Diretoria de Extensão

Unesc marca presença na Rua da Gente e proporciona cuidados à comunidade

Unesc marca presença na Rua da Gente e proporciona cuidados à comunidade
Evento teve o objetivo de abordar temas alusivos ao Novembro Azul (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc é uma Instituição comunitária, compromissada com a qualidade no ambiente de vida de sua região. Neste sábado (30/11) não foi diferente e uma equipe da Universidade, formada por mais de 30 estudantes das mais diversas áreas do conhecimento, se colocou à disposição da comunidade na Rua da Gente. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, teve o objetivo de conscientizar a população sobre temas alusivos ao Novembro Azul.

O morador de Criciúma Salezio da Silva, de 60 anos, foi o primeiro a chegar no espaço da Unesc. Sempre atento à saúde, ele conta que não perderia a oportunidade. “Sou cardíaco e sempre estou cauteloso. Estava concluindo a corrida, aqui no parque ao lado, e ouvi algumas pessoas falando sobre a tenda da Universidade. Foi então que me planejei para concluir o exercício e ao fim aproveitar os cuidados oferecidos”, afirma.

Durante toda a manhã, quem passou pelo local pode aproveitar atrações para crianças e o conhecimento compartilhado por acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia.

Foram disponibilizadas ações voltadas à aferição de pressão; orientações sobre uso racional de medicamentos; auriculoterapia; terapia Manual; teste de IMC (Índice de Massa Corporal); orientações sobre Nutrição; conscientização e prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral); qualidade de vida, e depressão.

A participação da Instituição em eventos deste gênero é organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

A importância do Novembro Azul

Segundo dados registrados pelo Vigilantos-Módulo Câncer, da Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o município de Criciúma registrou em 2019 1.096 novos casos de câncer no sexo masculino, destes, 120 são de câncer de próstata.

O secretário de Saúde, Acélio Casagrande, esteve presente no espaço da Unesc e frisou que é preciso conscientizar a população masculina de que o diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento eficaz. “A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são fundamentais para diminuir os riscos à saúde. Também é preciso fazer exames com frequência para ter controle sobre a saúde”, enfatiza.

A maior incidência está na faixa etária de 40 a 50 anos, caso possua sintomas frequentes como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, é necessário procurar o médico imediatamente.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de novembro de 2019 às 11:39
Compartilhar Comente

Projeto de extensão realizado com adolescentes do Bairro da Juventude tem edição encerrada

Projeto de extensão realizado com adolescentes do Bairro da Juventude tem edição encerrada
No total quase 500 jovens e adolescentes já passaram pelas experiências da ação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em sua nona edição levando conhecimento e oportunidades a jovens e adolescentes do Bairro da Juventude, o projeto Empreendedorismo e Planos de Negócios, da Unesc, foi encerrado nesta quinta-feira (28/11). Por meio da ação, que promoveu encontros semanais ao longo de todo o ano, foram repassados ensinamentos com foco na geração de trabalho e renda, com inclusão social, por meio de capacitação empreendedora.

Essa foi a nona turma participante do projeto que envolve professores e acadêmicos do curso de Administração da Universidade no compartilhamento, por meio de oficinas, de conhecimentos, habilidades e atitudes aos alunos do Centro de Ensino Profissionalizante do Bairro da Juventude.

Conforme o coordenador da ação desde o seu lançamento, em 2011, professor Abel Corrêa de Souza, no decorrer dos anos de projeto foram atendidos quase 500 jovens e adolescentes distribuídos pelos diversos cursos oferecidos pelo Bairro, como Padaria, Programador de Computador, Mecânica de Automóveis, Eletricista de Manutenção, Mecânica Geral e Cozinha Industrial.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de novembro de 2019 às 15:20
Compartilhar Comente

Sombrio recebe atividades de extensão da Unesc

Sombrio recebe atividades de extensão da Unesc
Comunidade contou com serviços e orientações voltadas à saúde (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O último sábado (23/11) foi de ação de extensão em Sombrio. Em espaço montado em frente ao Posto de Saúde Central Lino Demétrio Coelho, no bairro Parque das Avenidas, acadêmicos e profissionais da Unesc ofereceram diferentes tipos de atendimento e orientação à comunidade.

Participaram da ação acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. Entre as atividades oferecidas a aferição de pressão arterial, orientações quanto ao armazenamento e descarte correto dos medicamentos, orientações referentes à hipertensão, auriculoterapia, terapia manual, orientações de saúde bucal e explanações sobre atendimento nas Clínicas Integradas da Unesc. No total foram realizados aproximadamente 70 atendimentos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de novembro de 2019 às 18:44
Compartilhar Comente

Personagem Vitorino encanta crianças no lançamento de livro do Museu de Zoologia da Unesc

Personagem Vitorino encanta crianças no lançamento de livro do Museu de Zoologia da Unesc
Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi a responsável por narrar a história educativa para as crianças presentes (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A dedicação da professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski ao Museu de Zoologia da Unesc que leva seu nome deu novos frutos. O mais novo resultado de tamanho empenho ao projeto é o livro “Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa”, lançado oficialmente na tarde desta segunda-feira (25/11). Em um evento que recebeu crianças do Colégio Unesc e do Bairro da Juventude oferecendo-lhes a sensação de estar dentro do mar, Morgana apresentou a história do novo personagem que faz parte do universo que ajuda o Museu a ensinar sobre educação ambiental.

