Teatro - Bacharelado

Momentos da Semana Acadêmica

"O Curso de Artes Visuais e Bacharelado em Teatro agradece a participação e empenho dos acadêmicos e convidados nessa primeira Semana Acadêmica Integrada.        
Obrigado pelo comprometimento de todos que ativaram seus saberes na troca de conhecimentos e para partilhar esse momento, temos algumas fotos da Semana para relembrar com carinho."

Por: Rosilene Ricken 17 de maio de 2018 às 18:55
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Artes Visuais e Teatro encerra com roda de conversa entre egressos

Semana Acadêmica de Artes Visuais e Teatro encerra com roda de conversa entre egressos
A carreira, as possibilidades e o mercado de trabalho foram temas do debate (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Uma noite para debater sobre a profissão, suas possibilidades e um mundo artístico. Foi assim que os estudantes dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Unesc finalizaram sua Semana Acadêmica. Os egressos Mauricio Bittencourt, Rafaela Ribeiro e Mahira Silveira conversaram com os alunos.

Mauricio atualmente trabalha como artista no Coletivo de Arte Laborativa. O grupo propõe ocupações urbanas interações diversas. Ele entrou no curso de Artes Visuais da Unesc porque gostava de desenhar, mas foi dentro da graduação que ele encontrou o que amava. “Descobri que o amor pelo desenho era muito pequeno perto das possibilidades que existem dentro da área. Conheci a Arte Contemporânea e desde então explorei um novo mundo”, comentou.

Rafaela atualmente faz a especialização em Poéticas Visuais da Unesc e atua na Diretoria de Ensino da Universidade. Ela comenta que tem o sonho de se tornar docente. “Foi por meio dos meus professores que me encontrei como artista. Eles que me convenceram em entrar neste mundo, foram espelhos para mim. Quero ter a oportunidade de ser essa inspiração para outras pessoas”, ressaltou.

Organizadora do Pic Nik Coletivo, a egressa Mahira contou sobre as oscilações do mundo artístico. “Existem frustrações e alegrias. Muitas vezes me sinto limitada com o desenvolvimento de projetos que sofrem com a falta de aceitação da sociedade. Mas também me alegro ao receber o reconhecimento de algum trabalho. A concepção de cultura é diferente em outros lugares, quando você viaja para fora é possível observar a valorização da arte de muitas outras formas”, afirmou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 11 de maio de 2018 às 21:50
Compartilhar Comente

Exposição na Unesc compartilha reflexões sobre tempo e temporariedade

Exposição na Unesc compartilha reflexões sobre tempo e temporariedade
Criações são da artista Claudia Zimmer (Foto: Divulgação) Mais imagens

O que o tempo pode lhe falar? A exposição “Variações do Tempo”, produzida pela artista Claudia Zimmer, busca compartilhar o mundo de possibilidades trazido pelo tempo, pelo clima e pela temporariedade. A montagem está disponível para visitação até 30 de maio na Sala Edi Balod, no Bloco Administrativo da Universidade.

A artista explica que a inspiração veio de reflexões antigas e que seu objetivo é demonstrar o que está entre o início e o fim. “O clima e a temporariedade estão implicadas. Dentro destas duas instancias temos acontecimentos, que muitas vezes passam despercebidos, com suas belezas sem serem notadas”, afirma.

Uma das obras de Claudia, que demonstram este acontecimento, é a “Ilha, não ilha”, que apresenta o subir e o descer da maré. “O movimento da maré alta e baixa é manipulado pelo tempo. Ao observar o trabalho passamos a perceber que ali existe algo, deixando de observar apenas o resultado final. Quando isso ocorre passamos a nos maraavilhar com o processo de construção”, afirma.

O mundo em dois quadros

A exposição ainda chama a atenção, entre diversas criações, para o trabalho “Nada de novo de baixo do sol – Tudo passa sobre a terra”, uma reflexão, que resume as belezas do mundo em duas criações minimalistas. “Aqui tem um mundo de possibilidades. Uma criação completa a outra, como se tudo que vemos estivesse aqui”, esclarece Claudia.

