Engenharia Civil

Engenharia Civil

Acadêmicos da oitava fase do curso de Engenharia Civil visitaram uma obra em execução da Construtora Fontana, na última sexta-feira (21/09). Acompanhados pelos professores da disciplina de Estágio Supervisionado I, Evelise Chemale Zancan (coordenadora dos Estágios das Engenharias), Alexandre Vargas e Éder Frank Serafim, os alunos puderam desenvolver o projeto arquitetônico de um edifício e todos os projetos complementares, confrontando teoria e prática.

A obra está localizada no Distrito de Rio Maina, em Criciúma, e o grupo foi acompanhado pelo egresso do curso de Engenharia Civil da Unesc e responsável pela obra, Ricardo Fermo Raphael.

Por: Milena Spilere Nandi 25 de setembro de 2018 às 10:19
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc leva ciência e tecnologia a escolas

Projeto da Unesc leva ciência e tecnologia a escolas
Experimentos de baixo custo são apresentados para mostrar teoria na prática (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Com a intenção de popularizar a ciência e a tecnologia, professores e acadêmicos da Unesc estão apresentando em escolas da região espetáculos com experimentos científicos produzidos dentro da Universidade. O projeto está em sua terceira edição e já atendeu mais de 2.300 estudantes em, aproximadamente, 22 apresentações.

Quem comanda a atividade são os professores Marcio Just e Leandro Neckel acompanhados de estagiários dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. “Nós mesmos construímos os experimentos de baixo custo e os apresentamos fazendo os fenômenos naturais se revelarem na sala de aula. Com esse embasamento, apresentamos os conceitos científicos elaborados para explicar o fenômeno apresentado”, explica Marcio.

Os experimentos construídos, de acordo com o professor, são de baixo custo. “Apesar de baratos, são materiais de elevado valor didático”, completa.

Nesta etapa do projeto estão sendo realizadas apresentações na Escola Natalio Vassoler, em Forquilhinha, e no Colégio Monsenhor Agenor Neves Marques, em Urussanga.                                         

 

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de setembro de 2018 às 15:47
Compartilhar Comente

Observatório Acessível

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc estão unidos no desenvolvimento do “Observatório Acessível”, um projeto que trata da acessibilidade em escolas públicas municipais de Morro da Fumaça. A iniciativa vai propor subsídios de adaptação de tecnologias assistivas para a promoção da acessibilidade espacial.

No início de setembro, a coordenadora do projeto, Aline Eyng Savi (professora de Arquitetura e Urbanismo) e a professora de Engenharia Civil Elaine Guglielmi Pavei Antunes, estiveram em Morro da Fumaça para uma apresentação do projeto.

A iniciativa conta ainda com a participação do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Luiz Kestering e pelo professor do curso de Design Haron Cardoso Fabre. O projeto tem a parceria do Observatório Social de Morro da Fumaça.

Já esta semana, o projeto será apresentado à comunidade acadêmica durante a 2ª Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc. Será na quarta-feira (19/9) às 8 horas, na sala 1 do Bloco O.

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2018 às 16:17
Compartilhar Comente

Engenharia Civil

Alunos do curso de Engenharia Civil participaram do 2º Ereec Sul (Encontro Regional dos Estudantes de Engenharia Civil), evento realizado pela Fenec (Federação Nacional de Estudantes de Engenharia Civil) e considerado o maior encontro de acadêmicos da área do Brasil.

Com o tema “Engenheiro do Amanhã”, o evento reuniu de 6 a 8 de setembro, em Florianópolis, aproximadamente 500 participantes. Palestras, workshops, minicursos, visitas técnicas e integrações foram realizadas com o objetivo de conectar os graduandos, compartilhando conhecimento e experiências para engrandecer suas formações acadêmica, profissional e pessoal.

Representaram o curso de Engenharia Civil da Unesc no evento: Amanda Itaqui Caetano, Gabriel Felipe Dias, Giscard de Emerim Sabino, Karoline Fatima Patricio, Lais Goulart dos Santos, Maria Clara Rossi dos Santos, Rafael Vinicius Ramos e Tatiana Gomes Wessler.

Por: Milena Spilere Nandi 13 de setembro de 2018 às 12:00
Compartilhar Comente

Projeto “Saúde na Construção Civil” envolve cursos da Unesc

Os cursos de Engenharia Civil, Fisioterapia e Engenharia de Produção estão unidos em prol da melhoria da qualidade de vida dos profissionais da construção civil. Professores e alunos dos cursos vão desenvolver o projeto de extensão “Saúde na Construção Civil”, juntamente com as empresas Construfase e Eza Engenharia, que possuem diversas obras em diferentes etapas e consequentemente, um grande número de trabalhadores.

Nesta segunda-feira (10/9), os professores Márcio Vito e Elaine Guglielmi Pavei Antunes (Engenharia Civil), Willians Cassiano Longen (Fisioterapia) e bolsistas estiveram reunidos para tratar das atividades do projeto.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de setembro de 2018 às 17:22
Compartilhar Comente