PIBID - Geografia

PIBID e Residência Pedagógica: oportunidades para ampliar horizontes dos estudantes

PIBID e Residência Pedagógica: oportunidades para ampliar horizontes dos estudantes
Inscrições para participação nos programas estão abertas até o dia 7 de agosto (Foto: Reprodução) Mais imagens

Os estudantes dos cursos de Licenciatura da Unesc têm mais uma vez uma grande oportunidade para ampliarem seus horizontes como aprendizes a docentes. Isso porque a Universidade lançou os novos editais para seleção dos bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa Institucional de Residência Pedagógica. Os projetos acolhem acadêmicos que estejam cursando até a primeira metade do curso ou as fases finais, respectivamente, ambos com foco na prática e no contato escolar como possibilidades de aprendizado que extrapolam o currículo acadêmico.

Para participar os estudantes precisam dispor de 32 horas mensais, no caso do Pibid, e 25 horas mensais, para os inscritos no programa de Residência Pedagógica, voltados à atuação em escolas da rede pública sob comando de um professor coordenador na Universidade e um supervisor na instituição de ensino. Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os participantes selecionados receberão uma bolsa de R$ 400 como auxílio financeiro mensal ao acadêmico.

As inscrições já estão abertas nas páginas unesc.net/inscricaoresidencia e unesc.net/inscricaopibid até o dia 7 de agosto.

Oportunidade indispensável

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e egresso do curso de Artes Visuais, Felipe Machado participou dos programas desde a primeira fase da graduação. Para ele, o envolvimento com as atividades tornou-se natural diante da rotina de estudos e hoje pode ser avaliado como indispensável para sua formação completa. “Eu não consigo pensar em uma formação de qualidade sem estar dentro desses programas. Eles foram, para mim, uma base muito interessante. É a possibilidade de contato direto com o tripé do ensino, pesquisa e extensão, reunidas nessas ações”, destaca.

A chance de estar desde os primeiros meses na Universidade em contato próximo com o futuro campo de atuação, conforme o coordenador institucional do Pibid, Richarles Souza de Carvalho, significa estar um passo a frente como profissional. “Esse acadêmico já consegue tirar suas próprias conclusões sobre a realidade do seu campo de atuação. Ele vai ver na prática a capacidade de fazer acontecer dentro das escolas, afastar paradigmas sobre a profissão e se motivar ainda mais a encontrar seu espaço dentro da docência”, explica.

O intenso contato possibilitado com uma frequência maior de atuação dentro das escolas, conforme a coordenadora institucional do programa de Residência Pedagógica, Aurélia Honorato, mostra uma visão geral daquilo que é a real vivência diária do ambiente escolar. “A participação nos projetos ajuda o acadêmico a estar mais ambientado com a escola como um todo, seus movimentos, suas peculiaridades. São aprendizados para além do que é possível aprender na sala de aula da graduação e, que, por vezes, os períodos de estágio não permitem por completo”, acrescenta Aurélia.

Regras e inscrições

No total são mais de 180 bolsas disponíveis divididas entre os dois programas e segmentadas entre os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Confira abaixo cada um dos documentos:

PIBID: http://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/18619.pdf?1594948374

Residência Pedagógica: http://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/18618.pdf?1594948440

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2020 às 18:59
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Evento do PIBID e da Residência Pedagógica lota Auditório Ruy Hülse

Evento do PIBID e da Residência Pedagógica lota Auditório Ruy Hülse
Seminário contou com a presença de acadêmicos e professores envolvidos nos programas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos e professores envolvidos com os projetos da Unesc estiveram reunidos, nesta quinta-feira (06/12), no VII Seminário Institucional do PIBID e I Seminário Institucional do Programa de Residência Pedagógica, evento realizado no Auditório Ruy Hülse. O local esteve completamente lotado para a atividade, que teve como tema a “Formação humana e a nova BNCC”. Quem comandou os trabalhos da noite foram os professores doutores André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller.

Abrilhantando ainda o seminário, ocorreu uma performance acerca do tema Cotas Raciais realizada pelo acadêmico Douglas Vaz Franco Santana, aluno da 4ª fase curso de Geografia e participante das atividades do PIBID.

