caetano Ronchi” da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) e “Ambiente e Cidadania, Território Paulo Freire” da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

As atividades ocorreram para contribuir com a Semana da Família, comemorada pela escola na última sexta-feira (12/5).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de maio de 2017 às 11:26
Compartilhar Comente