Semana de aprendizados


A exposição faz parte da Semana Acadêmica dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Universidade. Além da mostra, os alunos participaram de oficinas, como a de Introdução à Tatuagem, Criação de Personagens, Introdução ao Lettering, Colagem, Maquiagem Artística, DanceHall e Perna de Pau. As oficinas foram ministradas por alunos, professores e egressos dos cursos, além de profissionais do campo artístico.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 11 de maio de 2018 às 20:35
Compartilhar Comente

Oficina de Introdução à Tatuagem revela caminhos artísticos alternativos na Unesc

Oficina de Introdução à Tatuagem revela caminhos artísticos alternativos na Unesc
Atividade compõe Semana Acadêmica de Artes Visuais e Teatro (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A tatuagem surgiu como forma de expressão artística, social e religiosa há mais de 3 mil anos. Há vestígios da existência de povos que cobriam o corpo com desenhos ainda na pré-história. Dentre os diversos caminhos que um artista pode percorrer, este é um deles. E para entrar neste mundo, os estudantes dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Unesc participaram de uma oficina na tarde desta quarta-feira (9/5), durante a Semana Acadêmica integrada dos cursos.

A oficina foi realizada por dois estudantes da Unesc:  Lip Wadocha, da quinta fase do curso de Artes Visuais – Licenciatura, que já tatua há 18 anos e João Luiz Ribeiro Junior, que cursa a quinta fase do curso de Artes Visuais – Bacharelado. Os participantes conheceram a metodologia das máquinas e praticaram em folhas de E.V.A.

Segundo Lip Wadocha, a procura pela oficina foi alta. “Muitos se interessam pela arte, e o mais interessante é a troca de conhecimentos. Hoje participei de uma oficina com um professor que agora está aqui, aprendendo comigo. São oportunidades de crescimento muito grandes”, ressaltou o tatuador, que comenta ainda sobre o amor pela profissão. “Durante as seções de tatuagem eu conheço meus clientes, tenho uma troca muito rica com eles”, comentou.

Para o aluno João Luiz Ribeiro Junior, trazer a arte da tatuagem para dentro da Universidade é um espaço de suma importância. “Eu entrei na Unesc em busca de uma formação artística, que pudesse contribuir para a minha profissão como tatuador. Ver a oficina ocorrendo dentro dos muros da Universidade é uma conquista, principalmente por conta do apoio recebido pelos nossos professores”, ressaltou.

A coordenadora dos cursos de Artes Visuais e Teatro, Aurélia Regina de Souza Honorato, também ressaltou a escolha da oficina, que foi feita pelos próprios estudantes. “A tatuagem faz parte do campo da arte contemporânea. Ela se encaixa na “body art”, uma forma de manifestação que engloba performance e pintura corporal, a tatuagem está neste campo. Nossos acadêmicos são próximos a essa linguagem, e a Unesc, como Universidade é o espaço ideal para abrir espaços que possam debater tais questões”, comentou.

Semana Acadêmica

A Semana Acadêmica dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Unesc ocorre até sexta-feira (11/5). “ A importância da formação do artista visual, do ator, do professor, do  professor/artista, assim como os debates propostos e as experiências criadas nas oficinas oferecidas no evento, agregam no sentido de avanços na discussão sobre os lugares em que os profissionais da área da arte podem atuar”, ressalta Aurélia.

Além da oficina de Introdução à Tatuagem”, os alunos também participaram de atividades com as temáticas: Criação de Personagens, Introdução ao Lettering, Colagem, Maquiagem Artística, DanceHall e Perna de Pau. As oficinas são ministradas por alunos, professores e egressos dos cursos, além de profissionais do campo artístico.

O encontro finaliza com a socialização de experiências dos egressos em uma roda de conversas que ocorre nesta sexta-feira (11/05). O evento faz parte da comemoração dos 48 anos do Curso de Artes Visuais e da parceria criada com o Curso de Teatro, buscando promover experiências de troca e aprendizado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de maio de 2018 às 18:36
Compartilhar Comente

Brechó da Jujuca movimenta o campus

Brechó da Jujuca movimenta o campus
Ação ocorreu de segunda a terça na Universidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Estudantes e professores dos cursos de Artes visuais e Teatro promoveram mais uma edição do tradicional Brechó da Jujuca. O evento, ocorre desde 2010. Ele foi criado pela professora Jussara Miranda Guimarães (in memoriam), e tem como principal objetivo estimular a circulação de objetos incentivando a partilha, reutilização, solidariedade revertendo a arrecadação para materiais de uso dos ateliês.

Segundo a professora Odete Calderan, o movimento é de suma importância. “Todos colaboram para que o brechó ocorra. Professores, egressos, alunos, amigos, cada um traz uma peça para participar. Além de estarem desapegando de peças que podem servir para outras pessoas, eles estão contribuindo para o crescimento de nossos ateliês, é uma troca interessante”, ressaltou.

Semana Acadêmica


O Brechó da Jujuca antecede a Semana Acadêmica dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Unesc, que inicia nesta quarta-feira (9/5). Oficinas, palestras, rodas de conversa e atividades diversas compõem a programação do evento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de maio de 2018 às 22:05
Compartilhar Comente