Diretoria de Extensão

Universidade dialoga com Conselhos Tutelares do Sul catarinense

Universidade dialoga com Conselhos Tutelares do Sul catarinense
Encontro ocorreu na tarde de quinta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebeu, na tarde desta quinta-feira (12/3), representantes dos Conselhos Tutelares de Criciúma e região para um diálogo sobre possíveis parcerias para capacitação dos profissionais do Conselho Tutelar e o desenvolvimento de projetos de extensão. 

Os conselheiros foram recebidos pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias Fernanda Sônego e pela assessora da Diretoria de Extensão, Sheila Martignago Saleh.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de março de 2020 às 11:02
Compartilhar Comente

Encontro promove aproximação entre residentes, tutores e reitoria

Encontro promove aproximação entre residentes, tutores e reitoria
Novos residentes em Saúde Coletiva, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental participaram de apresentação na reitoria (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os novos residentes em Saúde Coletiva, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental da Unesc foram recebidos pela reitoria na tarde desta terça-feira (10/3) para um momento de apresentações, boas-vindas e conversa sobre as expectativas em torno das especializações, realizadas por meio do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade.

No total o Programa recebe neste início de semestre mais de trinta profissionais de diferentes áreas para um período de dois anos de especialização. São residentes graduados em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia divididos nas três turmas e que, a partir de agora, irão à campo aprender na prática sobre a área com a qual querem colaborar ao tornarem-se especialistas.

Tutores das residências também foram recebidos no encontro desta tarde, momento que serviu para que cada um dos presentes, iniciante ou veterano, compartilhasse seu perfil e sua expectativa ao ingressas na nova jornada.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a troca de informações e energia positiva como a percebida no encontro é como uma injeção de ânimos para a Universidade e para todos os envolvidos nos cursos. “É maravilho ouvi-los falar sobre a alegria de estarem aqui, sobre as expectativas altíssimas quanto ao aprendizado que terão nesse tempo e, principalmente, sobre a contribuição que cada um em sua área pode dar para o sistema de saúde”, aponta Luciane.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2020 às 23:12
Compartilhar Comente

Araranguá conhece de perto o Plano de 60 Dias

Araranguá conhece de perto o Plano de 60 Dias
Ação faz parte do Núcleo de Empreendedorismo instalado na Unesc Araranguá (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

“O investimento necessário para participar do Plano de 60 dias é apenas um: o tempo de vocês, item indispensável para a transformação de negócios”. Assim o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Pereira Moraes, resumiu a troca necessária para a participação no projeto lançado para lideranças e empresários da Cidade das Avenidas na noite desta terça-feira (10/3). O Plano de 60 Dias está com inscrições abertas para empresários que já tem seu negócio e querem aperfeiçoar o trabalho. “Podem se inscrever desde pequenas e médias empresas até um microempreendedor individual, um vendedor de pipoca ou picolé que queira aprender e apostar na sua ideia. Estaremos aqui de portas abertas para pensarmos juntos nesse negócio”, explicou Diogo.

A palavra que define o objetivo desse e dos outros projetos que fazem parte do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, conforme o coordenador, é transformação, pois esse é o objetivo geral de todo o trabalho em torno de cada um dos projetos. “Queremos promover a transformação nos negócios e com isso promover o desenvolvimento de cada um de vocês e da região. Estaremos preparados para, em parceria com os empreendedores e ouvindo suas demandas, ajudá-los a lapidar e alavancar seus negócios”, destacou.

O projeto realizado em encontros promovidos durante o período de 60 dias é desenvolvido por meio da colaboração de professores, acadêmicos e voluntários, sendo uma ação aberta à comunidade de forma gratuita.

O convite, de acordo com a diretora da Unidade Araranguá, Isabel Regina de Souza, se estende a todos a comunidade do Vale. “A Unesc chegou aqui para realmente contribuir com o desenvolvimento da região. Queremos muito ser esse vetor de desenvolvimento que a cidade merece”, destacou.

Para a empresária e diretora da CDL Araranguá, Dalva Maria Machado Leme, a chegada da Unesc tem sido de grande valia para a cidade, que precisa conhecer melhor e valorizar as oportunidades que chegam com a Instituição. “Araranguá vai crescer muito a partir desses projetos trazidos pela Universidade. Nós precisamos contribuir e ajudar apresentando e compartilhando essas informações tão valiosas como as que recebemos hoje”, comentou.

