Engenharia Civil

Projeto Reconstruindo Cidadania forma novos profissionais

Projeto Reconstruindo Cidadania forma novos profissionais
Certificado do Curs de Pintura foi entregue no Bairro da Juventude (Fotos: José Adílio) Mais imagens

A noite desta segunda-feira (28/8) foi de emoção para os formandos do Curso de Pintura do projeto Reconstruindo Cidadania, uma parceria entre Unesc, Tintas Farben e Bairro da Juventude. A cerimônia de formatura foi realizada no Bairro da Juventude. Alguns dos formandos já estão com trabalhos previstos dentro da área de atuação. A Orquestra de Cordas do Bairro da Juventude, do professor Moisés de Souza, fez as honras da recepção.

A mesa foi formada pelo vice-presidente da Farben Edmilson Zanatta, pela diretora do Bairro da Juventude Silvia Zanette, pela coordenadora do projeto de extensão da Unesc Mônica Elizabeth Daré e pelo coordenador dos cursos profissionalizantes do Bairro da Juventude Marcelo dos Santos. Os formandos receberam um diploma da Unesc e outro do Bairro da Juventude.

O projeto começou em 2010 e já formou turmas em parceria com a prefeitura de Criciúma, Cocal do Sul e Jacinto Machado, Abadeus e setor imobiliário de Criciúma. Neste ano, a parceria foi efetuada com o Bairro da Juventude, que já tem nova turma prevista para começar nos próximos dias.

A coordenadora do projeto Reconstruindo Cidadania, agradeceu ao Bairro da Juventude pela parceria e parabenizou os formandos. “Acompanhei a história de vocês, que se mostraram guerreiros para realizar o curso”, elogiou a professora da Unesc. Para Mônica, todos os momentos do projeto são fundamentais, mas a cerimônia de entrega dos certificados é especial.

Para o coordenador dos cursos profissionalizantes do Bairro da Juventude, a realização do curso foi uma soma dos parceiros. “Importante que temos a Unesc e Farben junto do Bairro”, destacou Marcelo. Já a diretora do Bairro da Juventude Silvia Zanette pontou que o sentimento é de gratidão. “São portas que vocês abriram”, ressaltou a diretora.

O vice-presidente da empresa Tintas Farben afirmou que a Unesc é muito importante para a concretização do projeto. Além do recebimento dos diplomas, os formandos também realizaram uma ação no sábado com a revitalização do parque infantil do Bairro da Juventude.

*Com informações do jornalista José Adílio, assessor de imprensa da Farben. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de agosto de 2017 às 15:59
Compartilhar Comente

O CA de Engenharia Civil Doa Alimentos para o "Instituto de Educação Especial Diomício Freitas"

A tarde do dia 19 de novembro para os estudantes do Centro Acadêmico de Engenharia Civil, foi marcante.

Eles doaram para o "Instituto de Educação Especial Diomício Freitas", cerca de 575kg de alimentos não perecíveis, arrecadados na 2ª Gincana de Engenharia Civil, realizado no dia 31 de outubro.

A presidente do Departamento de Imprensa do CA, Bruna Meller, contou que, escolheram esse instituto por ser uma entidade filantrópica que conta com o apoio da comunidade para manter suas atividades.

O instituto ainda trabalha com a inclusão, capacita e habilita os jovens para a entrada no mercado de trabalho e os alunos do curso de Engenharia Civil se identificaram com eles, pelo mesmo objetivo, "estar preparando para o futuro".

Por: Gissele Tavares 26 de novembro de 2015 às 21:04
Compartilhar Comente

Engenharia Civil é campeã do Intercursos de Futsal Feminino

Engenharia Civil é campeã do Intercursos de Futsal Feminino
Goleira menos vazada e melhor artilheira também foram premiadas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Depois de alguns meses de disputas nas quadras, foi conhecida a equipe vencedora do Campeonato Intercursos de Futsal Feminino da Unesc/DCE. O jogo ocorreu na noite desta terça-feira (10/11), no Complexo Esportivo da Universidade. O primeiro lugar ficou com o time “FCK Zero” do curso de Engenharia Civil, o segundo com a equipe “Aerolin”, deMedicina e o terceiro lugar com as meninas do “Derivadas”, de Engenharia Ambiental.

