Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Feira da Inovação é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

Feira da Inovação é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia
Exposições contam com trabalhos acadêmicos e da comunidade (Fotos: Tadeu Spilere) Mais imagens

Na SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc fica evidente a função da Universidade de fomentar soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento social. A Feira da Inovação, que ocorre nessa quinta e sexta-feira (19 e 20/10), conta com diversos trabalhos relacionados ao tema “A Matemática está em tudo”.

Os inscritos foram divididos em três categorias: uma voltada aos acadêmicos, professores e técnicos administrativos da Unesc e de outras universidades; outra para alunos e professores das escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos Técnicos; além da categoria focada na comunidade em geral.

De acordo com uma das organizadoras da Feira da Inovação, Cristiane Dias, os 32 trabalhos inscritos se destacam pela qualidade e criatividade. “Neste ano percebemos que houve um amadurecimento no que diz respeito à inovação. São trabalhos realmente inovadores. Além disso, chamou a atenção o comprometimento dos estudantes com a Feira”, ressalta Cristiane.

Os colegas Paulo Antônio da Costa Filho, Everson Teixeira de Oliveira, Raul Bratti de Souza e Ednar Kalfed, do curso de Engenharia de Produção da Unesc, apresentaram nessa quinta-feira uma mochila térmica diferenciada. “Além de servir como mochila normal para materiais, ela também conta com compartimentos forrados com manta térmica. Isso oferece muita praticidade, já que, na mesma mochila, é possível carregar livros e alimentos, por exemplo”, explica Costa.

Já o grupo formado por alunos e professores da Instituição, Bruno Firme Crema, Viviane Alves da Silva, Juliana Medeiros Borghezan, Carina Girelli, Mainara Figueiredo Cascaes, Evânio Ramos Nicoleit e Gustavo Bisognin, expôs o aplicativo chamado SOS Biodiversidade. “Através desta ferramenta, o próprio cidadão pode colaborar com o monitoramento do meio ambiente. Por exemplo, se ele conseguir fotografar uma espécie de animal desconhecida, pode enviar a foto diretamente para especialistas cadastrados que irão analisar”, comenta Crema.

Programação conta com atividades diversas


A SCT ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. São cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão.

Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira de Ciências,  Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

Texto: Tadeu Spilere – Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 19 de outubro de 2017 às 20:33
Compartilhar Comente

Universidade firma parceria com Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio

Universidade firma parceria com Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio
Acordo foi fechado para a realização do “Unesc na Praça” (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade firmou parceria nesta quarta-feira (18/10) com a AEUS (Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio), para a realização do evento “Unesc na Praça”, com a participação de projetos de extensão, ações de saúde coletiva, feira da profissões, assessoria jurídica popular e apresentações artísticas. O evento ocorre em 11 de novembro na Praça da Igreja Matriz de Sombrio.

A parceria foi firmada a convite da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Sombrio pela reitora Luciane Ceretta e pela presidente da AEUS, Renilda Espíndola de Oliveira, com a presença da assessora de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Sheila Martignago Saleh, da vice-presidente da AEUS, Jociele Cunha, do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, do vice-reitor Daniel Preve e da pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de outubro de 2017 às 21:39
Compartilhar Comente

Oficinas são oportunidade de aprendizado na Semana de Ciência e Tecnologia

Oficinas são oportunidade de aprendizado na Semana de Ciência e Tecnologia
Evento ocorre até sexta-feira na Universidade (Fotos: Tadeu Spilere) Mais imagens

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc também oferece uma diversidade de oficinas, contemplando variados segmentos. E esta oitava edição traz temas relevantes em debate, além de proporcionar aprendizados técnicos aos participantes. Nessa quarta-feira (18/10), a programação contou com oficinas sobre arte na educação infantil e produção de cerveja artesanal.

No atelier de pintura, a professora Gislene dos Santos Sala proporcionou aos participantes pensarem sobre o espaço da Arte na Educação Infantil de modo a garantir experiências estéticas e artísticas que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças, colocando-as como protagonistas do processo de aprendizagem. “É importante quebrar com os esteriótipos presentes na Educação Infantil, oportunizando que as crianças sejam ouvidas e expressem suas individualidades. Um trabalho significativo em Arte possibilita as crianças o desenvolvimento da sensibilidade, do processo criativo e autonomia”, comentou.

Já no curso sobre cerveja artesanal, todo o processo de produção da bebida foi explorado, colocando cada detalhe que influencia no resultado. Também esteve em pauta a cultura da cerveja, assim como novas tendências direcionadas a este segmento.

