Engenharia Civil

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc
cerimônia de Colação de Grau Especial lotou Auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira (13/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao ter o grau de bacharel em Ciência da Computação outorgado pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, Ana Cleusia Saldanha dos Santos viu um filme passar em sua mente. Ela, que assim como dezenas de colegas saiu de Angola em busca da realização de um sonho no Brasil, teve um de seus mais profundos desejos realizados na noite desta quinta-feira (13/2)  na cerimônia de Colação de Grau Especial no Auditório Ruy Hülse.

A noite marcou a transformação de acadêmicos para bacharéis de mais de 70 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental  e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais. Os formandos da noite foram prestigiados por familiares e amigos que lotaram o espaço e vibraram com as suas conquistas.

O significado de receber o certificado que marca a conquista da graduação, para Ana, lhe remete a um sentimento que descreve como “gratidão sem limites”. A bacharel chegou ao Brasil em 2014 e, conforme ela, desde então encarou duras batalhas para realizar o sonho de formar-se na faculdade. “Foi uma luta muito, muito árdua. O fato de estar esse tempo todo longe de meus pais que ficaram em Angola e agora celebrar essa conquista sem eles corta meu coração, mas é tudo em busca de um sonho mesmo. Faltam palavras para descrever a emoção dessa conquista”, descreve.

Ao longo da graduação Ana participou ativamente de projetos de Extensão da Unesc e, com eles, ganhou uma bagagem profissional ainda mais extensa. “Trabalhei, além dos estágios em escolas da região, com o projeto Informática para a Terceira Idade. Essa experiência foi maravilhosa e me fez perceber o que eu quero daqui para frente, que é estar em sala de aula”, destaca a profissional que vê no feedback do aprendizado dos alunos a recompensa pelo bom trabalho.

Os projetos para o futuro, conforme Ana, são de compartilhar muito conhecimento, mas dessa vez no seu país de origem. “Pretendo ir em busca de uma oportunidade de cursar um mestrado para me capacitar ainda mais e depois voltar para a Angola para ensinar e ainda trabalhar em projetos de empreendedorismo e tecnologia”, planeja.

Confira um dos vídeos da Unesc TV, gravado ainda em 2018, que mostra a participação de Ana no projeto de Extensão:

Homenagem ao melhor desempenho do curso de Design

Durante a cerimônia de Colação de Grau Especial a diretora da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Maria Julita Volpato Gomes, representando o presidente da entidade empresarial, Moacir Dagostin, entregou um certificado de honra ao mérito parabenizando e reconhecendo a formanda Licéia Edileine Kleischmidt com o melhor desempenho acadêmico durante o curso de Design.

“A Acic é parceria do curso de Design da Unesc desde a sua implantação, inclusive com carta de recomendação. O curso é de extrema importância para toda a região uma vez que os profissionais desta área agregam maior valor aos produtos das empresas. Tivemos também a grata satisfação nesta noite de ter um profissional do nosso quadro de colaboradores da entidade entre os formandos”, destaca a diretora Maria Julita Volpato Gomes. “A entidade tem feito diversos movimentos para aproximar o setor produtivo com as instituições de ensino, um deles foi realizado no ano passado quando recebemos na nossa galeria de arte os trabalhos dos acadêmicos de design das entidades da cidade”, acrescenta.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 22:19
Compartilhar Comente

Egressa de Engenharia Civil da Unesc participa de maior evento sobre qualidade em cerâmica do mundo

Egressa de Engenharia Civil da Unesc participa de maior evento sobre qualidade em cerâmica do mundo
Rafaela Constantino apresentou trabalho sobre análise do sistema de revestimento cerâmico (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Primeira viagem de avião. Primeira viagem sozinha. Primeira apresentação em congressos. A egressa do curso de Engenharia Civil da Unesc, Rafaela Cardoso Constantino tem tido um conjunto de novas experiências nas últimas semanas. E todas, partiram de um único ponto: a pesquisa. Nesta segunda e terça-feira (10 e 11/2), ela apresentou um trabalho desenvolvido enquanto acadêmica da Unesc no maior evento sobre qualidade em cerâmica do mundo, o Qualicer, em Castellón, na Espanha.

Quando estava na quinta fase de Engenharia Civil na Unesc, Rafaela procurou a professora Elaine Guglielmi Pavei Antunes para ser voluntária em um grupo de pesquisa. Então passou a desenvolver as atividades em sala de aula e no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), atuando no GPDEEC (Grupo de Pesquisa em Desempenho de Estruturas e Construção Civil). “A Rafaela trabalhou um ano como voluntária de pesquisa e o trabalho que ela apresentou no Qualicer foi feito nesse período. É muito bom ter feito disso e um orgulho de ver alunos e egressos crescendo e fazendo a diferença”, afirma Elaine, que foi orientadora também do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Rafaela.

Para Rafaela, este momento de sua trajetória acadêmica e profissional será lembrado com carinho. “Foi uma grande responsabilidade representar o nome da Unesc neste evento. Devo muito ao empenho da minha orientadora, Elaine, que representa como ninguém o espírito da Unesc. Além da coautora, Leidy, que se tornou amiga durante o preparativo para a viagem e me auxiliou desde o momento que decidi vir apresentar. Foram muitas pessoas que me encorajaram e me apoiaram para que eu vivesse tudo isso. Não poderia deixar de agradecer a minha família, que desde o início me ajudou, me encorajou e viveu esse sonho comigo”, salienta.

A pesquisa


O trabalho apresentado pela engenheira civil no Qualicer foi “Análise de resistência de aderência dos sistemas de revestimentos cerâmicos de fachadas expostas a ciclos términos variando a disposição dos cordões de argamassa”. De autoria de Rafaela, Leidy Johana Jaramillo Nieves, Humberto Ramos Roman e Elaine Guglielmi Pavei Antunes, o estudo analisou o sistema de revestimento de fachadas, incluindo a argamassa colante e a placa cerâmica, com o objetivo de tentar diminuir a incidência de manifestações patológicas (como descolamento, fissuras, eflorescências, infiltração pelo rejunte, quebras de placas cerâmicas e manchamentos).

Após os testes desenvolvidos no Iparque e a pesquisa bibliográfica, o estudo encontrou resultados como:

O ângulo formado entre os cordões da argamassa colante e as placas cerâmicas não apresentaram diferença significativa na resistência de aderência à tração e no tipo de ruptura;

A exposição ao envelhecimento acelerado influenciou na perda de resistência de aderência à tração nas amostras expostas à ciclagem;

Com a mudança de ângulo das placas cerâmicas em relação aos cordões da argamassa colante não houve perda de aderência ou alteração no tipo de ruptura mais frequente com a mudança.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 17:08
Compartilhar Comente