Diretoria de Extensão

Integrantes da Instância de Governança Encantos do Sul dialogam na Unesc

Integrantes da Instância de Governança Encantos do Sul dialogam na Unesc
Encontro reuniu lideranças e representantes municipais da região (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A valorização do patrimônio material e a importância dos museus marcaram a pauta do último encontro em 2019 da Instância de Governança Encantos do Sul. No evento, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinki acolheu os representantes e gestores municipais no Auditório Edson Rodrigues da Unesc. O encontro propôs diálogos sobre a atuação e o futuro da organização, que abre as postas do turismo nos 32 municípios que compões Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna). 

Segundo a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinki, o encontro na Universidade é significativo e valoriza o segmento educativo presente nas ações da organização. “É um momento de muita honra e alegria. A oportunidade de representar a Unesc e a região tem grande significado, pois evidencia as contribuições de nossa Instituição para o turismo pedagógico e para a educação do Sul catarinense. Já recebemos mais de 700 instituições vindas de 49 municípios”, ressalta.

Também em destaque no evento, os integrantes da trade dialogaram sobre a validação de pleitos e ações, emendas parlamentares, Conselho Estadual de Turismo, administração, estatuto, museus e suas atuações no turismo pedagógico. Após a reunião eles visitaram o Museu de Zoologia da Unesc e confraternizaram.

A gestora executiva da Instância de Governança Encantos do Sul, Marta Fogaça, comemorou a visita à Universidade e destacou a necessidade de se usufruir das instituições de ensino. “O turismo pedagógico aqui presente é extremamente rico e precisa ser ainda mais explorado, levado como exemplo para todo o estado. Fazer turismo é sonhar, é pensar e refletir sobre o local onde estamos inseridos e os espaços educativos são modelos nestes quesitos tão importantes”, destaca.

Também estiveram presentes no evento a professora da Instituição e coordenadora da Sala dos Municípios e do curso de Turismo, Izabel Regina de Souza, e a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martinhago Saleh.

Encantos do Sul

A região turística catarinense conhecida como Encantos do Sul contempla uma das mais ricas rotas turísticas do estado. Quem gosta de visitar cidades históricas vai se encantar com Laguna, a terra de Anita Garibaldi. Já Imbituba, Garopaba e Jaguaruna são ótimos destinos para os adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura, com algumas das mais belas praias e lagoas do Sul do Brasil. Essa faixa litorânea também é o principal berçário das baleias-francas no inverno, outra atração ecoturística da região. No interior, os destaques vão das estâncias termais de Tubarão e Gravatal aos municípios onde a cultura italiana e alemã são predominantes, como é o caso de Urussanga, Nova Veneza, Orleans, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Forquilhinha e as duas maiores cidades sul-catarinenses: Tubarão e Criciúma.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de dezembro de 2019 às 17:51
Compartilhar Comente

Acadêmicos participantes do Proesde apresentam ideias inovadoras

Acadêmicos participantes do Proesde apresentam ideias inovadoras
Mais imagens

Os 44 acadêmicos da Unesc participantes do  Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional)  apresentaram neste sábado, 14/12, as ações desenvolvidas ao longo do  Curso de Extensão - Iniciativas Regionais Inovadoras, das Regiões de Criciúma e Araranguá.

O Seminário é a última atividade presencial do curso, com 200 horas de duração. O Proesde terá seguimento em fevereiro de 2020, no retorno das aulas, quando será realizado o Seminário Estadual, onde todas as instituições do Sistema Acafe estarão reunidas para apresentar os projetos.

O Proesde contemplou estudantes de diversos cursos da Unesc, com conteúdos abordando o Desenvolvimento Regional Sustentável, Educação, Cidadania e Desenvolvimento, Empreendedorismo, Inovação e Políticas Públicas. Além da qualificação, os participantes do Programa, escolhidos por sorteio, ganharam benefício de até 70% do valor da mensalidade nas disciplinas durante o semestre em que integram o Proesde.

O evento foi aberto pela Coordenadora do Proesde na Unesc, Cristiane Dias, e pela Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego.  Em sua fala, a Diretora de Extensão Salientou que o programa vai ao encontro da necessidade regional, do desenvolvimento regional, onde proporciona mudanças significativas na região. “Tenho certeza que as ideias desenvolvidas são fundamentais para a comunidade, que precisa da nossa atuação, com um olhar ampliado observando as necessidades e, a partir dali, propor ações que venham a mudar a realidade tão necessária”, salientou Fernanda Sônego.