Além das equipes premiadas, as jogadoras que se destacaram durante o Intercursos também foram lembradas. A estudante de Engenharia Civil, Caroline Silveira marcou dez gols na competição e ganhou o título de Artilheira do Campeonato. A estudante Bruna Burato, também do curso de Engenharia Civil, sofreu apenas três gols e levou para casa o troféu de goleira menos vazada.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de novembro de 2015 às 15:32
Compartilhar Comente

Solidariedade e diversão unidas na Gincana do curso de Engenharia Civil

Solidariedade e diversão unidas na Gincana do curso de Engenharia Civil
Interessados em ajudar podem doar alimentos no DCE até sexta-feira (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Professores, alunos e colaboradores do curso de Engenharia Civil já tem programação para sábado (31/10). Eles estarão reunidos no Ginásio de Esportes José Antônio Carrilho, a partir das 8 horas, para participar da 2º Gincana do curso, promovida pelo Centro Acadêmico Airton Egídio Brandão. No evento, os estudantes terão atividades de doação de alimentos e de sangue, além de provas recreativas como o “Desafio das Vigas”, “Corrida de Pedreiro”, “Torta na Cara”, entre outros. Estão envolvidos aproximadamente 400 estudantes do curso.

“Viemos todos os dias para a Universidade e muitas vezes não conhecemos o colega da sala ao lado, a Gincana Acadêmica vem para quebrar essas barreiras. Será um dia de integração entre os acadêmicos das diversas fases, dos turnos matutino e noturno, além de uma ótima oportunidade para aprimorar nossos conhecimentos, já que todas as provas são relacionadas à Engenharia Civil”, lembra a presidente do Centro Acadêmico Monique Oliveira.

Para participar é necessário realizar a inscrição no Centro Acadêmico. Alunos, professores e funcionários que quiserem contribuir, podem doar alimentos para a campanha que o curso de Engenharia Civil está promovendo. A entrega é até sexta-feira (30/10), no DCE.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de outubro de 2015 às 10:36
Compartilhar Comente

Unesc forma primeira turma de pintura moveleira e imobiliária em Cocal

Unesc forma primeira turma de pintura moveleira e imobiliária em Cocal
Entrega de certificados ocorreu na última quinta Mais imagens

A parceria entre Unesc, Prefeitura de Cocal do Sul e Farben oficializou, nesta quinta-feira (2/7), a entrega dos certificados de conclusão de curso para a primeira turma de Pintura Imobiliária e Moveleira. A profissionalização faz parte do projeto de extensão Reconstruindo a Cidadania e tem o objetivo é preparar o cidadão para atividades de pintura na construção civil e na indústria moveleira, proporcionando oportunidades de trabalho e inserção social.

O curso teórico foi realizado em 2014 e as aulas práticas executadas no primeiro semestre deste ano. Para o prefeito Ademir Magagnin está formação é diferenciada e envolve alta tecnologia, proporcionando ao aluno oportunidades nas empresas e a possibilidade de abrir o próprio negócio, terceirizando o serviço. “O mercado é bastante promissor para essa área e envolve desde pintura em carros, móveis até a industrial. A renda também é boa. Um dos alunos já atua em casa e espera poder se estruturar melhor. Por conta de tudo isso, nós estamos agora planejando o segundo curso que já está com as inscrições abertas”, ressaltou Magagnin.

O projeto de extensão é coordenado pela professora Mônica Elizabeth Daré, com a colaboração dos estudantes de Engenharia Civil Suzane Shug e Lucas da Silva Dal Toé. Os acadêmicos são instrutores do projeto, juntamente com o técnico em pintura e tintas da Farben Patrick Medeiros Inácio. A atuação junto à comunidade regional é uma preocupação da Unesc, uma Universidade Comunitária, sendo que a ação integra as atividades de extensão da UNA CET, por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 03 de julho de 2015 às 11:51
Compartilhar Comente