Engenharia Civil

Estudantes de Engenharia Civil visitam usina nuclear de Angra 2

Estudantes de Engenharia Civil visitam usina nuclear de Angra 2
Viagem de estudos ao Rio de Janeiro reuniu professores e alunos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Unesc vivenciaram novas experiências nos últimos dias. Um grupo de alunos participou de uma viagem de estudos que teve no roteiro locais como a usina nuclear de Angra 2 e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. 

Acompanhado pelo coordenador do curso, Márcio Vito e pela professora Flávia Cauduro, o grupo realizou três dias intensos de atividades, retornando à Criciúma domingo (15/7) com novos conhecimentos na bagagem. “O objetivo foi mostrar aos futuros engenheiros civis a possibilidade real de elaboração de projetos e construções de edificações com elevado grau de responsabilidade, inovação e sustentabilidade. E dessa forma desenvolver capacidades e conhecimentos além da visão e convivência cotidiana do acadêmico”, afirma o coordenador de Engenharia Civil da Unesc.

A visita foi programada pelo Centro Acadêmico e pela coordenação do curso. A primeira parada foi em Angra dos Reis, onde os acadêmicos participaram de uma técnica à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. O grupo acompanhou uma palestra e visitou a usina de Angra 2, passando por todos os setores de produção de energia elétrica, inclusive com uma visita ao centro de controle e produção de energia. Os professores e alunos da Unesc ainda conheceram o simulador onde ocorrem treinamentos e simulação de pane.

O grupo conheceu ainda o Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro e pode conferir a obra do museu, feita em concreto armado e aço e idealizada pelo arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava. “O Museu do Amanhã é o único no mundo neste estilo e traz com várias definições sobre o nosso futuro referente a sustentabilidade, inovação e racionalização”, comenta Vito.

A viagem de estudos foi finalizada com uma visita complementar ao Cristo Redentor. No local, foi debatido sobre as dificuldades em se construir uma obra em rocha em uma grande altura e em um ambiente complicado. “As visitas técnicas são importantes no processo de formação e um diferencial para os estudantes e para o curso”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2018 às 14:18
Compartilhar Comente

Viagem de estudos

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil partiram nesta terça-feira (10/7) para uma viagem de estudos no Rio de Janeiro. Acompanhados pelo coordenador do curso, Márcio Vito e pela professora Flávia Cauduro o grupo vai realizar uma visita guiada pela Eletrosul à usina nuclear de Angra 2 nesta sexta-feira (13/7). No roteiro está ainda uma visita ao Museu do Amanhã e visita complementar ao Cristo Redentor.

A visita foi programada pelo Centro Acadêmico e pela coordenação do curso.

Na saída do campus, o grupo foi recepcionado pelo presidente do DCE, Alexandre Bristot.

Por: Milena Spilere Nandi 11 de julho de 2018 às 11:07
Compartilhar Comente