Engenharia Civil

Estudantes de Engenharia Civil realizam visitas técnicas em obras da capital do Estado

Estudantes de Engenharia Civil realizam visitas técnicas em obras da capital do Estado
Roteiro incluiu grandes construtoras e Associação Catarinense de Tecnologia (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da oitava e décima fase do curso de Engenharia Civil conheceram de perto as obras e a estrutura de grandes construtoras e de empresas do ramo com sede ou filial em Florianópolis e o trabalho da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia). O grupo foi acompanhado pela professora Elaine Guglielmi Pavei Antunes e pelo arquiteto Aurio Cristiano – que esteve na Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade e colaborou na organização da viagem realizada na última semana.

O roteiro começou com uma visita a obra da construtora Lumis. O grupo foi recepcionado pelo engenheiro Guilherme Losekann, que explicou de forma técnica todas as etapas que estavam sendo executadas. Puderam visualizar as cortinas atirantadas, a execução de blocos de coroamento e as estacas de hélice contínua. 

Logo após, a turma conheceu a sede da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia). No local, foram recebidos por representantes da Midtec, a incubadora da associação, que desenvolve empreendedores e empresas inovadoras e sustentáveis. Aos estudantes foram apresentados os panoramas de funcionamento da Acate e suas dependências. O grupo visitou ainda a Prevision e, recepcionado pela custumer sucess, Izadora Scariot, conheceu um pouco mais do software de planejamento e gestão de obras.

No período da tarde os alunos foram a Softplan, uma das maiores empresas de software do país, onde conheceram a product manager Giseli Anversa, que explicou sobre a Sienge, uma plataforma especializada em gestão de empresas da construção. Também tiveram a oportunidade de conhecer um dos fundadores da Softplan, Carlos Augusto de Matos, que compartilhou um pouco de sua grande experiência.

Encerrando o dia de aprendizados, os alunos visitaram uma edificação em execução no bairro Córrego Grande, da construtora Dimas, onde puderam visualizar o funcionamento de planejamento e controle de obras através de software no canteiro de obras, com muitas ferramentas tecnológicas auxiliando na melhoria e no controle da execução.



Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 03 de dezembro de 2019 às 16:42
Compartilhar Comente

CONGRESSO IBRACON

Os alunos do curso de Engenharia Civil, Cristian Espindola Farias, Dener Silveira da Silva, Fernanda Marcelino Nunes, Luiza Cruz Lentz e Paula Dela Giustina Gazolla e a professora Mestre Ângela Costa Piccinini, participaram do 59ª Edição do Congresso Brasileiro do Concreto - 59 CBC2017. O evento organizado pelo IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto) aconteceu entre os dias 31/10 a 03/11 na cidade de Bento Gonçalves no estado do Rio Grande do Sul.

O Congresso trata-se de um evento técnico-científico de divulgação da tecnologia do concreto e seus sitemas construtivos, este ano tinha como tema central: "O concreto para a retomada do desenvolvimento da infraestrutura do Brasil".

Tradicionalmente, o evento reúne atividades de sessões científicas, seminários, debates, cursos, palestas com profissionais de relevância no cenário nacional e internacional da pesquisa e aplicação do concreto, visando apresentar tecnologias em termos de produtos e processos, apontando para o desenvolvimento científico e as pesquisas aplicadas.

Os alunos participaram das Conferências Plenárias com os temas: "Applications of FRC on the design of slabs com boMarco di Prisco (Politecnico de Milano, Itália)" e "Shirnkage tests, analysis and design and its corrrelation with creep com BarzinMobsdhrt (Arizona State University, EUA)". Participaram também, dos seminários sobre pesquisas em concreto autoadensável e novas tecnologias, além das sessões científicas e dos concursos (concreto colorido de alta resistência, produção de concreto autodensável na hora, concrebol - blola de concreto leve e resisitente e aparato de proteção ao ovo).

Por: Gissele Tavares 07 de novembro de 2017 às 13:48
Compartilhar Comente

Visita Técnica - Barragem do Rio São Bento

No último sábado, dia 21 de outubro, os acadêmicos da 6ª fase de Engenharia Civil, matriculados na disciplina de Hidrologia, lecionada pelos professores Álvaro José Back e Marcos Back, realizaram uma visita técnica na Barragem do Rio São Bento, localizada no município de Siderópolis/SC.

Foi apresentado a função estratégica da barragem no abastecimento de água para Criciúma e região, os programas ambientais desenvolvidos, o benefício no amortecimento de cheias e o incremento no turismo que os municípios de Siderópolis e Nova Veneza recebem.

Visitaram a estação meteorológica, onde são monitorados os dados de Precipitação, Evaporação, Temperatura, Umidade Relativa, Horas de Sol, Vento... Assuntos que são discutidos em sala de aula e que propiciou aos alunos a junção teoria e prática.

Por: Gissele Tavares 26 de outubro de 2017 às 19:48
Compartilhar Comente

Visita Técnica "Estação de Tratamento de Água da CASAN Criciúma - São Defende"

Os alunos da turma de Sistema de Abastecimento de Água, ministrada pela professora Flávia Cauduro, participaram no dia 04/04/17 de uma visita técnica a ETA - Estação de Tratamento de Água da CASAN.

A visita teve como objetivo de conhecer a estrutura física, onde o assunto é abordado em sala de aula para facilitar, ampliar e ambientar a compreensão da estrutura e das atividades realizadas em uma ETA.

Por: Gissele Tavares 20 de abril de 2017 às 19:35
Compartilhar Comente

Happy Hour Tecnológico - Projeto Obra Escola

A empresa DZA Comércio e Materiais de Construção Ltda, no final da tarde do dia 03 de novembro, foi tema do Happy Hour Tecnológico do curso de Engenharia Civil. 

Os estudantes das diversas fases do curso de Engenharia Civil, receberam o representante técnico, Samuel Velho que ministrou uma palestra sobre Inovações Técnicas de Impermeabilização e Reparos Estruturais.

Por: Gissele Tavares 04 de novembro de 2016 às 17:52
Compartilhar Comente