Engenharia Civil

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado
Data marca a conquista do conceito máximo em avaliação do MEC (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos de 14 cursos da Unesc viveram, nesta terça-feira (17/12), momentos especiais e inesquecíveis. Em cerimônias especiais de Colação de Grau em Gabinete nos períodos da tarde e da noite, quase 150 estudantes fizeram seus juramentos e passaram a ser considerados profissionais aptos a exercerem suas profissões. As cerimônias foram conduzidas pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e pelo vice-reitor Daniel Preve, nos períodos da tarde e da noite, respectivamente.

Além de representar grandes conquistas prestigiadas por amigos e familiares, as formaturas desta terça-feira marcaram também um dia especial para a Universidade, que recebeu o resultado da avaliação realizada pelo MEC (Ministério da Educação), na qual atingiu nota 5, máxima pontuação. Em seus discursos, os representantes da Universidade que conduziram as cerimônias e outorgaram o grau aos formados destacaram também a conquista.

Conforme Daniel, que parabenizou os formandos e a todos os familiares e amigos que os acompanharam na jornada da graduação, o pedido é para que os graduandos do dia levem sempre o nome da Unesc por onde forem. “Honrem o nome da Universidade. Essa sempre será a casa de vocês, uma instituição da qual vocês podem se orgulhar. Exemplo disso é o resultado de hoje no qual fomos agraciados com a nota 5, conceito máximo do MEC, e as premiações que a Instituição vem recebendo nos últimos meses”, salientou.

Colaram grau neste dia alunos dos cursos de Administração, Administração habilitação em Comércio Exterior, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2019 às 22:16
Compartilhar Comente

Segunda-feira marcada pela conquista

Segunda-feira marcada pela conquista
47 formandos receberam a outorga (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta segunda-feira (16/12) ficará marcada na memória dos 47 formandos que colaram grau especial em gabinete. A cerimônia ocorreu no palco do Auditório Ruy Hülse e contemplou dez cursos de graduação, entre Licenciaturas e Bacharelados.

Comemoraram a nova conquista três estudantes de Arquitetura e Urbanismo; três de Artes Visuais – Licenciatura; oito de Educação Física – Bacharelado; nove de Educação Física – Licenciatura; 16 de Engenharia Civil; Um de Engenharia Mecânica; três de Fisioterapia; um de Letras – Habilitação Português e Inglês; um de Letras – Língua Portuguesa, e dois de Pedagogia.    

A outorga do grau foi feita pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, com a presença de coordenadores dos cursos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de dezembro de 2019 às 16:25
Compartilhar Comente

Professor da Unesc recebe Diploma de Mérito do Conselho Estadual de Educação

Professor da Unesc recebe Diploma de Mérito do Conselho Estadual de Educação
Ademir Damazio é docente e pesquisador na Universidade (Fotos: Sergio Nei Coelho) Mais imagens

O professor doutor da Unesc, Ademir Damazio, recebeu nesta terça-feira (10/12) o Diploma de Mérito Educacional, concedido pelo CEE (Conselho Estadual de Educação). A honraria foi entregue a Damazio em função dos relevantes serviços prestados à educação de Santa Catarina. A indicação do professor foi feita pelo docente da Unesc e membro do CEE, Gildo Volpato, em julho de 2019, e aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

Receber o Diploma de Mérito Educacional do CEE traz, segundo o professor da Unesc, o compromisso de fazer cada dia melhor e suscita uma reflexão sobre o seu trabalho, possível, apenas em coletividade. “A homenagem chama a um momento de reflexão de que ainda temos muito a fazer e que somos incompletos. E este reconhecimento recebido não é meu, mas nosso. O alguém só é alguém com outro e na educação só existe o ‘nós’, o coletivo”, ressalta Damazio, que atua há 54 anos na área da educação. Ele reforça ainda que o lugar onde gosta de estar é em sala de aula e desenvolvendo pesquisas (especialmente sobre o ensino da Matemática nos diferentes níveis).  

