PIBID - Geografia

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Diálogos Unesc: Acadêmicos e Reitoria discutem sobre necessidades, anseios e reivindicações

Diálogos Unesc: Acadêmicos e Reitoria discutem sobre necessidades, anseios e reivindicações
Momento foi produtivo com a grande participação dos alunos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos e equipe da Reitoria estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (13/8) para o primeiro momento da ação Diálogos Unesc, no Auditório Ruy Hülse. A proposta, levantada pela Reitoria, foi de proporcionar uma noite especial com a equipe a postos para ouvir comentários, anseios, reivindicações e até apontamentos de ações que tenham bom resultado dentro de cada curso ou setor. Conforme a Reitora Luciane Ceretta, o objetivo é realizar a ação a cada semestre, proporcionando também o momento aos professores, gestores e coordenadores de curso da instituição como forma de dar respaldo e continuidade a proposta, já levantada ao longo da campanha realizada em 2017, de estar próximos da comunidade acadêmica.

O primeiro contato foi de apresentação da própria Reitoria e a equipe que a compõe, salientando a forma com que cada setor se relaciona com os acadêmicos. Após as apresentações os estudantes puderam ficar à vontade para realizarem seus questionamentos, o que rendeu uma conversa de mais de duas horas e meia e uma grande lista de reivindicações e sugestões montada para ser aprofundada posteriormente. “Viemos ouvir muito mais do que apresentar números ou explicações. A Unesc é uma universidade comunitária e esse é um espaço do qual não abrimos mão. Esse contato não tem preço e a lista que montamos hoje será muito importante”, declarou a reitora.

Para o vice-reitor, Daniel Preve, o debate com os alunos é um dos compromissos da chapa, que levantou a campanha "A Unesc que a gente quer" e agora trabalha todos os dias para melhorar cada vez mais os serviços oferecidos. "Todas as decisões que tomamos são analisadas com extremo cuidado pelo compromisso que temos de manter e ampliar a excelência acadêmica da Universidade. Esse contato vem a somar com os nossos objetivos", afirmou.

Grande participação

Entre os assuntos levantados ao longo do diálogo esteve a possibilidade de realização de mais projetos que possam integrar acadêmicos dos mais variados cursos. A universitária Vitoria Maria Vito, do Curso de Biomedicina, foi quem levantou a questão, afirmando que gostaria de poder conviver mais com colegas que, no mercado de trabalho, poderão de alguma forma ter contato com sua função.

“Muitas vezes o aluno não entende o que o seu curso pode ter a ver com o outro, mas tem sim muita coisa. Nós somos todos colegas e acho importante que ações promovam mais envolvimento até para incentivar um maior respeito com relação a outras profissões por meio do entendimento do valor que o colega também vai ter também na sociedade”, comentou. Vitoria aproveitou ainda para agradecer pela possibilidade de poder falar abertamente sobre tantos assuntos pessoalmente com a equipe da Reitoria e levar anseios diretamente para as lideranças da Universidade.

Ainda entre os temas levantados estiveram a possibilidade de criação de uma Pós-Graduação na área de computação dentro da Universidade; a maior utilização da ampla estrutura do Iparque; o incentivo para que mais projetos de extensão possam ser realizadas nas cidades da região; a possibilidade da volta do projeto de Feira das Profissões e as atuais ações realizadas dentro do campus com a intenção de atrair alunos do Ensino Médio para a Unesc; a valorização dos cursos de Licenciatura por meio de ações voltadas ao incentivo para que os adolescentes conheçam mais as possibilidades da formação; uma conversa franca sobre as ações tomadas pela atual gestão para uma contenção de gastos necessária para as finanças da Universidade e os resultados disso nos números atuais; a possibilidade de criar novos critérios para escolha de acadêmicos para os projetos de extensão; entre outras pautas.

O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e a gestora da Gerência de Atendimento ao Estudante, Mira Dagostin, também participaram do encontro. Conforme a Reitora, todas as situações levantadas serão discutidas com a equipe com a intenção de avaliar novas possibilidades e de tornar realidade o máximo de reivindicações possível. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de agosto de 2018 às 22:32
Compartilhar Comente

Unesc e Sebrae dão pontapé inicial ao projeto Jornada Empreendedora

Unesc e Sebrae dão pontapé inicial ao projeto Jornada Empreendedora
Ação foi lançada de forma oficial na noite desta segunda-feira (6/8) no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Diante do Auditório Ruy Hülse completamente lotado por um público cheio de boas expectativas, foi iniciado de forma oficial na noite desta segunda-feira (6/8) o projeto Jornada Empreendedora, uma parceria entre a Unesc e o Sebrae Santa Catarina. A ação promete revolucionar tudo o que diz respeito a empreendedorismo dentro do campus através de ações especiais pensadas para professores, gestores e alunos com a intenção de criar ou inflamar a visão e o comportamento empreendedor em cada um dentro da sua realidade.