Para a coordenadora da Residência Pedagógica da Unesc, Aurélia Regina Honorato, foi uma alegria realizar o primeiro seminário com a participação do projeto. “Este é um momento de alegria e sinergia entre os professores que recebem os estudantes nas escolas, a Universidade e os acadêmicos. Estamos aprendendo juntos nesses quatro subprojetos e hoje temos essa oportunidade de conhecer melhor dois assuntos tão importantes para nós, professores, e futuros professores”, salientou.

Também agradecendo a presença maciça dos participantes, o professor coordenador do PIBID, Richarles Souza de Carvalho, destacou que este foi o primeiro encontro coletivo dos projetos e a última atividade oficial do ano. “O encontro representa início meio e fim. O início por ser o primeiro evento conjunto, o meio por estarmos trabalhando nisso já desde o início do ano em prol desses projetos e com muito trabalho pela frente e o fim por ser já o encerramento de 2018. É um momento realmente significativo”, disse.

No total a Residência Pedagógica conta com 192 bolsista divididos em sete subprojetos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de dezembro de 2018 às 16:08
Compartilhar Comente

Curso de Geografia no Programa Do Avesso

Curso de Geografia no Programa Do Avesso
Mais imagens

 Hoje (11/04) foi o dia de tratar de assuntos geográficos no "Programa Do Avesso" apresentados pela Pity Búrigo e Mano Dal Ponte. As Professoras -Yasmine de Moura da Cunha (Geóloga) e a Coordenadora do Curso- Professora Andréa Rabelo Marcelino- Geógrafa e Pedagoga participaram da mesa de conversas. Durante o programa houve muitos questionamentos, sobre a estrutura Interna da Terra, Placas Tectônicas, terremotos, fendas geológicas, abertura de fenda no Quênia, rios, riachos, córregos, conceito de Geografia e suas ramificações, efeito estufa, conceitos essenciais da disciplina de geografia, teve até um "Quiz do conhecimento", enfim, estar este programa é como estar em uma mesa de conversas, onde temos muito entretenimento, animação e responsabilidade com o conhecimento e esclarecimento de cada cada temática.

Por: Ricardo Michels 11 de abril de 2018 às 19:48
Compartilhar Comente

Fechamento da Semana em alusão ao Dia Mundial da Água

O curso de Geografia da Unesc, encerrou as atividades da Semana em alusão ao Dia Mundial da Água, na sexta-feira (23/03) com palestras nas escolas da região e uma performance organizada pelo curso de Teatro da Unesc, coordenado pela Professora Katiusia de Oliveira e orientado pelos Professores Luiz Gustavo Bieberbach Engroff e Eduardo Osório.  Os acadêmicos além de participarem de todo o percurso da caminhada que aconteceu no dia 22/03, realizaram o fechamento da semana.  A coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino, comentou que o curso buscou junto ao seu NDE (Núcleo Docente Estruturante), trabalhar com o Mapa do Possível, entregue na Formação Continuada  de Professores. Essa semana, foi o resultado de uma das ações deste Mapa.  Quanto as parcerias, agradecemos a Casan Sul/Serra, a Feira da Economia Solidária, Epagri, Cooperativa Nosso Fruto, Aldo Hortifruto, Ipat- (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas),  Ânima- Programa de Relações Colaborativas e Valorização Humana e ao curso de Teatro que manifestou através da arte, o reflexo do ser humano na sociedade contemporânea.   A coordenadora comenta ainda, que a Filosofia tentou definir a arte como intuição, expressão, projeção...Aristóteles definiu arte, como uma imitação da realidade. E foi através da Arte que a Geografia se inspirou para buscar essa parceria com o curso de Teatro, trazendo essa reflexão por intermédio de movimentos, sentimentos, ações, expressões sobre o que nós seres pensantes, estamos fazendo com a natureza, com a água, recurso esse, garantido por lei e que é um bem da humanidade

Por: Ricardo Michels 05 de abril de 2018 às 21:21
Compartilhar Comente