Texto: Tadeu Spilere / Ápice 360º 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 18 de outubro de 2017 às 21:06
Compartilhar Comente

Trabalhos de pesquisa ganham destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

Trabalhos de pesquisa ganham destaque na Semana de Ciência e Tecnologia
Professores convidados da UFSC participaram do encontro (Foto: Tadeu Spilere) Mais imagens

Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) também ganharam destaque na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia. Nessa quarta-feira (18/10), acadêmicos tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas para professores convidados da UFSC.

Os professores Ana Lúcia Severo Rodrigues (Departamento de Bioquímica), Antônio Pedro Novaes de Oliveira (Departamento de Engenharia de Materiais) e Alexandre Fernandez Vaz (Departamento de Ciência Humanas) acompanharam exposições relacionados a diversos temas.

Os convidados ressaltaram a qualidade das pesquisas realizadas na Unesc. “A avaliação é muito positiva. Estão conseguindo manter o alto nível dos trabalhos”, disse Oliveira. “Também me chamou a atenção a qualidade das pesquisas, além do evento como um todo”, afirmou Ana Lúlia. “Fazia algum tempo que eu não vinha para cá, e percebi que os projetos estão cada vez mais maduros”, concluiu Vaz.

Temas como Neurociência, Educação, Nutrição, entre outros, foram pauta de trabalhos dos alunos. Após as apresentações, os professores foram recebidos pela equipe da Unesc, que ressaltou a importância da presença deles, tendo em vista o incentivo às pesquisas e para o debate acerca da CNPq.

Texto: Tadeu Spilere / Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 18 de outubro de 2017 às 20:13
Compartilhar Comente

Feira de Ciências, Talento Musical e Feira da Economia Solidária na programação da SCT

Feira de Ciências, Talento Musical e Feira da Economia Solidária na programação da SCT
Exposições fazem parte da Semana de Ciência e Tecnologia (Fotos: Tadeu Spilere) Mais imagens

Uma das principais atrações da 8ª Semana de Ciência e Tecnologia é a Feira de Ciências, que contempla diversos trabalhos de estudantes do quinto ao nono ano. Nesta quarta-feira (18/10), dez expositores receberam alunos de escolas de Criciúma e também de outros municípios da região.

De acordo com o coordenador da Feira de Ciências, Eduardo Rico, neste ano todos os trabalhos estão, de alguma forma, relacionados aos estudos da Matemática. “Os colégios já promovem feiras internas, e aqui o objetivo é proporcionar esta integração entre os estudantes. Aqui eles podem trocar informações e conferir os trabalhos dos colegas”, comentou.

Alunos do oitavo ano da Satc de Turvo, por exemplo, trouxeram robôs hidráulicos ao evento. Otávio Corrêa, Enzo Augusto Mattos, Davi Stefani e Augusto Marcon apresentaram os benefícios dos equipamentos. “São robôs que podem facilitar bastante o trabalho humano, em vários tipos de atividades”, ressaltou Otávio.

Feira da Economia Solidária oferece produtos coloniais

Aqueles que passaram pela 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc nessa quarta-feira (18/10) também tiveram a oportunidade de conferir produtos da agricultura familiar, na Feira da Economia Solidária.

Genuir Grapíglia, de Morro da Fumaça, comercializou doces, bolos, pães e outros produtos. “Feiras como esta da Unesc são muito importantes para nós. Por isso, faço questão de estar sempre presente”, afirmou.

Semana de muita arte na Unesc

A 4º edição do Talento Musical ocorre paralelamente à 8ª Semana de Ciência e Tecnologia, integrando ainda mais os acadêmicos, professores e funcionários da Unesc. As atividades seguem até sexta-feira (20/10), no palco do Quintas Culturais, localizado no hall dos Blocos XXI.

“O objetivo deste evento é melhorar ainda mais a integração da comunidade acadêmica, bem como valorizar a linguagem musical em seus mais variados gêneros. Estão programadas apresentações de sertanejo, jazz, samba, pop rock, lírica, entre outras”, comenta o responsável pelo Talento Musical, Maxwell Sandeer Flor.

Saiba mais

A Semana de Ciência e Tecnologia segue até sexta-feira (20/10) com uma programação bastante diversificada.

Confira (clique aqui)

Texto: Tadeu Spilere / Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 18 de outubro de 2017 às 19:16
Compartilhar Comente