As inscrições para participação no projeto Plano de 60 Dias em Araranguá seguem até o dia 31 de março. Elas podem ser feitas no site do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2020 às 23:06
Compartilhar Comente

Unesc realiza ação comunitária em Sombrio

Unesc realiza ação comunitária em Sombrio
Atendimentos foram feitos por professores e acadêmicos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc realizou mais uma ação comunitária neste sábado (7/3), com a participação de professores e estudantes. Em parceria com a Associação Assistencial e Educacional Sombrio Vida, entidade que beneficia 500 jovens, cursos de saúde da Universidade levaram diversos atendimentos e orientações para a população de Sombrio, das 13h30 às 17h30.

Entre os serviços oferecidos pelos cursos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, estiveram teste de tipagem e coagulação sanguínea, aferição de pressão arterial, orientações sobre medicamentos e plantas medicinais, avaliação nutricional, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), orientações sobre saúde bucal e saúde da mulher.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de março de 2020 às 12:12
Compartilhar Comente

Dia Internacional da Mulher: Unesc promove um mês especial para celebrar a data

Dia Internacional da Mulher: Unesc promove um mês especial para celebrar a data
Campus já recebeu mais de 200 participantes em dois dias de ações (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Mãe, avó, guerreira, amorosa, parceira. Assim Roseli Pereira é descrita por suas colegas de trabalho. Em sua história de vida, reforça com propriedade o que é ser mulher, merecedora de todos os dias do ano. Colaboradora do Apoio Logístico da Universidade há 17 anos, criou seus cinco filhos sozinha e está presente na vida de seus 12 netos. Ao lado de suas colegas, e mais 200 mulheres das comunidades externa e interna, teve um dia diferente no trabalho nesta sexta-feira (6/3).

As atividades propostas pelo projeto “Extensão com Elas”, iniciaram na quinta-feira (5/3) com aulas de dança, homenagens, espaço para massagem e maquiagem, oficina de defesa pessoal, dança, pintura corporal, direito da mulher e empoderamento. Tudo pensado em alusão ao Dia Internacional da Mulher. “A Unesc é minha casa e muito me orgulho de momentos como este. Há quase duas décadas faço parte desta história e mais do que nunca me sinto valorizada. Em datas como esta é que percebemos o quanto este lugar faz bem às pessoas”, afirmou Roseli. 

Durante os dois dias de ações, mais de vinte projetos se colocaram à disposição das mulheres que passaram pelo campus. Gisele Colombo, de Nova Veneza, trouxe sua neta para passar a tarde na Universidade. Elas aprenderam sobre direito da mulher, saúde, cuidados psicológicos e empreendedorismo feminino. “É sempre bom ter um tempo para aprender. Desde cedo, busco passar para minhas netas a importância de a mulher sentir-se e ser capaz de realizar coisas incríveis”, destacou.  

Ainda nesta sexta-feira, estudantes e professores do curso de Nutrção da Universidade estiveram na JBS realizando uma ação com as colaboradoras da empresa. No período matutino e noturno, as trabalhadoras puderam receber orientações sobre alimentação saudável e saber o cálculo de seu Índice de Massa Corporal (IMC).

Até o fim de março, a Universidade terá novos momentos como estes, que foram organizados pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. Um café, teatro, novas oficinas e momentos de valorização já estão sendo preparados para a comunidade interna e externa.

A força da mulher empreendedora

Uma das propostas com data já marcada é a “Feira delas para elas”, agendada para o dia 11 de março. A iniciativa promoverá espaços com exposição de produtos e serviços, trocas de informações, diálogos sobre empreendedorismo e outras atrações.  O evento será direcionado a alunas, professoras, funcionárias e egressas da Instituição. A iniciativa é da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) e também contará com workshops gratuitos sobre colaboração ao empreender, aberto para todas as mulheres da comunidade interna e externa da Unesc.

Para tirar dúvidas e buscar informações sobre a inscrição, basta entrar em contato com a Aditt, na sala 21 do Bloco Administrativo, das 8às 12 horas e das 13h30 às 17h30 ou pelo telefone (48) 3431-2606.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de março de 2020 às 17:24
Compartilhar Comente