Diretoria de Extensão

Balneário Rincão recebe Feira da Economia Solidária da Unesc

Balneário Rincão recebe Feira da Economia Solidária da Unesc
Produtos serão comercializados todas as quartas-feiras durante janeiro e fevereiro (Foto: Divulgação) Mais imagens

A partir das 8 horas desta quarta-feira (15/1), moradores, veranistas e turistas de Balneário Rincão poderão ter acesso a produtos da agricultura familiar e artesanato da região. A Feira da Economia Solidária da Unesc estará até às 14 horas no calçadão com produtos como pães, bolos, bolachas, verduras, decoração, peças de vestuário e acessórios.

Em 2020, o projeto da Universidade chegou ao Balneário Rincão no dia 8 de janeiro e ocorrerá todas as quartas, das 8 às 14 horas, no calçadão, em janeiro e fevereiro. A iniciativa conta com a parceria da prefeitura.

Segundo o coordenador do PAES (Programa de Ações em Economia Solidária), Dimas de Oliveira Estevão, o objetivo de realizar o evento é ainda proporcionar oportunidade de renda para os feirantes. “Como a Unesc atua em horário reduzido nesses meses, os feirantes não têm mais um ponto fixo semanal para venda. Além disso, a maioria dos professores, funcionários e alunos passam férias no Balneário Rincão. Desta forma eles podem continuar consumindo os produtos da Feira, que ainda é conhecida por mais pessoas da comunidade”.

A feira é uma realização do PAES, projeto de extensão da Unesc que apoia a geração de trabalho decente e renda através da Economia Solidária. A Feira da Economia Solidária ocorre semanalmente no campus da Unesc desde 2012.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de janeiro de 2020 às 12:03
Compartilhar Comente

Unesc leva Feira da Economia Solidária para Balneário Rincão

Unesc leva Feira da Economia Solidária para Balneário Rincão
Atividades vão ocorrer todas as quartas-feiras durante os meses de janeiro e fevereiro (Foto: Divulgação) Mais imagens

Na temporada de verão 2020, os moradores e veranistas de Balneário Rincão vão poder adquirir artesanatos e alimentos diretamente do produtor. Todas as quartas-feiras dos meses de janeiro e fevereiro, das 8 às 14 horas, ocorrerá a Feira da Economia Solidária da Unesc. Nesta quarta-feira (8/1), artesãos e agricultores familiares de associações e cooperativas do Sul do Estado já estão no calçadão do município comercializando seus produtos. A iniciativa em Balneário Rincão conta com a parceria da prefeitura.

Na manhã desta quarta-feira, os participantes da Feira foram recepcionados pelo coordenador do PAES (Programa de Ações em Economia Solidária), Dimas de Oliveira Estevão, pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego e pela professora Caroline Jacques, também membro do Programa. “Estamos muito felizes com a oportunidade de levar a extensão da Universidade por meio da Feira de Economia Solidária, ao Rincão. Com esta iniciativa a Unesc também coloca em prática a sua missão de estimular o desenvolvimento da região e se aproxima ainda mais da comunidade. A Feira da Economia Solidária é uma oportunidade ímpar de mostrar o talento dos expositores e de comercializar produtos com qualidade e a preços acessíveis”, afirma Fernanda.  

Conforme Dimas, o objetivo de realizar o evento é ainda proporcionar oportunidade de renda para os feirantes. “Como a Unesc entra em recesso nesses meses, eles não têm mais renda. Além disso, a maioria dos professores, funcionários e alunos passam férias no Balneário Rincão. Desta forma eles podem continuar consumindo os produtos da Feira, que ainda é conhecida por mais pessoas da comunidade”, salienta.

A Feira é uma realização do PAES, projeto de extensão da Unesc que apoia a geração de trabalho decente e renda através da Economia Solidária. A iniciativa ocorre semanalmente no campus da Unesc desde 2012.

A bandeira da Economia Solidária


A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Com o princípio de não explorar e nem querer levar vantagem sobre o outro, a Economia Solidária observa ainda a produção sem degradar o ambiente. Cooperação e fortalecimento da pessoa e do grupo também fazem parte da filosofia da Economia Solidária, que vem se apresentando, nos últimos anos, como alternativa de geração de trabalho decente e renda e uma resposta em favor da inclusão social.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de janeiro de 2020 às 13:06
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc reforça as atividades de lazer à beira mar

O domingo de sol e altas temperaturas no Balneário Rincão levou um grande número de veranistas para a beira mar, onde muitas estiveram na arena do Verão Mais Unesc. Durante todo o final de semana centenas destes veranistas aproveitaram as diversas atividades gratuitas realizadas pela equipe do projeto, que proporciona atividade física e lazer à beira mar.

