Engenharia Civil

Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT e secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina ministram palestra na Unesc

Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT e secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina ministram palestra na Unesc
Evento será transmitido ao vivo em YouTube.com/Unesctv (Imagem: Reprodução) Mais imagens

Historicamente, eventos que causam impacto à sociedade trazem consigo oportunidades. Na área de infraestrutura não é diferente. Diante deste cenário, o curso de Engenharia Civil da Unesc promove o webinar “Ações para a infraestrutura durante e pós Covid-19”, com palestra ministrada pelo diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT (Diretoria Nacional de Infraestrutura e Transporte), doutor Luiz Guilherme Mello, e pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Thiago Augusto Vieira. Virtual e gratuito, o evento ocorre na quinta-feira (13/8), a partir das 19h15, e terá transmissão ao vivo em YouTube.com/Unesctv.

A idealização da proposta, trazida pelo professor doutor Glicério Trichês, aponta que investimentos pós-guerra, recessões e pandemias aceleram a recuperação da economia e por consequência de aspectos sociais, por meio de obras estruturantes para o país, estados e municípios, geração de empregos e movimentação de capital. “Nós temos um grande número de empresas ligadas ao que chamamos de construção pesada. O financiamento destas obras, em maiorias das vezes, são nacional ou estadual. A nível de Santa Catarina, podemos citar um importante conjunto de ações do Governo na área de infraestrutura com o objetivo de fazer com que a economia ande. Quando falamos de emprego, uma relevante quantidade de pessoas são impactadas nesta área, mesmo indivíduos de menores qualificação”, destaca o docente.

Conforme a coordenadora do curso, Elaine Pavei Antunes, é possível regionalizar esta retomada, tomando como perspectiva a forte influência da construção civil no Sul de Santa Catarina. “A região é um polo econômico de destaque da área, trazendo o debate para o contexto regional”, afirma. 

Inovação na área da construção civil 

Na sexta-feira (14/8) o assunto será “Concreto Celular Autoclavo: uma nova realidade em alvenarias. O webinar também será transmitido ao vivo em YouTube.com/Unesctv a partir das 19 horas, ou no canal Celucon no You Tube. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de agosto de 2020 às 16:24
Compartilhar Comente

Segunda-feira marcada pela conquista

Segunda-feira marcada pela conquista
47 formandos receberam a outorga (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta segunda-feira (16/12) ficará marcada na memória dos 47 formandos que colaram grau especial em gabinete. A cerimônia ocorreu no palco do Auditório Ruy Hülse e contemplou dez cursos de graduação, entre Licenciaturas e Bacharelados.

Comemoraram a nova conquista três estudantes de Arquitetura e Urbanismo; três de Artes Visuais – Licenciatura; oito de Educação Física – Bacharelado; nove de Educação Física – Licenciatura; 16 de Engenharia Civil; Um de Engenharia Mecânica; três de Fisioterapia; um de Letras – Habilitação Português e Inglês; um de Letras – Língua Portuguesa, e dois de Pedagogia.    

A outorga do grau foi feita pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, com a presença de coordenadores dos cursos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de dezembro de 2019 às 16:25
Compartilhar Comente

Sorteados da campanha “Quem se prepara valoriza sua formação”

Sorteados da campanha “Quem se prepara valoriza sua formação”
Movimento auxiliou estudantes antes do Enade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A campanha “Quem se prepara valoriza sua formação” estimulou os mais de 900 estudantes concluintes da Unesc durante a preparação para o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Nesta terça-feira (10/12), os alunos que tiveram resultado superior a 60% de acertos na prova participaram do sorteio de bolsas de estudos para cursar uma Pós-Graduação na Universidade. 

Alunos sorteados

Acadêmicos que podem optar entre bolsa 100% de Pós-Graduação Lato Sensu ou 50% na categoria Stricto Sensu:

  • Rafaela Cardoso Constantino – Engenharia Civil  
  • Franciele Rabelo – Biomedicina

Para bolsa de 75% na Pós-Graduação Lato Sensu:

  • Carolina Meinert Vitniski - Arquitetura e Urbanismo
  • Karolain da Silva Batú – Farmácia

Para bolsa de 50% na Pós-Graduação Lato Sensu:

  • Leandro da Silva Garcia – Arquitetura e Urbanismo
  • Matheus Marquardt – Medicina

Os sorteados receberão Cartas de Crédito em um próximo encontro, com data a ser confirmada. Na oportunidade eles também serão instruídos sobre como proceder para aproveitar a oportunidade. Os sorteados serão contatados pela Diretoria de Ensino de Graduação da Instituição. 

O Enade


O Enade foi realizado no campus da Unesc no dia 24 de novembro. O Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, avaliando o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.

Na Universidade, a prova mobilizou gestores, coordenadores de curso, professores e funcionários da Universidade, que montaram uma ampla estrutura para receber e orientar os estudantes. Os cursos avaliados nesta edição do Enade foram Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de dezembro de 2019 às 17:11
Compartilhar Comente

Egresso da Unesc é finalista do 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural da Gerdau

Egresso da Unesc é finalista do 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural da Gerdau
Vencedores serão conhecidos no dia 31 de outubro (Fotos: Fábio dos Santos Colares) Mais imagens

O egresso do curso de Engenharia Civil da Unesc, Fábio dos Santos Colares, é um dos finalistas do 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural da Gerdau. Com o trabalho intitulado “Projeto Escritório R Dimer/Dunas Hotel”, o profissional se destacou entre concorrentes de todo o Brasil e faz parte de um seleto grupo com cinco contemplados na categoria Jovens Talentos. Os vencedores de cada categoria, assim como as menções honrosas, serão conhecidos no 22º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que ocorre em 31 de outubro, na cidade de São Paulo – SP. 