A obra, que foi escrita por Morgana Cirimbelli Gaidzinski e ilustrada por Vamber Cabral sob edição da Ediunesc, tem o importante apoio da Polícia Militar Ambiental e foi distribuída gratuitamente para as crianças que lotavam o auditório Ruy Hülse.

A aluna do terceiro ano do Bairro da Juventude, Alice Mundes Fernandes, de nove anos, foi uma das crianças que se encantou com o que viu na visita à Unesc. Conforme ela, entre tantas coisas que gostou na tarde diferente que viveu na Universidade, uma lhe chamou mais a atenção. “Gostei muito do cinema”, destacou, referindo-se ao ambiente montado no Auditório para a contação da história e para o lançamento. Alice não conteve a alegria ao receber seu exemplar do livro do personagem Vitorino, compartilhando com as amigas a felicidade de ver as ilustrações e os diferenciais do livro.

Momentos gratificantes

Para a autora da obra e criadora do Museu, a tarde desta segunda-feira foi simplesmente gratificante. “Não dá para explicar a alegria de ver as crianças participando da contação da história, dedicando atenção ao momento”, apontou Morgana.

A ideia, conforme a professora, foi oferecer um ambiente alegre e lúdico, que envolvesse os pequenos no universo do meio ambiente e da cultura. “Queríamos, e acredito que conseguimos, atingir os sentimentos deles, as emoções, coisas que se alcança também com o universo da leitura e queremos passar por meio da educação ambiental”, completou.

O lançamento oficial do livro contou com a participação de representantes da Polícia Militar Ambiental, da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Educação de Criciúma, da direção do Colégio Unesc, da diretora da Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, da assessora do gabinete da reitoria, Tatiane Macarini e do editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, entre outras autoridades e visitantes.

A história

O livro narra a história de Vitorino, uma tartaruga marinha que enfrentou inúmeros desafios ao longo de sua vida nos oceanos, mas que conseguiu vence-los e, por isso é uma tartaruga vitoriosa.

Conforme Morgana, durante a narrativa Vitorino apresenta ao leitor as belezas do fundo do mar e também a fragilidade com que o ambiente marinho se encontra, devido aos diferentes impactos ambientais responsáveis pela perda da biodiversidade nos oceanos, como as redes de pesca, o derramamento de óleo e de esgoto doméstico, além do lixo jogado no mar. “A história de Vitorino apresenta também o ciclo de vida das tartarugas marinhas e curiosidades sobre a algumas espécies da fauna marinha como: a foca Vick, o lobo-marinho Teco, o polvo Octus e a baleia Frida”, acrescenta.

O livro aborda ainda a relação de Vitorino com o Museu de Zoologia da Unesc, desde a sua chegada, seu convívio com a equipe do Museu e suas descobertas sobre a importância do projeto na preservação da natureza por meio de suas práticas e ações educativas.

Vitorino acaba se tornando um personagem do Museu, e até é o porta-voz dos animais marinhos estabelecendo uma relação de interação com os visitantes levando de forma lúdica e divertida a mensagem do Museu de preservação e respeito à vida. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de novembro de 2019 às 17:47
Compartilhar Comente

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019
Mais imagens

Cerca de 900 concluintes de cursos da Unesc realizaram na tarde deste domingo a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, avaliando o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.

A prova mobilizou gestores, coordenadores de curso, professores e funcionários da Universidade, com uma ampla estrutura montada para receber e orientar os estudantes dos cursos. O espaço foi montado em frente aos blocos R1 e R2 da universidade onde foram realizadas as provas, que iniciaram pontualmente às 13h30min. Os cursos avaliados nesta edição do Enade foram Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. O acadêmico de Engenharia Química, Rafael Pereira, aluno da décima fase, conta que a prova reforça não apenas o conhecimento adquirido ao longo do curso, mas também premia a sua formação, uma forma de comprovar os conhecimentos adquiridos no curso.

A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, salienta que a o Enade por si só não é o único, mas compõe um conjunto de indicadores que mostram os caminhos por onde a universidade deve seguir. “De posse sempre dos resultados nós conseguimos estabelecer um planejamento dos nossos cursos e da nossa universidade”, salienta. O Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, informa que 98% dos acadêmicos habilitados para a prova compareceram, o que representa um excelente índice. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, destaca Feldhaus. A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, destaca que o exame é um dos critérios de avaliação externa, entre vários outros itens de avaliação, que reflete todo o processo de formação ao longo da trajetória acadêmica. “É importante ver toda a universidade envolvida para termos um bom desempenho. A expectativa é muito positiva”, observa.

Como estímulo à participação e preparação à prova, a Unesc lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” onde quem tiver aproveitamento superior a 60% na prova vai participar do sorteio de bolsas de estudo de pós-graduação.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 24 de novembro de 2019 às 16:31
Compartilhar Comente