Engenharia Civil

Alunos de Engenharia Civil realizam visitas técnicas

Na última sexta-feira (12/4), estudantes da quinta, sétima, oitava e nona fase do curso de Engenharia Civil realizaram visitas técnicas em parque fabril de empresa e em canteiro de obras localizados em Criciúma. Acompanhados da professora Elaine Guglielmi Pavei Antunes, a atividade iniciou na empresa Difer (ArcelorMittal), no Bairro São Luiz, e encerrou no Residencial Parque das Nações, no Bairro Próspera.

Na Difer, o grupo acompanhou todo o processo de armadura pré-montada. No parque fabril da empresa, os alunos e a professora foram recebidos pela supervisora Gabriela Bitencourt e pelo engenheiro civil Magnon Raulino Dos Santos –responsável por expor as etapas do processo de pré-montagem da armadura.

Já no Residencial Parque das Nações, uma obra da Construtora Locks, o grupo foi acompanhado pelo engenheiro civil Valter Salvaro. Primeiramente, o engenheiro falou sobre o projeto arquitetônico e estrutural da obra e, depois, levou os estudantes da Unesc para conhecerem-na. No local, os futuros engenheiros civis puderam visualizar e tirar dúvidas sobre todos os métodos construtivos de todas as etapas da obra.

Por: Milena Spilere Nandi 16 de abril de 2019 às 18:31
Compartilhar Comente

Projeto de extensão do curso de Engenharia Civil alia teoria e prática solidária

Projeto de extensão do curso de Engenharia Civil alia teoria e prática solidária
Atividade que é realizada em conjunto com a empresa Farben e com o Bairro da Juventude conta com inscrições abertas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma universidade comunitária como a Unesc caracteriza-se principalmente pelos seus projetos de extensão voltados diretamente à comunidade. No curso de Engenharia Civil da Unesc não é diferente. Por meio da graduação, alunos e professores realizam o projeto de extensão Reconstruindo a Cidadania - Módulo de Pintura Imobiliária e Moveleira. Em conjunto com a empresa Farben e Bairro da Juventude, a atividade alia o conteúdo teórico, sobre pintura na construção civil e moveleira, com a prática solidária. O projeto é totalmente gratuito e as inscrições para a edição de 2019 estão abertas.

Conforme a coordenadora da ação e professora, Mônica Elizabeth Daré, o objetivo deste projeto é promover a preparação e a capacitação para as pessoas em vulnerabilidade social e/ou trabalhadores na construção civil, proporcionando oportunidades de integração e compreensão do ambiente de trabalho, para melhor inserção também no meio social.

Os encontros preparatórios ocorrem semanalmente com aulas ministradas pelos acadêmicos bolsistas e pelos técnicos de pintura da empresa Farben Química. No estágio atual os encontros teóricos ocorrem no Bairro da Juventude, em Criciúma, e as aulas práticas nos laboratórios de treinamento da Farben. Após as aulas práticas, os participantes revitalizarão um espaço com as técnicas aprendidas na capacitação.

As vagas para participar do programa estão abertas e as informações podem ser obtidas na secretaria do Bairro da Juventude. A previsão de início das aulas é dia 13 de maio, no período noturno. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3403 2700.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de abril de 2019 às 16:26
Compartilhar Comente

Engenharia Civil promove Oficina de Preparação de Artigos Científicos

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer melhor o processo de produção de publicações científicas. Nesta segunda-feira (15/4), eles participaram da 1ª Oficina de Preparação de Artigos Científicos, pensada pela coordenadora dos TCCs do curso, Evelise Chemale Zancan.

A oficina foi preparada e ministrada pelos professores de Engenharia Civil Álvaro José Back e Elaine Guglielmi Pavei Antunes e teve como objetivo incentivar a pesquisa e a publicação na Revista Técnica do curso.

Além da formação presencial, os acadêmicos têm acesso virtual ao template da Revista.

Por: Milena Spilere Nandi 17 de abril de 2019 às 16:08
Compartilhar Comente

Calouros de Engenharia Civil conversam sobre cultura, alteridade e etnia

Os estudantes da primeira fase do curso de Engenharia Civil da Unesc tiveram uma aula de Sociologia diferente na última sexta-feira (29/3). A turma recebeu o acadêmico de Letras Salihu Larry, de Gana, e o estudante de Ciência da Computação Romário Paul, do Haiti, para conversar sobre cultura, alteridade e etnia.

Durante o encontro, os estudantes estrangeiros da Unesc dialogaram com a turma de Engenharia Civil sobre seus países e culturas e como a cultura brasileira é vista pelas pessoas que vêm morar no Brasil. A atividade foi organizada pela professora da disciplina, Eloísa da Rosa Oliveira 

Por: Milena Spilere Nandi 03 de abril de 2019 às 16:43
Compartilhar Comente

Cafezão da Civil

Acadêmicos e professores do curso de Engenharia Civil que realizam atividades aos sábados na Unesc terão um momento de integração nos intervalos das aulas da manhã. A Atlética Fora de Prumo e o Centro Acadêmico lançaram no último sábado (30/3) o 1º Cafezão da Civil.

O café foi servido no hall do bloco R 2 e contou com lanche, boa música e jogos de carta.

Por: Milena Spilere Nandi 01 de abril de 2019 às 16:25
Compartilhar Comente