Engenharia Civil

Engenharia Civil da Unesc: formação completa e integrada para profissionais do futuro

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de janeiro de 2024 às 17:59
Compartilhar Comente

Engenharia Civil realiza aula experimental com alunos do Cedup

Na noite desta terça-feira (5/11), os alunos do curso de Edificações do Cedup Abílio Paulo, de Criciúma, tiveram um momento diferente de aprendizado. Eles foram até o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) onde visitaram os laboratórios em que o curso de Engenharia Civil realiza atividades práticas e puderam participar de uma aula experimental, ministrada pelo professor Augusto Wanderlind e pelo coordenador do curso, Márcio Vito.

07 de novembro de 2019 às 12:13
Compartilhar Comente

Engenharia Civil realiza visita técnica à barragem do rio São Bento

Acadêmicos da quinta e sexta fases do curso de Engenharia Civil tiveram uma aula diferente sábado (19/10). Acompanhados pelos professores Álvaro José Back e Flávia Cauduro, o grupo realizou uma visita técnica à barragem do rio São Bento. No local, os visitantes conheceram a função estratégica da barragem no abastecimento de água para Criciúma e região, os programas ambientais desenvolvidos, o benefício no amortecimento de cheias e o incremento no turismo que os municípios de Siderópolis e Nova Veneza receberam.

O grupo visitou a estação meteorológica, onde são monitorados os dados como precipitação, evaporação, temperatura, umidade relativa, horas de sol e vento. O objetivo da visita foi possibilitar que os estudantes visualizassem na prática os assuntos que são discutidos em sala de aula, aliando teoria e prática.

Por: Milena Spilere Nandi 21 de outubro de 2019 às 16:43
Compartilhar Comente

“Soluções para Drenagem” é tema de palestra no curso de Engenharia Civil

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil participaram nesta terça-feira (27/8), da palestra "Soluções para Drenagem", com o engenheiro Adroaldo Borges Junior, da Maccaferri do Brasil, multinacional com soluções para Engenharia Civil e Geotecnologia.

Durante a palestra foram apresentados e ilustrados cases nacionais de sucesso, abordando áreas como hidrologia, hidráulica, mecânica dos solos, geotecnia ambiental e pavimentação.

Os professores Álvaro José Back, Christiane Ribeiro Muller, Luiz Renato Steiner e a Flávia Cauduro, que lecionam disciplinas relacionadas aos assuntos abordados na palestra.

Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2019 às 13:56
Compartilhar Comente

Alunos de Engenharia Civil visitam obra na Serra da Rocinha

Um grupo formado por acadêmicos e professores do curso de Engenharia Civil realizou uma visita técnica à obra de pavimentação da Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, no último sábado (18/5). Os alunos puderam acompanhar alguns dos trabalhos que estão sendo realizados na pavimentação dos 22 quilômetros da Serra da Rocinha (BR-285), que liga Timbé do Sul (SC) a São José dos Ausentes (RS).

A visita foi uma iniciativa do Centro Acadêmico em parceria com a coordenação do curso e teve a participação dos professores Márcio Vito, Luiz Renato Steiner, Daiane Godinho e Elaine Pavei Antunes.

Segundo Elaine, o grupo pode visualizar os trabalhos de terraplenagem, topográficos, execução de pontes e viadutos, o canteiro de obras, o laboratório de controle tecnológico do concreto, o local de manutenção dos equipamentos, o centro administrativo e o horto criado pela gestão ambiental da obra, executada pelo consórcio Setep/Ivaí/Sotepa, contratado pelo DNIT.


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Por: Milena Spilere Nandi 21 de maio de 2019 às 11:57
Compartilhar Comente