Ao longo do semestre os bolsistas foram divididos em oito grupos por áreas do conhecimento, onde estiveram nas comunidades, pesquisando ações inovadoras nos municípios. Entre as propostas os estudantes trouxeram a criação de ambientes colaborativos e pesquisa sobre a lei de inovação no município de Criciúma. Também foi estudado um projeto de sensibilização na Polícia Civil no atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência e uma ação do curso de Odontologia que trabalha a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, visando melhor atender a comunidade que trabalha. Outro case veio de alunos do curso de Ciências Contábeis junto ao Bairro da Juventude. Acadêmicos de cursos da área de saúde trabalharam a proposta de ofertar um pacote de serviços de saúde nas escolas. Ainda na saúde foi apresentado a sugestão de desenvolvimento de um aplicativo para doação e recebimento de medicamentos da Farmácia Solidária da Unesc.

“Esse seminário é o fechamento dos encontros presenciais, do Proesde neste segundo semestre, e agora os estudantes têm como tarefa estruturar melhor essas ideias, fazer uma devolutiva para o governo do Estado, e finalmente, mostrar no encontro estadual as ações inovadoras da região sul. A proposta é que esses acadêmicos se tornem profissionais empreendedores, olhem para a sociedade e sejam empreendedores nos lugares onde passarem, tentando solucionar os problemas da sociedade”, explica a professora Cristiane Dias.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de dezembro de 2019 às 11:22
Compartilhar Comente

Unesc apresenta projeto de revitalização à comunidade do bairro Nova York

Unesc apresenta projeto de revitalização à comunidade do bairro Nova York
Professores e acadêmicos foram responsáveis por criação de projeto de espaço social e comunitário (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A comunidade do bairro Nova York, em Forquilhinha, conheceu, na noite desta terça-feira (10/12), os detalhes do projeto de um novo espaço social e comunitário a ser implantado no campo do clube União. O projeto completo de uma estrutura multiuso de convivência comunitária foi criado a partir de uma atividade de extensão, intitulada EMI (Projeto de Extensão Escritório Modelo de Assistência Técnica),realizada ao longo de todo o ano por professores e acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e Engenharia Civil.

Ao longo de quatro encontros dos professores e acadêmicos com a comunidade foi possível fazer um levantamento sobre problemas e potencialidades do bairro, assim como sobre o tipo de estrutura que gostariam de ter à disposição, dados que foram compilados pela equipe e resultaram no projeto final. Entre os espaços planejados estão pista de caminhada, atletismo e ciclovia; quadra poliesportiva; quadras de futebol suíço, areia para vôlei, futebol e futevôlei; biblioteca com salas para cursos; sede da Associação de Moradores; playground adaptado para inclusão social; academia pública; quiosques; concha acústica, entre outros.

Conforme o professor coordenador do projeto, Jorge Luiz Vieira, a participação das famílias do bairro Nova York e dos vizinhos Ouro Negro e Vila Franca foram essenciais para que o projeto refletisse aquilo que, de fato, as comunidades querem e precisam. “No total serão aproximadamente 1.500 famílias beneficiadas com toda a estrutura contemplada, ou seja, um número bastante significativo de pessoas que poderá usufruir daquilo que a comunidade pensou em conjunto”, destacou.

Após a fase apresentação e finalização dos detalhes do trabalho, de acordo com Jorge, o projeto será entregue à prefeitura de Forquilhinha. “Essa será a contribuição da Universidade. Oferecer todo esse trabalho de reconhecimento e utilização da sua expertise para a formação de um projeto completo. A partir disso, o poder público irá orçar e ir em busca de recursos para tornar as ideias realidade”, completou.

A presença nos encontros e a participação na construção das ideias, conforme o representante do Coletivo Cultural Catavento, Leonardo Teixeira, deverá ter continuidade para as próximas etapas a serem encaradas. “Vamos ter a oportunidade de criar uma história diferente para esse espaço que hoje está subutilizado. Sabemos que será um longo processo, mas temos certeza de que, quando pronto, esse será um modelo para outras cidades e comunidades. Com união de esforço iremos em busca dos recursos para efetivar isso tudo”, salientou.

Para a moradora da comunidade Fátima Kopetz, o sentimento é de grande expectativa. “Fiz questão de acompanhar todos os encontros e de participar ativamente desse projeto que com certeza fará toda a diferença no nosso bairro. Acredito que vamos conseguir vê-lo se tornar real”, pontuou.

Lideranças comunitárias que lutam pelo bairro Nova York há décadas ou da nova geração que inicia agora sua trajetória, como José Waldir Cardoso e Nedir Marcelino, respectivamente, também veem com entusiasmo o futuro do campo do União. “Estive na criação do clube União e participei de diversas fases históricas do bairro. Quero continuar trabalhando em prol da nossa região e acredito muito nessa ideia construída”, garantiu.

Na visão de Nedir, mesmo sendo ousada a ideia pode sair do papel. “Queremos continuar o trabalho feito até então na comunidade e encararemos esse projeto que é grandioso, mas é possível”, completou.

