Teatro - Bacharelado

Dia do Estudante: O amor pelas artes e as várias faces de Vitória

Dia do Estudante: O amor pelas artes e as várias faces de Vitória
Aluna conta sobre o prazer se encontrar na Universidade (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

A hora mais esperada das atividades da escola era o contato com a arte. Desde muito pequena, Vitória Monteiro se divertia ao se transformar em outras pessoas e viver outras vidas sem sair do lugar. O amor por esse mundo cheio de caminhos virou profissão. Hoje, ela está na sexta fase do curso de Artes Visuais – Licenciatura da Unesc, e em meio a vida corrida em se formar em uma professora artista, o sorriso no rosto transborda a certeza da escolha certa.

Vitória é de Praia Grande, Santa Catarina. Ela conta que cresceu em busca de oportunidades para disseminar aquilo que sentia dentro do coração: uma vontade enorme de ser artista. Desde então ela já sabia o que queria fazer, e em meio a tantas escolhas, optou pela Licenciatura.


“Eu não sabia como seria, mas resolvi fazer Licenciatura. Quando dei por mim percebi que estava apaixonada pela área. Hoje, sinto que criei uma alma de professora. É uma paixão que nasceu sem eu nem mesmo perceber. Levar a transformação da arte para as crianças é encantador”, comenta.

O Teatro


Mesmo encantada pela sala de aula, o desejo pelo teatro ainda pulsava fortemente. E neste ano, para felicidade de Vitória, a Unesc abriu uma turma de graduação em Teatro. “Quando eu soube que teria Teatro na Unesc, fiquei extremamente emocionada. Ainda nem terminei Artes Visuais, mas já iniciei disciplinas isoladas em Teatro. Hoje, com a junção dessas duas paixões, sinto que me encontrei de verdade”, conta a estudante.

Nesta área, Vitória ressalta a oportunidade de viver vários personagens. “É o que mais me encanta no Teatro, mas na minha vida eu já sou assim. Cada dia é uma Vitória diferente, com vontades diferentes. Estou em constante mudança, e me encanta fazer disso um instrumento de atuação no palco”, ressaltou.

A Unesc


Grande parte do dia de Vitória se passa dentro da Unesc, ou em contato com ela. Estágio, projetos, aulas e práticas, trazem a estudante para uma vida intensa no campus. “Na Universidade tenho contato com a essência da arte. É por meio dela que me desenvolvo junto aos meus professores e colegas. A Unesc me traz um mundo de possibilidades, chega a ser difícil de escolher, tanto é que estou em dois cursos”, brincou a aluna.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 11 de agosto de 2017 às 07:30
Compartilhar Comente

Cursos e programas recebem novos gestores

Cursos e programas recebem novos gestores
Posse ocorreu na tarde desta quarta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Os cursos de Psicologia, Gestão Comercial (presencial), Teatro, e o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), receberam novos gestores na tarde desta quarta-feira (9/8).

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, parabenizou os professores pelo novo desafio e ressaltou a importância de fortalecer a Universidade ainda mais. “Ser gestor é abrir mão dos seus interesses para o bem maior. Conto com vocês para essa nova caminhada, juntos poderemos seguir neste rumo de uma Unesc de excelência”, comentou.

O vice-reitor, Daniel Preve, também fortaleceu a importância do trabalho em conjunto e agradeceu os professores que auxiliaram na construção e no engrandecimento dos cursos e do programa.

Tomaram posse:

Curso de Psicologia
Coordenadora: Karin Martins Gomes
Coordenadora Adjunta: Graziela Amboni

Curso de Gestão Comercial - Modalidade Presencial
Coordenadora: Michele Domingos Schneider
Coordenadora Adjunta: Elenice Padoin Juliani Engel

Curso de Teatro
Coordenadora: Katiuscia Angelica Micaela de Oliveira

PPGDS
Coordenadora: Melissa Watanabe
Coordenador Adjunto: João Henrique Zanelatto

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de agosto de 2017 às 21:22
Compartilhar Comente

Primeira turma do curso de Teatro já realiza atividades no campus

Primeira turma do curso de Teatro já realiza atividades no campus
Acadêmicos foram recepcionados por alunos de Artes Visuais (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O curso de Teatro, novidade da Unesc para o segundo semestre de 2017, já recebeu os alunos de sua primeira turma. E entre eles está o gaúcho Arisson Nunes, que abandonou a ideia de morar no Rio de Janeiro para estudar artes cênicas quando soube que haveria curso de Teatro na Unesc. “Estava querendo ir para o Rio para estudar na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Cheguei até a ir e conhecer. Mas quando soube do curso na Unesc não pensei duas vezes em vir para cá”, conta ele que mora há quatro anos em Criciúma e está concluindo o curso de Filosofia e atua como professor na área.

Nunes e os demais calouros de Teatro receberam as boas-vindas nesta segunda-feira (31/7) de alunos da quarta fase de Artes Visuais. Na Praça do Estudante, eles se apresentaram e conversaram. A acolhida ainda foi feita também pelas professoras Viviane Candiotto, Aurélia Honorato e pela coordenadora do curso, Katiúscia de Oliveira.

Segundo o diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus, o Bacharelado em Teatro vem ao encontro de uma antiga demanda do Sul do Estado, que busca a profissionalização do ator e do gestor cultural em teatro. “Ter a primeira turma de Teatro, único da região do Sul de Santa Catarina, é sem dúvida um compromisso da Unesc com o desenvolvimento regional. O curso foi pensado em diálogo com as necessidades do contexto regional articulado às Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em Teatro”. afirma.

Os interessados em fazer parte da primeira turma de Teatro da Unesc ainda podem efetivar sua matrícula até 16 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 21 horas, na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 01 de agosto de 2017 às 21:19
Compartilhar Comente