Engenharia Civil

Engenharia Civil da Unesc: formação completa e integrada para profissionais do futuro

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de janeiro de 2024 às 17:59
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: https://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Nota de falecimento - Leonardo Savi Steiner

Nota de falecimento - Leonardo Savi Steiner
Mais imagens

É com pesar que a Unesc comunica o falecimento do acadêmico de Engenharia Civil, Leonardo Savi Steiner. Leonardo tinha 20 anos e faleceu após um acidente, na noite de segunda-feira, 03/12. Ele está sendo velado na  capela mortuária da igreja matriz de Forquilhinha e o enterro acontecerá às 16 horas desta terça-feira (04/12) no cemitério da igreja matriz, centro de Forquilhinha. Aos pais Claiton Stainer e Rosangela Savi, familiares e amigos, os sentimentos de mais profundo pesar e solidariedade de toda a comunidade acadêmica da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 04 de dezembro de 2018 às 09:53
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc entre os vencedores do Startup Weekend Criciúma

Acadêmicos dos cursos de Ciências da Computação, Administração, Design, Engenharia Química e Engenharia Civil da Unesc participaram da terceira edição do Startup Weekend Criciúma, realizado de 28/9 a 30/09 na Plurall Coworking. O case Biscato, um aplicativo que localiza prestadores de serviços, desenvolvido para o mercado de Angola, ficou em segundo lugar entre as 13 equipes formadas pelos 100 participantes do evento. Entre os integrantes do grupo estavam os estudantes angolanos Edmundo Nascimento e Aristóteles Lopes. Também integraram o grupo: Bruno Girardi, André Felipe Fraga e Thiago Águida. "A Biscato é uma ideia que surgiu aqui no Brasil devido a atual realidade que Angola se encontra: altíssima taxa de desemprego. Por esse motivo, a maior parte das pessoas necessitam fazer trabalhos autônomos (bicos ou biscato em Angola) para complementarem sua renda familiar", explica Bruno Girardi. O produto criado auxilia a conexão das pessoas que sabem realizar determinado biscato com alguém que necessita fazê-lo. Em apenas 24 horas houveram mais de 60 inscritos com 7 conexões e 1 negócio fechado. Parte da renda obtida será destinada a instituições de ensino técnico em Angola para capacitar jovem. A Unesc também teve seus acadêmicos premiados com a 3ª colocação, com a ideia "Surfwend". Neste grupo, participaram João Paulo Martins, Victor Pedro Moretti, Caio Canarin Mroninski, Gustavo Perito, Gabriel de Bona, Alef Emerich Vieira e Leonardo Salvaro. Outros acadêmicos e egressos da Unesc também estiveram participando, como o Engenheiro Civil, Vitor Pirolla e o aluno da Engenharia Química, Hyan Dias Tavares, com o projeto Retorno Rápido, que ficou com a menção honrosa. Vitor explica que prestigia os eventos buscando pensar e desenvolver ideias que atendam alguma necessidade da sociedade.  

O SW segue uma sistemática desenvolvida pela Techstars, em parceria com o Google, que é aplicada no mundo todo simultaneamente. Na sexta-feira foram apresentadas ideias, sendo 13 validadas e escolhidas para serem trabalhadas no final de semana, finalizando em um MVP (produto mínimo vendável). No final da tarde de domingo foi feito o pitch, que consiste de uma apresentação curta (no caso da SW 3 minutos) com a finalidade de explicar o negócio para os jurados e para o público presente, incluindo os próprios concorrentes e organizadores.

O SW premiou os três primeiros colocados e ainda fez uma menção honrosa. Para o diretor da Plurall Coworking (empresa que sediou o evento no final da semana e é uma das organizadoras), Claiton Pacheco Galdino, a SW é um evento que permite os jovens testarem todas as etapas de construção de um negócio, tendo como base a metodologia disponível e a criação de um negócio do zero. “Eles podem entender exatamente quais são as complexidades que cada uma dessas etapas têm, principalmente, a validação com o mercado e de ter um MVP." explica.

Essa foi a 3ª edição da SW em Criciúma. O evento foi acompanhado pelo Gestor de Inovação da Unesc, Evanio Nicoleit; pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; pela Coordenadora do curso de Ciências da Computação da Unesc, Ana Claudia Garcia Barbosa; pelo professor do curso de Design, Igor Drudi; egressos e acadêmicos da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 01 de outubro de 2018 às 09:54
Compartilhar Comente

Estudantes estrangeiros recebem boas-vindas da Reitoria

Estudantes estrangeiros recebem boas-vindas da Reitoria
Novos alunos vêm de Angola, Uruguai, Espanha e França (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Todos os semestres, a Unesc recebe estudantes de outros países que vêm para passar um período de seis meses a um ano ou mesmo para fazer um curso superior ou de pós completos. Neste segundo semestre, a Universidade recebeu sete estudantes de Angola, Uruguai, Espanha e França, que nesta sexta-feira (9/9), receberam as boas-vindas da Reitoria da Universidade. Hoje a Instituição possui mais de 150 alunos estrangeiros.

“Estou aqui também para aprender a falar Português. Por enquanto estou escrevendo melhor que falando. Nas aulas, os colegas me ajudam e os professores falam mais devagar para que eu acompanhe”, contou o francês Joseph Rouchier, aluno da Universidade de Rennes 1, que veio para o Brasil fazer parte da graduação em Ciências Econômicas na Unesc. Além dele, também farão intercâmbio na Universidade, o espanhol Felipe Alvarez Fernandez, da Universidade Carlos III de Madri (curso de Administração) e os angolanos José Fortuna da Silva e José Augusto Chamolehã, que fazem disciplina isolada no Mestrado em Ciências da Saúde.

Já a angolana Jaira Patrícia Francisco Simões, é caloura do curso de Administração e o seu conterrâneo Celestino Honeido Simão Cumba, de Engenharia Civil. Do Uruguai, Ramiro Doyenart Ferreira veio para a Unesc estudar no curso de Educação Física.

“Queremos desejar sucesso e dizer que estamos à disposição para o que vocês precisarem. Sabemos o quanto é difícil deixar a casa, a família, os amigos e vir morar em outro país. Mas essa atitude vai agregar muito para a vida acadêmica, pessoal e profissional de vocês. E os alunos brasileiros e os professores também ganham com a vinda de vocês. A troca de conhecimento e o contato com outras culturas é muito positivo. Todos ganham com essa dimensão multicultural da Universidade”, afirmou o reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Também recepcionaram os estudantes estrangeiros a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, e o coordenador da Coordenaria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de setembro de 2016 às 18:39
Compartilhar Comente