Diretoria de Extensão

Unesc participa de evento estadual com foco na Economia Solidária

Unesc participa de evento estadual com foco na Economia Solidária
Representantes estiveram em Blumenau para Fórum na última semana (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Fórum Regional de Economia Solidária do Extremo Sul Catarinense esteve representado no Fórum Estadual de Economia Solidária, evento que ocorreu na última semana, entre os dias 27 e 28 de novembro, na FURB (Universidade Regional de Blumenau), em Blumenau. Participaram do evento o Programa de Ações em Economia Solidária (PAES), projeto de extensão da Unesc, que apoia a geração de trabalho decente e renda através da Economia Solidária representado pelas professoras Caroline Jacques, Mari Rozane e Nathália Polli, demais coordenadoras do Fórum Regional e participantes da Feira de Economia Solidária da Unesc.

Estiveram presentes no evento os Fóruns regionais de cinco regiões de Santa Catarina para dialogar sobre os avanços e desafios do movimento da Economia Solidária. A proponente da Lei sobre a Política Estadual de Economia Solidária no Estado de Santa Catarina (LEI 17.702, de 22 de janeiro de 2019), deputada estadual Luciane Carminatti, foi uma das participantes do encontro, no qual destacou os próximos passos em direção à regulamentação da lei, sobretudo, em relação à criação de um fundo estadual para implementar programas estruturados de apoio à Ecosol.

O encontro contou ainda com uma mesa redonda, coordenada pelo Prof. Dr. Valmor Schiochet, em comemoração aos 20 anos de criação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da FURB.

O Fórum Regional de Economia Solidária do Extremo Sul Catarinense contou com diversos integrantes e apoiadores do movimento: os empreendimentos que participam da Feira de Economia Solidária da Unesc ligados à cooperativas e associações, Instituto Federal de Santa Catarina, Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), SESC e Secretários de Prefeituras municipais da região.

A bandeira da Economia Solidária

A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho decente e renda e uma resposta a favor da inclusão social.

Na Unesc a Feira de Economia Solidária acontece todas as quartas-feiras, das 14h às 19h, no Hall da Reitoria. O Fórum Regional de Economia Solidária do Extremo Sul Catarinense acontece a cada dois meses.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de dezembro de 2019 às 15:12
Compartilhar Comente