O Projeto de Extensão conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Forquilhinha, da Associação de Moradores do Bairro Nova York, do Coletivo Cultural Catavento e Labs Coopera e é vinculado ao Pehis (Programa Permanente de Extensão Habitat + Humano, Inclusivo e Sustentável) da Unesc. A ação conta com ainda colaboração dos professores Evelise Chemale Zancan, do Curso de Engenharia Civil, e Vanildo Rodrigues, do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e de alunos bolsistas e voluntários.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de dezembro de 2019 às 22:18
Compartilhar Comente

Projeto Fitoterapia Racional encerra atividades de 2019 com conhecimento e confraternização

Projeto Fitoterapia Racional encerra atividades de 2019 com conhecimento e confraternização
Encontro ocorreu na Unesc e reuniu agentes da Pastoral da Saúde (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O conhecimento popular das agentes da Pastoral da Saúde e o saber científico produzido na Universidade reunidos, com o objetivo de promover saúde e bem-estar à população por meio do uso de plantas medicinais. Assim atua o projeto “Fitoterapia Racional: Aspectos Taxonômicos, Agroecológicos, Etnobotânicos e Terapêuticos”, que nesta terça-feira (3/11) encerrou suas atividades de 2019.

O encontro foi marcado por uma socialização de informações sobre as plantas estudadas ao longo do ano, para revisão e documentação, e uma troca de mudas em uma brincadeira de Amigo Secreto. “São dez plantas estudadas ao longo do ano. Suas informações são coletadas, compartilhadas e documentadas. Ao fim dos estudos, o material é transformado em apostilas que auxiliam as agentes da Pastoral”, explicou a coordenadora do projeto e professora do curso de Farmácia da Unesc, Angela Erna Rossato.

A proposta da parceria entre Universidade e Pastoral da Saúde é promover encontros todos os meses, reunindo representantes de diversas cidades do Sul de Santa Catarina. Com a apostila pronta, as demais agentes da pastoral multiplicam as informações reunidas, dentro das áreas de botânica, etnobotânicas, agroecológicas, farmacológicas e terapêuticas advindas do contexto popular, tradicional e científico das plantas medicinais estudadas.

Os estudos analisam a origem, o uso popular e até pesquisas científicas, para esclarecer o modo de usar, as indicações, contraindicações e restrições. O projeto institucional já é desenvolvido há 19 anos, por meio da parceria entre Unesc e Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma. Ao todo a ação envolve mais de 400 agentes, divididas entre Lauro Müller e São João do Sul.

O projeto agrega pesquisa, ensino e extensão, pois várias demandas instigam pesquisas, na forma de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Pesquisa Científica) e 


PIC (Programa de Iniciação Científica), além de dissertações e teses, também agregam conhecimento às disciplinas de Botânica, Farmacognosia e Fitoterapia vinculadas ao curso de Farmácia da Unesc. 

Nos encontros na Unesc, os participantes do projeto podem visitar o Horto Florestal, onde além de exemplos de uso e cultivo das plantas, eles podem identificar cada espécie por meio do tato, visão e olfato.


Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de dezembro de 2019 às 16:50
Compartilhar Comente

Um dia especial para as crianças do Projeto Tigrinhos

Um dia especial para as crianças do Projeto Tigrinhos
Mais de 800 jovens participaram da competição (Fotos: divulgação) Mais imagens

Uma vez ao ano os participantes do Projeto Tigrinhos se reúnem em uma grande festa. São crianças, de até 14 anos, que vivenciam um dia especial no Torneio de Confraternização. Neste sábado (30/11), no Centro de Treinamento Antenor Angeloni, a competição reuniu 17 equipes, somando mais de 800 jovens atletas dos núcleos da região sul de Santa Catarina, e marcando o fim das atividades de 2019.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comemorou o sucesso do projeto e descreveu o evento como um lindo momento de integração e esporte. “É muito prazeroso constatar a alegria das crianças. O Projeto busca a transformação e desde pequenos os participantes são inseridos no mundo do esporte. Como resultado eles fazem parte de uma grande família, e aprendem sobre respeito, união e educação”, afirmou.

Na disputa do masculino, o campeão e o vice das categorias foram os mesmos. Forquilhinha garantiu o ouro do Sub-12 e Sub-14, enquanto Praia Grande ficou com a prata. No feminino, São João do Sul foi a campeã e Morro da Fumaça a vice. 

“Esse torneio tem por objetivo integrar as crianças dos núcleos da região. Além de conhecer o Centro de Treinamento do Tigre, esses jovens e os pais puderam ter um dia de divertimento e troca de experiências. Agradecemos a presença e o empenho de todos os profissionais do Projeto”, destacou o supervisor das categorias de base, Dinarti de Souza.

Projeto Tigrinhos

O Projeto Tigrinhos conta atualmente com 23 núcleos em 20 cidades da região, atendendo aproximadamente 1500 crianças. Ele é desenvolvido por parcerias da Unesc, do Criciúma Esporte Clube e de prefeituras da região Sul de Santa Catarina. 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 02 de dezembro de 2019 às 16:03
Compartilhar Comente