Engenharia Civil

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: https://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia Civil lança primeira edição impressa de Revista Técnico-científica

Curso de Engenharia Civil lança primeira edição impressa de Revista Técnico-científica
Publicação é resultado de parceria com a EdiUnesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite desta terça-feira (12/11) ficará marcada na história do curso de Engenharia Civil da Unesc por representar mais um grande passo dado em sua história. Nesta data, no Auditório Ruy Hülse, foi lançada a primeira edição impressa da Revista Técnico-científica da Engenharia Civil Unesc, publicação realizada em parceria com a EdiUnesc. O evento de lançamento contou com palestra ministrada pela professora doutora Melissa Watanabe com a temática “Empreendedorismo na Construção Civil”.

Para o coordenador do curso, Márcio Vito, o lançamento é um fato a ser celebrado. “Sinto muito orgulho e satisfação ao comemorar essa conquista. É um trabalho feito a várias mãos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento racional e sustentável da construção civil”, ressaltou.

Representando a reitoria da Universidade, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, destacou a alegria de concretizar mais um projeto como a revista lançada e a importância de tal conteúdo diante do cenário da construção civil. “Desejamos que esta revista impressa possa estimular e oferecer um olhar ampliado para os cenários. Que ela possa contribuir para transformações, mudanças, aonde quer que ela chegue. Só temos a agradecer ao empenho ao projeto e ao curso, assim como ao trabalho da nossa editora”, completou.

O editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, agradeceu pela oportunidade de realizar a parceria com o curso para publicação de material de tamanha qualidade e que amplia os trabalhos realizados pela editora. “Sabemos que não é nada fácil estar à frente de projetos como este, que envolvem diferentes pessoas e muita informações, mas o esforço é válido e resulta em trabalhos importantes para todos os envolvidos”, analisou.

Ao final do evento, com as palavras da editora-chefe da Revista Técnico-científica da Engenharia Civil Unesc, Elaine Guglielmi Pavei Antunes, acompanhada do editor de sessão, Álvaro José Back, o material foi oficialmente lançado e distribuído entre os presentes. “Nós representamos uma família, uma equipe, que se engajou nessa ideia. Queremos agradecer ao Sinduscon, ao Crea, à Editora, ao Aicom da Unesc, que acreditaram e confiaram, trabalhando conosco a todo momento”, enfatizou orgulhosa.

Esta é a terceira edição da publicação, sendo que as duas primeiras foram disponibilizadas apenas no formato online.

Apoiadores da publicação

Para o presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense), Mauro Sônego, o momento significa uma grande oportunidade de parceria entre as instituições. “É uma felicidade compartilhar com vocês este momento tão relevante para o curso. Desejamos que essa seja a primeira de muitas parcerias com o curso de Engenharia Civil e com a Unesc, que tanto tem a nos oferecer em estrutura física e intelectual. Como contrapartida oferecemos um laboratório de experimentação, a própria indústria, que pode e deve ser mais usada no processo de apropriação do ensino, pesquisa e extensão”, salientou.

Representando o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), o Diretor Regional de Criciúma, Ingo Eugênio Dalpont Werncke, egresso da Unesc, agradeceu a acolhida e a energia recebida ao estar novamente na Universidade. “Me sinto muito honrado e em estar aqui. Hoje em Criciúma temos 2.554 profissionais, sendo praticamente metade da área da engenharia civil, o que mostra a grandeza e a importância para nossa região”, completa.

Ensinamentos compartilhados

A palestra ministrada no evento de lançamento do material foi preparada pela professora Melissa Watanabe com a intenção de apresentar questões com olhar para o futuro e de que formas o profissional da área pode olhar para esse cenário. “Apresento a vocês, ao mesmo tempo, tecnologias muito avançadas, que logo devem fazer parte da realidade da profissão, e coisas simples para necessidades básicas e os dois são oportunidade de negócio. Quero que vocês levem isso na lembrança, a ideia de que ambos os caminhos são promissores. Além disso, é o que sempre digo, entre ganhar dinheiro e fazer o bem, escolham os dois”, pontuou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 12 de novembro de 2019 às 23:01
Compartilhar Comente

Engenharia Civil realiza aula experimental com alunos do Cedup

Na noite desta terça-feira (5/11), os alunos do curso de Edificações do Cedup Abílio Paulo, de Criciúma, tiveram um momento diferente de aprendizado. Eles foram até o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) onde visitaram os laboratórios em que o curso de Engenharia Civil realiza atividades práticas e puderam participar de uma aula experimental, ministrada pelo professor Augusto Wanderlind e pelo coordenador do curso, Márcio Vito.

07 de novembro de 2019 às 12:13
Compartilhar Comente