A participação no prêmio foi idealizada durante a finalização do projeto em 2017, em conjunto com a Lithos Arquitetura. O engenheiro egresso da Universidade conta que durante suas visitas ao site da Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), parceira do prêmio que divulga os portfólios inscritos, percebeu que seu trabalho tinha potencial de ser um dos mais bem colocados. “Em 2018 vi a oportunidade de participar, porém a obra deveria ser finalizada no mesmo ano. Já em 2019, ano de concretização, tive um sucesso que vai além da participação, me tornando finalista”, contou.

A notícia do bom resultado foi uma surpresa, frente a dificuldade do prêmio. “Mantive sempre uma certa esperança, mas também sabia o grau de dificuldade de ser finalista, já que é a maior premiação da engenharia estrutural do Brasil. A ficha custou a cair no início, só aconteceu quando os nomes foram postados no site para votação pela internet”, contou o finalista.

Para escolher os vencedores, a 17ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural levará em consideração a votação pela internet, já finalizada, e contará com uma mesa de jurados, que reunirá nomes que são referência na área. Foram cinco selecionados para cada uma das categorias: Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte, Obras Especiais e Jovens Talentos.

Segundo o gerente de Vendas e Marketing na Construção Civil da Gerdau, Rodrigo Rose, o prêmio coroa o empenho de profissionais e dá destaque ao futuro da área. “O Prêmio tornou-se uma das principais referências da construção civil brasileira, valorizando o profissional responsável pela segurança e a viabilidade da obra. E, agora, de maneira bastante disruptiva para os padrões do setor, também reconhece o trabalho dos novos talentos que estão revigorando o mercado”, afirma.

Conheça o projeto concorrente ao prêmio

 

O edifício de uso misto, distribuído em três pavimentos e somando uma área total de 2.387,81m², está sendo construído em local anteriormente ocupado por um estacionamento de uma rede hoteleira local. Colares conta que a proposta inicial era de um ambiente totalmente novo, com a demolição da estrutura ocupante. No entanto, durante uma avaliação do local, o levantamento técnico identificou uma boa conservação no prédio de 15 anos e a possibilidade de repensar o sistema estrutural de modo que fosse possível reaproveitar parte da edificação existente. “A decisão colaborou também para deixar a obra mais sustentável, reduzindo a quantidade de resíduos gerados pela demolição e evitando o desperdício de novos materiais”, frisa o egresso.

Ainda segundo o engenheiro, o prédio segue o conceito de uma arquitetura caracterizada pela modernidade e forte da edificação. “As plantas livres, que seriam os ambientes abertos, com grandes vãos e com o mínimo de interferência estrutural, a estrutura aparente, os volumes limpos e a originalidade dos materiais tornam este projeto ainda mais especial. Diferente da grande maioria, onde os acabamentos de gesso, pintura e revestimento tem o papel de esconder ou corrigir imperfeições”, explica.

O prédio, em fase de execução, está localizado em Torres, no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. Serão cinco apartamentos do tipo loft e um espaçoso escritório comercial. A obra está sendo executada pela R Dimer Empreendimentos Imobiliários. Clique aqui para conhecer o trabalho completo.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de outubro de 2019 às 18:10
Compartilhar Comente

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho
Mais de 250 estudantes recebem os diplomas de conclusão de curso nesta semana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Eles entraram na Unesc como calouros e em uma noite especial receberam seu Diploma acadêmico. A cerimônia de coleção de grau, promovida no auditório Ruy Hülse, nas noites destas quarta e quinta-feira (7/2 e 8/2), recompensou os anos de estudos, a dedicação e o empenho dos quase 180 formandos deste semestre. Os aluos concluíram o curso superior na Unesc e receberam seus diplomas em solenidade de colação especial realizada pela Universidade.

Os formandos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, Comercio Exterior, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Educação física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnologia em moda e Tecnologia em Jogos Digitais foram reunidos nas primeiras filas do auditório para o pronunciamento do juramento, oficializados pelo vice-reitor, Daniel Preve. “Recebo vossos juramentos e outorgo o grau de graduação. Podeis exercer a profissão”, legitimou o professor.

Esforço e reconhecimento

O destaque das cerimônias foi a estudante do curso de Design, Larissa Peterle. Ela descobriu a profissão ao longo dos anos na Universidade e nesta noite foi reconhecida com a maior média acadêmica dentre os estudantes de Design e recebeu o certificado de honra ao mérito. “Uma grata surpresa. Em meio ao nervosismo pararam a cerimônia e chamaram meu nome, foi um susto. No fim o susto virou felicidade”, conta a acadêmica, que recebeu a placa das mãos do presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim.

Durante a solenidade, acompanhada por um auditório lotado, os canudos foram entregues pelos coordenadores e professores dos cursos presentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de fevereiro de 2018 às 20:01
Compartilhar Comente