Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil publica segunda edição de revista

Curso de Engenharia Civil publica segunda edição de revista
Crescimento do setor da construção civil está em destaque na Revista CIVILTEC, produzida por professores, acadêmicos e parceiros (Foto: arquivo AgeCom) Mais imagens

O setor da construção civil se destaca pela sua importância na atividade econômica, com grande contribuição na geração de emprego e renda. As empresas do setor, juntamente com as universidades, têm investido na busca de sistemas construtivos inovadores e materiais de melhor desempenho que possibilitem a construção de obras com maior grau de industrialização. A região Sul também tem uma grande concentração de indústrias de construção civil. Pensando nesse crescimento, professores e acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Unesc, em parceria com outras instituições, empresas e profissionais do ramo, vêm compartilhando todo esse conhecimento por meio da Revista Técnico-Científica de Engenharia Civil, a Revista CIVILTEC, que alcança a sua segunda edição impressa e a oitava online.

Para marcar a trajetória da revista, ocorrerá na próxima sexta-feira (26/11) um grande evento no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, com a presença de professores, acadêmicos, empresas das áreas de engenharia civil, arquitetura e materiais de construção, além de profissionais autônomos e associações ligadas ao setor. No mesmo ato, os participantes assistirão uma palestra do engenheiro civil Luiz Henrique Ceotto. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube a partir das 19h. 

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Elaine Pavei Antunes, uma das editoras da revista, espera-se que a publicação contribua para aumentar, a longo prazo, a competitividade das empresas por meio do emprego de novas tecnologias que melhorem produtos e processos, proporcionando o desenvolvimento na formação acadêmica dos alunos participantes do evento e estreitando as relações das empresas participantes com a Unesc.

Parcerias auxiliam

A professora explica que muitos desses trabalhos são desenvolvidos em parceria com empresas e profissionais do ramo da construção da região sul de Santa Catarina e, portanto, produções que visam auxiliar problemáticas cotidianas do setor.

“É uma forma de amplificar a divulgação desses trabalhos desenvolvidos em parceria e, assim, estreitar o relacionamento da comunidade científica com empresas do setor, além de, concomitantemente, auxiliar na busca de soluções as problemáticas da construção civil”, detalhou Elaine.

A palestra

O tema da palestra com Luiz Henrique Ceotto será “Panorama da construção civil brasileira frente à industrialização, produtividade, ESG - governança ambiental, social e corporativa, e a relação mercado com a Universidade”.

Engenheiro civil com mestrado em Engenharia de Estruturas pela USP, o palestrante tem mais de 40 anos de carreira. Ele possui o Executive Certificate in Strategy and Innovation pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Atual membro do RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors), atuou na Tishman Speyer como Managing Director e Head of Design and Construction. Na Encol, liderou as atividades de construção e de desenvolvimento tecnológico. Somando-se à sua experiência na Inpar Incorporação, alcança um total de mais de 800 prédios construídos sob sua orientação. Isso sem mencionar sua experiência acadêmica: professor visitante da POLI-USP, tem dois livros publicados, além de diversos artigos.

O evento é uma realização da Unesc, por meio do curso de Engenharia Civil e Grupo de Pesquisa em Desempenho de Estruturas e Construção Civil (GPDECC), e conta com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e Lexto Construtora BS. O patrocínio é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de novembro de 2021 às 16:00
Compartilhar Comente