No palco a atração ficou por conta das aulas de ritmos de dança e a zumba. Na areia a equipe do curso de Educação Física da Unesc realizou circuitos de treinos funcionais para crianças e adultos, enquanto a equipe de recreação promoveu atividades como escultura na areia e jogos com as crianças. Outras equipes ficaram responsáveis pela massagem, bocha e vôlei para quem esteve na arena, montada em frente ao Verdão.

A coordenadora do projeto, Giselle Torri, avalia que o primeiro final de semana foi bastante positivo, com um bom público presente. “No próximo final de semana vamos aumentar as atividades, incluindo um espaço para avaliação física, que tem uma grande demanda do público. Então a expectativa para os próximos finais de semana é de atender ainda mais pessoas”, avalia. A Diretoria de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego, avalia que o Verão Mais Unesc vai ao encontro da missão da instituição de levar qualidade de vida às pessoas. “Estamos promovendo várias ações de integração, de exercícios físicos, animação e recreação. Temos a certeza de que na próxima semana a ação será novamente de sucesso e integração com os veranistas”, analisa.

As atividades no sábado e domingo aconteceram das 9 às 14 horas.  O projeto acontece em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão, portal 4oito, rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos. O Verão Mais Unesc 2020 reúne acadêmicos e professores da universidade, bem como equipe da prefeitura do Balneário Rincão, que estarão se revezando ao longo das atividades, até o final de janeiro.

PROJETO ITINERANTE - Nos dois últimos finais de semana de janeiro a Unesc e Weber Empreendimentos também estarão com o projeto Verão Mais nas praias de Arroio do Silva e Morro dos Conventos, e no primeiro final de semana de fevereiro em Balneário Gaivotas.


Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de janeiro de 2020 às 17:52
Compartilhar Comente

Sábado de Verão Mais Unesc no Balneário Rincão


Quem passou pela beira mar do Balneário Rincão pode aproveitar as diversas atividades que o projeto Verão Mais Unesc proporcionou aos veranistas na manhã deste sábado, 04/01. O sol tímido foi um incentivo a mais para quem aproveitou para curtir as aulas de zumba e ritmos de dança, que rolaram no palco. Na areia a atividade ficou por conta dos circuitos funcionais para adultos e crianças, recreação infantil, bocha e espaço para uma massagem relaxante. As atividades atraíram veranistas que passavam pelo local e também quem tradicionalmente frequenta a praia em frente ao Verdão. 
O projeto tem seguimento neste domingo, sempre das 9 às 14 horas.  Na estrutura, montada na beira-mar, em frente ao Verdão, acontecerão atividades esportivas, de orientação e atendimentos em saúde. O projeto acontece em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão, portal 4oito, rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos. O Verão Mais Unesc 2020 reúne acadêmicos e professores da universidade, bem como equipe da prefeitura do Balneário Rincão, que estarão se revezando ao longo das atividades, até o final de janeiro. 
Fique atento aos horários das atividades. O Circuito funcional acontece às 9h30 e 11h30, aula de ritmos às 09h30min e 11h30min, circuito funcional kids às 10h30 e ainda a tradicional zumba, às 11h30min e 12h30.
O projeto segue neste domingo, 05/01 pela manhã.
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de janeiro de 2020 às 17:33
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc terá atividades no Balneário Rincão todos os finais de semana de janeiro

Verão Mais Unesc terá atividades no Balneário Rincão todos os finais de semana de janeiro
Mais imagens

Evento com atividades para todas as idades inicia neste final de semana, em frente ao Verdão

A Unesc dá início neste sábado e domingo, 04 e 05 de janeiro, ao projeto Verão Mais Unesc 2020. Na estrutura, montada na beira-mar, em frente ao Verdão, acontecerão atividades esportivas, de orientação e atendimentos em saúde. O projeto acontece em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão, portal 4oito, rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos,

O projeto reúne acadêmicos e professores da Unesc, bem como equipe da prefeitura do Balneário Rincão, que estarão se revezando ao longo das atividades, das 9 às 14 horas, aos sábados e domingos do mês de janeiro. Entre as atrações, estande com serviços e orientações de saúde, terapia manual, futebol, voleibol, fotevôlei, espirobol e bocha. O Circuito funcional acontece às 9h30 e 11h30, aula de ritmos às 09h30min e 11h30min, circuito funcional kids às 10h30 e ainda a tradicional zumba, às 11h30min e 12h30.

Para a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, o projeto segue para mais uma edição sempre buscando levar à comunidade o propósito da saúde e lazer.  “O projeto está totalmente conectado ao papel comunitário que a universidade desenvolve. A Unesc é comprometida com o social e a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade”, destaca.

Além do Balneário Rincão, a Unesc também fará atividades nas praias da região.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de janeiro de 2020 às 13:49
Compartilhar Comente