Diretoria de Extensão

Reitoria dá posse a novos integrantes do Conselho Universitário da Unesc

Reitoria dá posse a novos integrantes do Conselho Universitário da Unesc
Mais imagens

A Reitoria da Unesc realizou na tarde desta segunda-feira, 28/10, reunião do Conselho Universitário, Consu. Na reunião foram empossados pela Reitora Luciane Bisognin Ceretta os novos conselheiros do Consu, eleitos por seus pares para um mandato de dois anos, foram empossados e, na sequência, já participaram da primeira reunião.

Os conselheiros empossados têm mandato de dois anos e representam as quatro áreas do conhecimento: ciências da saúde, ciências sociais aplicadas, engenharias e tecnologias e humanidades, ciências e educação.

A reitora da UNESC entregou a casa conselheiro uma cópia de suas atribuições e, salientou a importância deste órgão colegiado para o processo decisório de uma universidade comunitária.

O Conselho Universitário é o órgão máximo da Unesc. Presidido pela reitora é composto por trinta membros da comunidade acadêmica, representantes dos estudantes, UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma) e Associação dos professores e funcionários, Aprofucri.

Ao conselho universitário compete a deliberação sobre todos os processos acadêmicos da universidade, criação de novos cursos, processos de formação docente e, ainda, análise do balanço financeiro e orçamento da universidade, bem como análise e aprovação do relatório anual de atividades institucionais.

Aurélia Regina de Souza Honorato

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 29 de outubro de 2019 às 00:03
Compartilhar Comente

EdiUnesc lança livro organizado por Luciane Bisognin Ceretta e Reginaldo de Souza Vieira

EdiUnesc lança livro organizado por Luciane Bisognin Ceretta e Reginaldo de Souza Vieira
Obra “Inserção Curricular da Extensão” será lançada oficialmente nesta quinta-feira (24/10) (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Integrando a programação da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc será realizado, na manhã desta quinta-feira (24/10), a obra “Inserção Curricular da Extensão – Aproximações teóricas e experiências – Volume XI”, publicada pela EdiUnesc. O livro é fruto da união entre as instituições comunitárias de Ensino Superior que fazem parte da chamada Câmara Sul, envolvendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarine e Paraná, do ForExt (Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias). O lançamento oficial do material será realizado em solenidade às 10h no hall do Bloco Administrativo da Unesc e é aberto ao público em geral.

No total 20 autores, pesquisadores e extensionistas, têm seus textos publicados na obra, organizada pelos professores Luciane Bisognin Ceretta e Reginaldo de Souza Vieira. As contribuições são de profissionais vinculados à Câmara Sul, além de dois textos de instituições universitárias argentinas.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de outubro de 2019 às 08:05
Compartilhar Comente

Palestra do presidente da Fapesc abre oficialmente a 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Palestra do presidente da Fapesc abre oficialmente a 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Fabio Zabot Holthausen abriu a SCT, maior evento institucional da Universidade, que segue até sexta-feira (25/10) com extensa programação (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A atividade que abriu de forma oficial a 10ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc foi comandada, na noite desta segunda-feira (21/10), pelo presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fabio Zabot Holthausen. A liderança palestrou diante do Auditório Ruy Hülse lotado de estudantes e professores interessados em aprender sobre a temática “A Fapesc e os programas de tecnologia e inovação no estado de Santa Catarina”.

Entre números atuais e históricos, Fabio destacou as principais informações referentes à Fundação desde a sua criação, sobre seu importante papel ao longo dos últimos 30 anos e ainda as novidades da Instituição no que diz respeito à pesquisa. Conforme o presidente, um dos seus objetivos à frente da Fundação é aproxima-la da comunidade e tornar sua função conhecida. “Ainda dentro do que é missão da Fapesc nosso foco é oportunizar conhecimento e, logo, desenvolvimento para todas as regiões do estado. Ao proporcionar isso, por meio de conexões, políticas públicas e centros de inovação, por exemplo, estaremos também dando a oportunidade para que os talentos fiquem em suas regiões e ajudem a desenvolvê-las”, salientou.

A palestra de Fabio abriu de forma oficial as atividades que seguem até esta sexta-feira (25/10), no evento que acontece de forma simultânea à 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Abertura oficializada

Antecedendo a palestra de Fabio Zabot Holthausen, a abertura da SCT contou com a composição de uma mesa de honra e das falas de abertura oficial. Em forma de boas-vindas aos participantes e, de antemão de agradecimentos aos envolvidos no processo de organização do evento, representantes das estudantes, da gestão, dos patrocinadores e da comunidade externa puderam fazer o uso da fala.

Ao dar boas-vindas aos participantes que lotaram o auditório, a coordenadora geral da 10ª SCT, Merisandra Cortes de Matos Garcia, aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na organização das 144 atividades entre palestras, minicursos e oficinas programadas para a programação. De acordo com Merisandra, até a noite de segunda-feira o evento já contava com 1.073 pessoas inscritas e 876 trabalhos submetidos e aprovados nas diferentes áreas do conhecimento, número que supera a última edição e demonstra o crescimento do evento a nível nacional.

Todo o envolvimento e dedicação de centenas de pessoas em prol de um evento dessa magnitude, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é validado pelo objetivo que norteia os trabalhos e investimentos da Universidade: as pessoas. “Mais do que crescimento econômico nós nos preocupamos com o desenvolvimento social, porque a nossa missão converge com o ambiente de vida das pessoas. Nós precisamos produzir ciência, tecnologia e ideias inovadoras, não porque é bonito, mas porque isso pode melhorar e muito a qualidade de vida das pessoas e essa é a missão que nos sustenta”, destacou Luciane, salientando ainda a importância da temática escolhida a nível nacional.

Compuseram ainda a mesa de honra da abertura oficial o vice-reitor Daniel Preve; a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o assessor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Criciúma, Edson Santos da Silva; o superintendente do CREA SC, engenheiro Laercio Domingos Tabalipa, representando o presidente Ari Geraldo Neumann; o vereador Aldinei Potelecki; o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot Rocha e a representante da Associação dos Pós-graduandos, Claudia Bauer Gonçalves.

A SCT conta com patrocínio do Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) e apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sebrae e Biozenthi.

Confira a programação completa da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 21 de outubro de 2019 às 23:19
Compartilhar Comente