PIBID - Geografia

Evento do PIBID e da Residência Pedagógica lota Auditório Ruy Hülse

Evento do PIBID e da Residência Pedagógica lota Auditório Ruy Hülse
Seminário contou com a presença de acadêmicos e professores envolvidos nos programas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos e professores envolvidos com os projetos da Unesc estiveram reunidos, nesta quinta-feira (06/12), no VII Seminário Institucional do PIBID e I Seminário Institucional do Programa de Residência Pedagógica, evento realizado no Auditório Ruy Hülse. O local esteve completamente lotado para a atividade, que teve como tema a “Formação humana e a nova BNCC”. Quem comandou os trabalhos da noite foram os professores doutores André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller.

Abrilhantando ainda o seminário, ocorreu uma performance acerca do tema Cotas Raciais realizada pelo acadêmico Douglas Vaz Franco Santana, aluno da 4ª fase curso de Geografia e participante das atividades do PIBID.

Para a coordenadora da Residência Pedagógica da Unesc, Aurélia Regina Honorato, foi uma alegria realizar o primeiro seminário com a participação do projeto. “Este é um momento de alegria e sinergia entre os professores que recebem os estudantes nas escolas, a Universidade e os acadêmicos. Estamos aprendendo juntos nesses quatro subprojetos e hoje temos essa oportunidade de conhecer melhor dois assuntos tão importantes para nós, professores, e futuros professores”, salientou.

Também agradecendo a presença maciça dos participantes, o professor coordenador do PIBID, Richarles Souza de Carvalho, destacou que este foi o primeiro encontro coletivo dos projetos e a última atividade oficial do ano. “O encontro representa início meio e fim. O início por ser o primeiro evento conjunto, o meio por estarmos trabalhando nisso já desde o início do ano em prol desses projetos e com muito trabalho pela frente e o fim por ser já o encerramento de 2018. É um momento realmente significativo”, disse.

No total a Residência Pedagógica conta com 192 bolsista divididos em sete subprojetos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de dezembro de 2018 às 16:08
Compartilhar Comente

Curso de Geografia no Programa Do Avesso

Curso de Geografia no Programa Do Avesso
Mais imagens

 Hoje (11/04) foi o dia de tratar de assuntos geográficos no "Programa Do Avesso" apresentados pela Pity Búrigo e Mano Dal Ponte. As Professoras -Yasmine de Moura da Cunha (Geóloga) e a Coordenadora do Curso- Professora Andréa Rabelo Marcelino- Geógrafa e Pedagoga participaram da mesa de conversas. Durante o programa houve muitos questionamentos, sobre a estrutura Interna da Terra, Placas Tectônicas, terremotos, fendas geológicas, abertura de fenda no Quênia, rios, riachos, córregos, conceito de Geografia e suas ramificações, efeito estufa, conceitos essenciais da disciplina de geografia, teve até um "Quiz do conhecimento", enfim, estar este programa é como estar em uma mesa de conversas, onde temos muito entretenimento, animação e responsabilidade com o conhecimento e esclarecimento de cada cada temática.

Por: Ricardo Michels 11 de abril de 2018 às 19:48
Compartilhar Comente

Fechamento da Semana em alusão ao Dia Mundial da Água

O curso de Geografia da Unesc, encerrou as atividades da Semana em alusão ao Dia Mundial da Água, na sexta-feira (23/03) com palestras nas escolas da região e uma performance organizada pelo curso de Teatro da Unesc, coordenado pela Professora Katiusia de Oliveira e orientado pelos Professores Luiz Gustavo Bieberbach Engroff e Eduardo Osório.  Os acadêmicos além de participarem de todo o percurso da caminhada que aconteceu no dia 22/03, realizaram o fechamento da semana.  A coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino, comentou que o curso buscou junto ao seu NDE (Núcleo Docente Estruturante), trabalhar com o Mapa do Possível, entregue na Formação Continuada  de Professores. Essa semana, foi o resultado de uma das ações deste Mapa.  Quanto as parcerias, agradecemos a Casan Sul/Serra, a Feira da Economia Solidária, Epagri, Cooperativa Nosso Fruto, Aldo Hortifruto, Ipat- (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas),  Ânima- Programa de Relações Colaborativas e Valorização Humana e ao curso de Teatro que manifestou através da arte, o reflexo do ser humano na sociedade contemporânea.   A coordenadora comenta ainda, que a Filosofia tentou definir a arte como intuição, expressão, projeção...Aristóteles definiu arte, como uma imitação da realidade. E foi através da Arte que a Geografia se inspirou para buscar essa parceria com o curso de Teatro, trazendo essa reflexão por intermédio de movimentos, sentimentos, ações, expressões sobre o que nós seres pensantes, estamos fazendo com a natureza, com a água, recurso esse, garantido por lei e que é um bem da humanidade

Por: Ricardo Michels 05 de abril de 2018 às 21:21
Compartilhar Comente

VII Semana de Ciência e Tecnologia

Professoras e coordenadora ministram uma oficina na VIII Semana de Ciência e Tecnologia com o tema: A cartografia como estratégia didática para o ensino de Geografia."

Por: Ricardo Michels 21 de dezembro de 2017 às 11:52
Compartilhar Comente

Projeto oficina de maquete, apresenta e socializa a maquete do bairro da escola parceira.

Por: Ricardo Michels 21 de dezembro de 2017 às 11:51
Compartilhar Comente