A reitora da Unesc, Luciane Bisgonin Ceretta, comemorou a deferência a Damazio, salientando a importância da sua atuação como professor e pesquisador na Instituição. “Professor Ademir é um desses sujeitos raros. Apaixonado pela docência e com significativa capacidade de transformar os espaços por onde protagoniza o ensino e a pesquisa. Seus alunos o têm como referência e a nossa Universidade tem muito orgulho e admiração pelo seu trabalho. A comunidade Unesc comemora este ato de reconhecimento ao nosso mestre Ademir Damazio!”, afirma a reitora.

Segundo o proponente da homenagem, Damazio possui uma extensa produção acadêmica e a contribuição com a formação das futuras gerações, tanto em nível de graduação, quanto especialização, mestrado e doutorado. “Foi com muita convicção que indiquei o professor Ademir Damazio para receber a outorga do Diploma de Mérito Educacional pelos relevantes serviços prestados à educação catarinense. Esta homenagem é um reconhecimento e agradecimento a sua caminhada e grandiosa obra”.

Uma vida dedicada à educação

A trajetória de Ademir Damázio na educação começou em 1966, quando iniciou as atividades como professor na Escola Isolada Municipal Rocinha Alta, localidade de Lauro Müller. Trabalhou durante 30 anos como professor na Educação Básica, passando por dez escolas públicas estaduais até se aposentar.

Chegou ao Ensino Superior para lecionar em 1982, na Faciecri (Faculdade de Ciências e Educação de Criciúma), uma das faculdades isoladas da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), mantenedora da Unesc. Foi o primeiro coordenador do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc e atualmente, além de lecionar nele, é professor dos cursos de Licenciatura em Matemática, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Ainda na Universidade coordena o Grupo de Pesquisa Educação Matemática: Uma Abordagem Histórico-Cultural, que faz parte da Unidade Catarinense de Relacionamento do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica da Faculdade de Educação da USP.

Possui 45 artigos completos publicados em revistas qualificadas; dois livros publicados; 14 capítulos de livros publicados; 77 trabalhos completos publicados em anais de eventos científicos; apresentou mais de 100 trabalhos em eventos acadêmicos e possui mais de 245 trabalhos técnicos no campo da educação, sobretudo da Matemática.

Ademir Damazio é Licenciado em Matemática pela Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), mestre e doutor em Educação, linha de pesquisa Ensino de Ciências, pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 13 de dezembro de 2019 às 14:08
Compartilhar Comente

Unesc apresenta projeto de revitalização à comunidade do bairro Nova York

Unesc apresenta projeto de revitalização à comunidade do bairro Nova York
Professores e acadêmicos foram responsáveis por criação de projeto de espaço social e comunitário (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A comunidade do bairro Nova York, em Forquilhinha, conheceu, na noite desta terça-feira (10/12), os detalhes do projeto de um novo espaço social e comunitário a ser implantado no campo do clube União. O projeto completo de uma estrutura multiuso de convivência comunitária foi criado a partir de uma atividade de extensão, intitulada EMI (Projeto de Extensão Escritório Modelo de Assistência Técnica),realizada ao longo de todo o ano por professores e acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e Engenharia Civil.

Ao longo de quatro encontros dos professores e acadêmicos com a comunidade foi possível fazer um levantamento sobre problemas e potencialidades do bairro, assim como sobre o tipo de estrutura que gostariam de ter à disposição, dados que foram compilados pela equipe e resultaram no projeto final. Entre os espaços planejados estão pista de caminhada, atletismo e ciclovia; quadra poliesportiva; quadras de futebol suíço, areia para vôlei, futebol e futevôlei; biblioteca com salas para cursos; sede da Associação de Moradores; playground adaptado para inclusão social; academia pública; quiosques; concha acústica, entre outros.

Conforme o professor coordenador do projeto, Jorge Luiz Vieira, a participação das famílias do bairro Nova York e dos vizinhos Ouro Negro e Vila Franca foram essenciais para que o projeto refletisse aquilo que, de fato, as comunidades querem e precisam. “No total serão aproximadamente 1.500 famílias beneficiadas com toda a estrutura contemplada, ou seja, um número bastante significativo de pessoas que poderá usufruir daquilo que a comunidade pensou em conjunto”, destacou.

