Diretoria de Extensão

Bairro Cristo Redentor recebe ação de Extensão da Unesc

Bairro Cristo Redentor recebe ação de Extensão da Unesc
Comunidade recebeu Universidade para atividades voltadas a adultos e crianças Mais imagens

Em ação que integra a intensa agenda do Mês da Extensão, o bairro Cristo Redentor, em Criciúma, recebeu a Unesc, nesta quarta-feira (10/05), para um dia de atividades especiais. Com informações sobre empreendedorismo, atividades do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidizinski e orientações sobre a importância da água, a Universidade promoveu o Dia da Extensão no bairro.

Abrir as portas do Centro Comunitário para receber a Unesc, para o presidente do bairro, Crizzly De Cordes, é uma honra. “Essa aproximação com a Instituição nos deixa muito felizes. Estamos lisonjeados por receber as atividades e, mais que isso, estarmos próximos da Unesc. Participei, representando a comunidade, de dois eventos da Universidade nos últimos dias e posso dizer que saí maravilhado com tudo o que vi e ouvi”, destacou.

Contar com o apoio de uma Instituição Comunitária de portas abertas como a Unesc, de acordo com o presidente, dá ânimo ainda maior para os trabalhos na comunidade. “Nos sentimos vistos, apoiados e queremos estar cada vez mais próximos. Vou levar as informações sobre bolsas e oportunidades sempre que possível para os moradores, pois sei que é possível estar lá como acadêmico e ainda quero estar também”, acrescentou, já planejando um futuro próximo.

Rosangela Nascimento Rabelo, moradora do bairro e integrante da associação de moradores, foi até o Centro Comunitário com o filho Miguel e aproveitou a oportunidade de ter a Unesc no Cristo Redentor. Ela, que é enfermeira e atua na Unidade Básica de Saúde de Criciúma, gerida pela Universidade, sabe o apoio constante da Instituição à toda a comunidade.

Já o filho Miguel, de 10 anos, ainda não conhece o campus, mas já sabe que é onde quer estudar. “Vou ser biólogo e paleontólogo. Eu desejo muito estudar na Unesc desde o colégio até a faculdade”, disse, decidido, e ansioso a conhecer de perto a estrutura da Unesc.

Participando das atividades do Museu de Zoologia, Miguel não economizou palavras para descrever o quanto ama o mundo animal e demonstrou que já conhece muito. “E quero aprender muito mais”, completou.

Além das atividades para os pequenos, os adultos presentes foram orientados sobre as oportunidades do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Ao abordar o assunto o professor do curso de Ciências Contábeis Leonel Luiz Pereira colocou a Universidade à disposição para apoiar aqueles que tiverem dúvidas sobre temas relacionados a empreendedorismo. “Esse é nosso papel. Estar aqui e estar no campus de portas abertas para orientar e ajudar em tudo o que for possível”, salientou ainda.

Na oportunidade, o grupo conheceu mais de perto o Projeto de Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul Catarinense (ProFor Águas) e recebeu orientações sobre o uso da água.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de maio de 2023 às 16:04
Compartilhar Comente

Espaço Unesc “Toque de Arte” abre nova exposição: “Caminhar, Coletar, Imprimir”

Espaço Unesc “Toque de Arte” abre nova exposição: “Caminhar, Coletar, Imprimir”
Os trabalhos em exposição são da artista e professora da Unesc, Angélica Neumaier, do Curso de Artes Visuais (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de maio de 2023 às 14:52
Compartilhar Comente

Curso de Medicina da Unesc integra campanha de conscientização e prevenção contra o Câncer no Cólon do Intestino

Curso de Medicina da Unesc integra campanha de conscientização e prevenção contra o Câncer no Cólon do Intestino
Acadêmicos da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologiada (LAGH) da Unesc aderem a campanha do “Março Azul-marinho” para alertar sobre a terceira doença que mais mata no Brasil (Fotos: Arquivo Mais imagens

Confira a matéria aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de março de 2023 às 16:24
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Ação de conscientização sobre o câncer de mama é realizada no Parque Centenário

Ação de conscientização sobre o câncer de mama é realizada no Parque Centenário
Profissionais e acadêmicos da Unesc participaram do evento, ocorrido no último sábado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma ação em alusão ao Outubro Rosa, organizada pela Unesc, URC, M3 – Grupo de Corrida e a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, foi realizada na tarde do último sábado (29/10) no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi. Com o tema “Corrida contra o câncer de mama”, o evento teve como objetivo promover a conscientização a respeito da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. 

A ação contou com uma série de atividades físicas, ministradas por diversos profissionais da área. Houveram aulas de yoga, conduzidas pela professora Patrícia Freitas, de treinamento funcional com os residentes de Educação Física Glausiani Camilo, Cristiani Rocha e Rafael Moura, corrida com o professor Marcelo Olímpio e de dança com o professor Tony da Rosa. 

Participaram das atividades homens e mulheres de todas as idades, e além dos exercícios físicos, houve a participação de bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde). Os acadêmicos auxiliaram os professores na entrega de copos da Unesc e camisetas da ação, além de realizarem uma busca ativa no parque, convidando as pessoas para participarem das atividades. Bolsistas do curso de Psicologia da Universidade também fizeram parte do evento, abordando a necessidade dos cuidados com a saúde mental

A professora Geiziane Laurindo de Morais, membro da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, ressalta a importância desse tipo de evento. “Enquanto Universidade Comunitária, a Unesc cumpre sua missão levando à comunidade atividades de extensão como essa”, explica a docente, reforçando os efeitos benéficos que tal ação tem em seus participantes. “As atividades contribuem para a conscientização sobre o cuidado em saúde, incentivo à prática de atividades físicas, à interação social e à melhora da qualidade de vida das pessoas”, completa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2022 às 16:22
Compartilhar Comente