Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Um dia para conhecer e valorizar os trabalhos de extensão desenvolvidos na Unesc

Um dia para conhecer e valorizar os trabalhos de extensão desenvolvidos na Unesc
São mais de cem iniciativas que influenciam a vida de mais de 10 mil pessoas a cada semestre (Foto: Mayara Cardoso/Unesc) Mais imagens

Dedicação e conhecimentos que impactam mais de 20 mil pessoas por ano. Assim, os projetos de extensão da Unesc contribuem diariamente para o desenvolvimento da região Sul catarinense e o fortalecimento da qualidade de vida na comunidade. Para valorizar as ações em prol das pessoas e mostrar a importância da prática comunitária, a Unesc convida para a celebração do Dia da Extensão, comemorado na próxima quinta-feira (2/5). Também serão realizadas ações alusivas no sábado (4/5), na Praça Nereu Ramos.

Na noite de quinta-feira, a partir das 19h30 no Auditório Ruy Hülse, a Unesc acolherá a comunidade em um café aberto ao público para conversar sobre o que é a extensão e apresentar as ações desenvolvidas na Instituição. “Será um espaço com atrações que trazem a essência da prática comunitária, com atividades artísticas e culturais. Logo na chegada ao evento, os convidados poderão prestigiar o trabalho do grafiteiro e artista plástico Ricardo Herok, que estará pintando uma tela em homenagem ao Dia da Extensão. Teremos também momentos com alguns projetos e outras ações pensadas especialmente para o encontro”, conta a assessora acadêmica da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh.

O café oferecido pela Universidade também contará com produtos do projeto de extensão Feira da Economia Solidária, que reúne produtores agrícolas e estimula o empreendedorismo em um só lugar, para trocar informação e comercializar produtos sustentáveis e saudáveis de forma cooperativa.

Unesc na comunidade

A Unesc se fará presente na Praça Nereu Ramos mais uma vez. Com ações alusivas ao Dia da Extensão em um local preparado para receber visitantes, a Universidade promoverá atendimentos de orientação, prevenção, informação sobre direitos e deveres, cuidados pessoais, meio ambiente e outros assuntos que impactam diretamente no dia a dia da comunidade, com a participação de projetos de extensão da Instituição.

O evento ocorrerá das 9 às 12h30. 

O local poderá ser visitado até o fim de maio e contará com imagens e reportagens atuais da atuação da extensão promovida pela Universidade. A produção do material audiovisual, que será veiculado nos televisores, é de produção da Unesc TV e os registros fotográficos foram produzidos pela Assessoria de Imprensa da Unesc.

Para valorizar a extensão

Em 112 iniciativas, a extensão da Unesc impacta a vida de mais de 10 mil cidadãos do Sul catarinense, direta e indiretamente. As ações comunitárias são desenvolvidas em mais de 30 municípios catarinenses e do Norte do Rio Grande do Sul.

“É por meio da extensão que ocorrem trocas de saberes que contribuem para a formação do cidadão crítico e responsável. A prática é um importante elo entre a Instituição e a sociedade, que além de oportunizar que o acadêmico tenha conhecimento prático da realidade na comunidade onde está inserido, pode contribuir para o desenvolvimento deste espaço e para a qualidade de vida daqueles que ali estão”, destaca a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

Segundo Fernanda, a extensão pode ser percebida nos arredores da Universidade nas modalidades:

  • Universitária: Projetos que o estudante é levado à experiência real e direta na comunidade.
  • Prestação de serviços: Ações comunitárias de saúde, direitos e outras assistências pessoais e sociais.
  • Cultura: Atividades de ensino e promoção da arte.

Além de contribuir para o desenvolvimento da região, ainda são concedidas 534 bolsas de estudos para acadêmicos da Unesc por meio dos projetos de extensão.

Ouça a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias:

Universidade Comunitária


Com 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Contando atualmente com 13 mil alunos e 1,5 mil professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 15 mil pessoas que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de abril de 2019 às 10:00
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc levam atividades de leitura para escola de Içara

Acadêmicos da Unesc levam atividades de leitura para escola de Içara
Crianças dos alunos do 2º e 3º ano da Escola de Educação Básica Antônio Colonetti participaram da ação (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As turmas de 2º e 3º ano da Escola de Educação Básica Antônio Colonetti, de Içara, tiveram uma atividade especial nesta terça-feira (23/04). As crianças participaram de uma ação promovida pelo curso de Letras da Unesc para promoção da leitura em sala de aula. A atividade faz parte do Projeto Sala de Leitura Itinerante e foi realizada após um convite da direção da escola.

O Projeto Sala de Leitura Itinerante é coordenado pela professora Daniela Arns Silveira e conta com a participação dos professores Cibele Beirith Freitas, Carlos Arcângelo Schlikmann e Richarles Souza de Carvalho, do curso de Letras. A ação foi pensada com o objetivo de chegar à escolas de Criciúma e região desenvolvendo atividades de leitura de diferentes gêneros literários, com vistas à perspectiva de que a leitura é um caminho para o desenvolvimento da autonomia e da emancipação do indivíduo. A atividade é realizada mensalmente em escolas diferentes e consiste no compartilhamento de sugestões de leituras entre os próprios colegas.

No dia 4 de maio, o Projeto Sala de Leitura Itinerante estará na Praça Nereu Ramos e no Parque das Nações. “Estaremos apresentando um pouco da história do projeto e encantando com leituras gostosas e instigantes para públicos das mais diferentes faixas-etárias”, destaca Daniela. A atividade será promovida pela Diretoria de Extensão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de abril de 2019 às 17:18
Compartilhar Comente

Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional está com inscrições abertas na Unesc

Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional está com inscrições abertas na Unesc
As vagas para as bolsas de estudo são voltadas aos programas de Licenciatura e Desenvolvimento (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc podem se inscrever para o Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) nas categorias Licenciatura e Desenvolvimento. As oportunidades consistem na concessão de bolsas de estudos por meio de atividades realizadas pelos acadêmicos em cada uma das propostas. As inscrições para ambos os programas estão abertas até o dia 5 de abril de 2019, das 8h30min às 21h, mediante inscrição na Centac (Central de Atendimento ao acadêmico), localizado no bloco do Estudante.

No caso do Proesde Licenciatura, as ações consistem em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação de profissionais da educação, capazes de intervir e contribuir na melhoria da qualidade da educação básica, por meio da organização curricular, mediante a articulação entre sua formação acadêmica, nos cursos de licenciatura, e atividades desenvolvidas nas unidades escolares públicas de educação básica.

Já a modalidade Desenvolvimento propõe o aprendizado por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação do cidadão, a ser implementado na área de abrangência dos municípios que compõem as regiões de Criciúma e Araranguá. Os dois cursos têm tem carga horária total de 200 horas a serem desenvolvidas em dois semestres, com 100 horas cada.

Podem se inscrever, conforme edital, para o Proesd Licenciatura: alunos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Geografia, Letras - Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia, todos com habilitação em Licenciatura.

Já na modalidade Desenvolvimento, os cursos com vagas abertas são: Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Fisioterapia, Ciências Biológicas - Bacharelado, Teatro, Educação Física - Bacharelado, Ciência da Computação, Design, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Administração com Hab. em Comércio Exterior, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Jogos Digitais, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Os editais para o Proesde podem ser conferidos no site da Unesc. Mais informações podem ainda ser obtidas por meio do telefone (48) 3431.2623

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 01 de abril de 2019 às 20:03
Compartilhar Comente