Gastronomia - Curso Superior Tecnológico

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Alunos do Bairro da Juventude participam do concurso “Chefs do Bairro” promovido pela Unesc e Via Gastronômica de Criciúma

Alunos do Bairro da Juventude participam do concurso “Chefs do Bairro” promovido pela Unesc e Via Gastronômica de Criciúma
O evento foi realizado nesta terça-feira(31/10) na instituição, com a participação das duas turmas do curso de Cozinha Industrial (Fotos: Décio Batista/Divulgação/Agecom/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:33
Compartilhar Comente

Nunca é tarde para realizar sonhos

Nunca é tarde para realizar sonhos
Mais imagens

“Nunca é tarde para adquirir conhecimento”. Uma frase que passou a fazer ainda mais sentido para Clésio de Oliveira que, aos 63 anos de idade, conclui a segunda graduação: Gastronomia na Unesc. O administrador de empresas, que também foi professor universitário por 20 anos, decidiu voltar a ser acadêmico em meio à pandemia. “Foi uma das melhores decisões da minha vida”, afirma.

Oliveira já sabia cozinhar, mas ingressar no curso, mesmo com um pouco de vergonha no início, abriu a mente e os horizontes. “Eu precisava passar por isso e adquirir novos aprendizados. Percebi a minha evolução neste sentido e recomendo para outras pessoas” enfatiza.

Ao lado dos colegas da sexta turma de Gastronomia da Unesc, Oliveira festeja a nova conquista em uma última aula que teve sabor de risotos, sobremesas, mas como prato principal os sorrisos e a alegria.

Quem também comemora é a família do novo gastrólogo, já que agora cabe a ele preparar as refeições e reunir todos em volta da mesa. “Se fosse só para isso eu já estaria satisfeito, mas imagino ter um empreendimento no segmento. É uma semente plantada aos 63 anos de idade”, conta.

Mais egressos

A formatura de Clésio e dos colegas ocorre no dia 19 de outubro, mas até o fim do ano, mais uma turma de Gastronomia da Unesc colará grau.

O curso de graduação em Gastronomia da Unesc ocorre no formato de Ensino à Distância (EaD). Nele, os estudantes realizam as aulas teóricas de maneira online, indo ao laboratório da Universidade para colocar os ensinamentos em prática.

A estrutura oferecida pela Universidade é algo que impressionou o acadêmico. “Fiquei encantado com tudo que a Unesc oferece como, por exemplo, laboratórios; professores altamente qualificados e os insumos de qualidade para usarmos na cozinha”, comenta.

Ao se formar em Gastronomia na Unesc, o tecnólogo pode atuar em restaurantes, lanchonete, bares, pubs e rotisserias. Outro foco são ainda as pousadas, hotéis e indústrias de alimentos, gestão de um negócio gastronômico, assessorias, e muitos outros.

Contribuindo com a economia regional

O coordenador do curso, Marco Antônio da Silva, ressalta que a sexta turma é homogênea, formada em sua maioria por empresários com idades semelhantes. “Para nós é uma honra ter mais egressos de Gastronomia no mercado de trabalho. Com o encerramento desta turma, abrimos matrículas para ingresso no período da manhã a partir de outubro”, cita.

A Gastronomia da Unesc é dividida em oito trilhas de aprendizagem, iniciando com o básico, por meio do qual os acadêmicos desenvolvem as habilidades. “Porém o curso não é focado somente na cozinha quente, fria e panificação. Ela tem também a parte de bebidas, serviços e operações logísticas, entre outras”, fala Silva.

O professor Lucas Firmino, diz que percebe como o curso molda e contribui com cada um dos estudantes. “É interessante perceber o caminho que cada um trilha desde que começou o curso. Eles acabam chegando com uma ideia, e durante o curso se moldam e mudam a trajetória, mas continuam no segmento. Quem já é da área amplia o conhecimento e quem não era, adquire novos conhecimentos”, relata.

Muitas oportunidades

Os interessados em conhecer o curso de Gastronomia ou ainda todas as experiências proporcionadas pela Unesc, com toda a sua gama de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância, podem entrar em contato para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Os interessados nos cursos de pós-graduação podem entrar em contato pelo telefone (48) 34312626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 34312671.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644-1887 ou no (48) 3431-2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de outubro de 2023 às 10:15
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Nunca é tarde para realizar sonhos

Nunca é tarde para realizar sonhos
Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2023 às 17:24
Compartilhar Comente