Na primeira atividade da ação estiveram presentes autoridades da universidade e do Sebrae, em âmbito regional, estadual e nacional, para assinatura do contrato inicial de 18 meses de parceria. Além do cerimonial, o evento contou ainda com uma palestra do Diretor Técnico do Sebrae SC, Anacleto Angelo Ortigara, dando início de forma imediata ao compartilhamento de conhecimento sobre o assunto proposto pela ação.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o incentivo e conhecimento voltado ao empreendedorismo foi um dos principais eixos apontados em seu Plano de Gestão e a noite desta segunda-feira marcou uma conquista muito significativa e de grande expectativa. “A universidade tem também esse papel de abrir caminhos para que todos possam empreender não só abrindo negócios, mas também em suas carreiras e vidas pessoais. Essa parceria grandiosa nos dará a oportunidade de fazer isso com um modo de trabalho inovador, dinâmico e proativo em diferentes áreas”, comentou.

Para Ortigara, a Unesc neste momento se coloca mais um passo à frente. “A universidade está em posição destacada ao apresentar de forma inédita no país essa alternativa de alto valor aos seus professores, colaboradores e estudantes. Para conseguir basta querer e a demonstração deste querer já está sendo dada hoje. Esse é um gesto grandioso que permitirá o acesso a conhecimentos valiosos e que certamente irão gerar muitos frutos para toda a região”, afirmou.

 

Transformação do sistema

A responsável por explicar a dinâmica das 29 ações que serão realizadas ao longo dos meses de projeto foi a consultora nacional do Sebrae, Luciana Matos Santos Lima. Conforme a profissional, o trabalho para implantação da Jornada Empreendedora iniciou em agosto de 2017 e chega em um momento histórico. “Para nós do Sebrae é um dia de muita emoção. Construímos esse projeto para que possa efetivamente contribuir para formação de todos vocês e temos convicção de que isso irá se tornar realidade”, comentou.

De acordo com Luciana, a ação vai muito além da simples inclusão de conteúdos sobre empreendedorismo “Só isso não basta. A gente precisa transformar o sistema. Agir nos professores, gestoras e em vocês, alunos. Vamos imbuir esses conhecimentos no DNA da universidade”, completou.

Entre as etapas citadas pela liderança estão trabalhos com os temas: Estímulo ao empreendedorismo; Fortalecimento do ecossistema empreendedor; Aproximação com o mercado e Redes de construção de conhecimento, sendo assuntos aplicados para todas as áreas do conhecimento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 06 de agosto de 2018 às 22:11
Compartilhar Comente

Curso de Geografia no Programa Do Avesso

Curso de Geografia no Programa Do Avesso
Mais imagens

 Hoje (11/04) foi o dia de tratar de assuntos geográficos no "Programa Do Avesso" apresentados pela Pity Búrigo e Mano Dal Ponte. As Professoras -Yasmine de Moura da Cunha (Geóloga) e a Coordenadora do Curso- Professora Andréa Rabelo Marcelino- Geógrafa e Pedagoga participaram da mesa de conversas. Durante o programa houve muitos questionamentos, sobre a estrutura Interna da Terra, Placas Tectônicas, terremotos, fendas geológicas, abertura de fenda no Quênia, rios, riachos, córregos, conceito de Geografia e suas ramificações, efeito estufa, conceitos essenciais da disciplina de geografia, teve até um "Quiz do conhecimento", enfim, estar este programa é como estar em uma mesa de conversas, onde temos muito entretenimento, animação e responsabilidade com o conhecimento e esclarecimento de cada cada temática.

Por: Ricardo Michels 11 de abril de 2018 às 19:48
Compartilhar Comente

Fechamento da Semana em alusão ao Dia Mundial da Água

O curso de Geografia da Unesc, encerrou as atividades da Semana em alusão ao Dia Mundial da Água, na sexta-feira (23/03) com palestras nas escolas da região e uma performance organizada pelo curso de Teatro da Unesc, coordenado pela Professora Katiusia de Oliveira e orientado pelos Professores Luiz Gustavo Bieberbach Engroff e Eduardo Osório.  Os acadêmicos além de participarem de todo o percurso da caminhada que aconteceu no dia 22/03, realizaram o fechamento da semana.  A coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino, comentou que o curso buscou junto ao seu NDE (Núcleo Docente Estruturante), trabalhar com o Mapa do Possível, entregue na Formação Continuada  de Professores. Essa semana, foi o resultado de uma das ações deste Mapa.  Quanto as parcerias, agradecemos a Casan Sul/Serra, a Feira da Economia Solidária, Epagri, Cooperativa Nosso Fruto, Aldo Hortifruto, Ipat- (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas),  Ânima- Programa de Relações Colaborativas e Valorização Humana e ao curso de Teatro que manifestou através da arte, o reflexo do ser humano na sociedade contemporânea.   A coordenadora comenta ainda, que a Filosofia tentou definir a arte como intuição, expressão, projeção...Aristóteles definiu arte, como uma imitação da realidade. E foi através da Arte que a Geografia se inspirou para buscar essa parceria com o curso de Teatro, trazendo essa reflexão por intermédio de movimentos, sentimentos, ações, expressões sobre o que nós seres pensantes, estamos fazendo com a natureza, com a água, recurso esse, garantido por lei e que é um bem da humanidade

Por: Ricardo Michels 05 de abril de 2018 às 21:21
Compartilhar Comente

VII Semana de Ciência e Tecnologia

Professoras e coordenadora ministram uma oficina na VIII Semana de Ciência e Tecnologia com o tema: A cartografia como estratégia didática para o ensino de Geografia."

Por: Ricardo Michels 21 de dezembro de 2017 às 11:52
Compartilhar Comente