Engenharia Civil

Estudantes de Engenharia Civil realizam visita técnica na Votorantim

Estudantes de Engenharia Civil realizam visita técnica na Votorantim
O grupo observou processos e aprendeu sobre a empresa (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O sábado (11/11) foi dia de aprendizado para os acadêmicos de Engenharia Civil. Eles visitaram a empresa Votorantim, no município de Vidal Ramos para acompanhar o dia a dia dos profissionais, os processos da fabricação do cimento, a estrutura técnica e a história do local.

O encontro foi promovido pelo curso em parceria com seu Centro Acadêmico e teve o apoio da egressa Jadna Andrade Fuchter.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 13 de novembro de 2017 às 19:22
Compartilhar Comente

CONGRESSO IBRACON

Os alunos do curso de Engenharia Civil, Cristian Espindola Farias, Dener Silveira da Silva, Fernanda Marcelino Nunes, Luiza Cruz Lentz e Paula Dela Giustina Gazolla e a professora Mestre Ângela Costa Piccinini, participaram do 59ª Edição do Congresso Brasileiro do Concreto - 59 CBC2017. O evento organizado pelo IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto) aconteceu entre os dias 31/10 a 03/11 na cidade de Bento Gonçalves no estado do Rio Grande do Sul.

O Congresso trata-se de um evento técnico-científico de divulgação da tecnologia do concreto e seus sitemas construtivos, este ano tinha como tema central: "O concreto para a retomada do desenvolvimento da infraestrutura do Brasil".

Tradicionalmente, o evento reúne atividades de sessões científicas, seminários, debates, cursos, palestas com profissionais de relevância no cenário nacional e internacional da pesquisa e aplicação do concreto, visando apresentar tecnologias em termos de produtos e processos, apontando para o desenvolvimento científico e as pesquisas aplicadas.

Os alunos participaram das Conferências Plenárias com os temas: "Applications of FRC on the design of slabs com boMarco di Prisco (Politecnico de Milano, Itália)" e "Shirnkage tests, analysis and design and its corrrelation with creep com BarzinMobsdhrt (Arizona State University, EUA)". Participaram também, dos seminários sobre pesquisas em concreto autoadensável e novas tecnologias, além das sessões científicas e dos concursos (concreto colorido de alta resistência, produção de concreto autodensável na hora, concrebol - blola de concreto leve e resisitente e aparato de proteção ao ovo).

Por: Gissele Tavares 07 de novembro de 2017 às 13:48
Compartilhar Comente

Alunos de Engenharia Civil visitam obra de pavimentação da Serra da Rocinha

Alunos de Engenharia Civil visitam obra de pavimentação da Serra da Rocinha
Visita técnica ocorreu sábado (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Estudantes da quinta e oitava fase do curso de Engenharia Civil da Unesc ampliaram seu conhecimento com uma visita técnica à obra de pavimentação da Serra da Rocinha, em Timbé do Sul. Os alunos acompanharam alguns dos trabalhos que estão sendo realizados na pavimentação dos 22 quilômetros da Serra da Rocinha (BR-285), que liga Timbé do Sul (SC) a São José dos Ausentes (RS) e que tem previsão de inauguração em março de 2019.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Elaine Pavei Antunes e Pedro Arns, das disciplinas de Materiais de Construção Civil I e Estradas II, respectivamente. Os visitantes visualizaram os trabalhos de terraplenagem, topográficos, execução de pontes e viadutos, o canteiro de obras, o laboratório de controle tecnológico do concreto, o local de manutenção dos equipamentos, o centro administrativo e o horto criado pela Gestão Ambiental da obra.

No local, o grupo foi recebido pelo consórcio Setep/Ivaí/Sotepa, contratado pelo DNIT para execução da referida pavimentação. Eles tiveram uma palestra sobre as atividades que estavam sendo realizadas, sobre a organização e administração da obra e, também, sobre o Programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo DNIT que visa socializar as informações sobre o empreendimento e seus impactos ambientais, bem como envolver a comunidade ao longo de todo o processo construtivo da rodovia.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2017 às 21:15
Compartilhar Comente