Após a fase apresentação e finalização dos detalhes do trabalho, de acordo com Jorge, o projeto será entregue à prefeitura de Forquilhinha. “Essa será a contribuição da Universidade. Oferecer todo esse trabalho de reconhecimento e utilização da sua expertise para a formação de um projeto completo. A partir disso, o poder público irá orçar e ir em busca de recursos para tornar as ideias realidade”, completou.

A presença nos encontros e a participação na construção das ideias, conforme o representante do Coletivo Cultural Catavento, Leonardo Teixeira, deverá ter continuidade para as próximas etapas a serem encaradas. “Vamos ter a oportunidade de criar uma história diferente para esse espaço que hoje está subutilizado. Sabemos que será um longo processo, mas temos certeza de que, quando pronto, esse será um modelo para outras cidades e comunidades. Com união de esforço iremos em busca dos recursos para efetivar isso tudo”, salientou.

Para a moradora da comunidade Fátima Kopetz, o sentimento é de grande expectativa. “Fiz questão de acompanhar todos os encontros e de participar ativamente desse projeto que com certeza fará toda a diferença no nosso bairro. Acredito que vamos conseguir vê-lo se tornar real”, pontuou.

Lideranças comunitárias que lutam pelo bairro Nova York há décadas ou da nova geração que inicia agora sua trajetória, como José Waldir Cardoso e Nedir Marcelino, respectivamente, também veem com entusiasmo o futuro do campo do União. “Estive na criação do clube União e participei de diversas fases históricas do bairro. Quero continuar trabalhando em prol da nossa região e acredito muito nessa ideia construída”, garantiu.

Na visão de Nedir, mesmo sendo ousada a ideia pode sair do papel. “Queremos continuar o trabalho feito até então na comunidade e encararemos esse projeto que é grandioso, mas é possível”, completou.

O Projeto de Extensão conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Forquilhinha, da Associação de Moradores do Bairro Nova York, do Coletivo Cultural Catavento e Labs Coopera e é vinculado ao Pehis (Programa Permanente de Extensão Habitat + Humano, Inclusivo e Sustentável) da Unesc. A ação conta com ainda colaboração dos professores Evelise Chemale Zancan, do Curso de Engenharia Civil, e Vanildo Rodrigues, do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e de alunos bolsistas e voluntários.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de dezembro de 2019 às 22:18
Compartilhar Comente

Sorteados da campanha “Quem se prepara valoriza sua formação”

Sorteados da campanha “Quem se prepara valoriza sua formação”
Movimento auxiliou estudantes antes do Enade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A campanha “Quem se prepara valoriza sua formação” estimulou os mais de 900 estudantes concluintes da Unesc durante a preparação para o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Nesta terça-feira (10/12), os alunos que tiveram resultado superior a 60% de acertos na prova participaram do sorteio de bolsas de estudos para cursar uma Pós-Graduação na Universidade. 

Alunos sorteados

Acadêmicos que podem optar entre bolsa 100% de Pós-Graduação Lato Sensu ou 50% na categoria Stricto Sensu:

  • Rafaela Cardoso Constantino – Engenharia Civil  
  • Franciele Rabelo – Biomedicina

Para bolsa de 75% na Pós-Graduação Lato Sensu:

  • Carolina Meinert Vitniski - Arquitetura e Urbanismo
  • Karolain da Silva Batú – Farmácia

Para bolsa de 50% na Pós-Graduação Lato Sensu:

  • Leandro da Silva Garcia – Arquitetura e Urbanismo
  • Matheus Marquardt – Medicina

Os sorteados receberão Cartas de Crédito em um próximo encontro, com data a ser confirmada. Na oportunidade eles também serão instruídos sobre como proceder para aproveitar a oportunidade. Os sorteados serão contatados pela Diretoria de Ensino de Graduação da Instituição. 

O Enade


O Enade foi realizado no campus da Unesc no dia 24 de novembro. O Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, avaliando o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.

Na Universidade, a prova mobilizou gestores, coordenadores de curso, professores e funcionários da Universidade, que montaram uma ampla estrutura para receber e orientar os estudantes. Os cursos avaliados nesta edição do Enade foram Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de dezembro de 2019 às 17:11
Compartilhar Comente