Engenharia Civil

Engenharia Civil realiza visita técnica à barragem do rio São Bento

Acadêmicos da quinta e sexta fases do curso de Engenharia Civil tiveram uma aula diferente sábado (19/10). Acompanhados pelos professores Álvaro José Back e Flávia Cauduro, o grupo realizou uma visita técnica à barragem do rio São Bento. No local, os visitantes conheceram a função estratégica da barragem no abastecimento de água para Criciúma e região, os programas ambientais desenvolvidos, o benefício no amortecimento de cheias e o incremento no turismo que os municípios de Siderópolis e Nova Veneza receberam.

O grupo visitou a estação meteorológica, onde são monitorados os dados como precipitação, evaporação, temperatura, umidade relativa, horas de sol e vento. O objetivo da visita foi possibilitar que os estudantes visualizassem na prática os assuntos que são discutidos em sala de aula, aliando teoria e prática.

Por: Milena Spilere Nandi 21 de outubro de 2019 às 16:43
Compartilhar Comente

Egresso da Unesc é finalista do 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural da Gerdau

Egresso da Unesc é finalista do 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural da Gerdau
Vencedores serão conhecidos no dia 31 de outubro (Fotos: Fábio dos Santos Colares) Mais imagens

O egresso do curso de Engenharia Civil da Unesc, Fábio dos Santos Colares, é um dos finalistas do 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural da Gerdau. Com o trabalho intitulado “Projeto Escritório R Dimer/Dunas Hotel”, o profissional se destacou entre concorrentes de todo o Brasil e faz parte de um seleto grupo com cinco contemplados na categoria Jovens Talentos. Os vencedores de cada categoria, assim como as menções honrosas, serão conhecidos no 22º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que ocorre em 31 de outubro, na cidade de São Paulo – SP. 

A participação no prêmio foi idealizada durante a finalização do projeto em 2017, em conjunto com a Lithos Arquitetura. O engenheiro egresso da Universidade conta que durante suas visitas ao site da Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), parceira do prêmio que divulga os portfólios inscritos, percebeu que seu trabalho tinha potencial de ser um dos mais bem colocados. “Em 2018 vi a oportunidade de participar, porém a obra deveria ser finalizada no mesmo ano. Já em 2019, ano de concretização, tive um sucesso que vai além da participação, me tornando finalista”, contou.

A notícia do bom resultado foi uma surpresa, frente a dificuldade do prêmio. “Mantive sempre uma certa esperança, mas também sabia o grau de dificuldade de ser finalista, já que é a maior premiação da engenharia estrutural do Brasil. A ficha custou a cair no início, só aconteceu quando os nomes foram postados no site para votação pela internet”, contou o finalista.

Para escolher os vencedores, a 17ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural levará em consideração a votação pela internet, já finalizada, e contará com uma mesa de jurados, que reunirá nomes que são referência na área. Foram cinco selecionados para cada uma das categorias: Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte, Obras Especiais e Jovens Talentos.

Segundo o gerente de Vendas e Marketing na Construção Civil da Gerdau, Rodrigo Rose, o prêmio coroa o empenho de profissionais e dá destaque ao futuro da área. “O Prêmio tornou-se uma das principais referências da construção civil brasileira, valorizando o profissional responsável pela segurança e a viabilidade da obra. E, agora, de maneira bastante disruptiva para os padrões do setor, também reconhece o trabalho dos novos talentos que estão revigorando o mercado”, afirma.

Conheça o projeto concorrente ao prêmio

 

O edifício de uso misto, distribuído em três pavimentos e somando uma área total de 2.387,81m², está sendo construído em local anteriormente ocupado por um estacionamento de uma rede hoteleira local. Colares conta que a proposta inicial era de um ambiente totalmente novo, com a demolição da estrutura ocupante. No entanto, durante uma avaliação do local, o levantamento técnico identificou uma boa conservação no prédio de 15 anos e a possibilidade de repensar o sistema estrutural de modo que fosse possível reaproveitar parte da edificação existente. “A decisão colaborou também para deixar a obra mais sustentável, reduzindo a quantidade de resíduos gerados pela demolição e evitando o desperdício de novos materiais”, frisa o egresso.

Ainda segundo o engenheiro, o prédio segue o conceito de uma arquitetura caracterizada pela modernidade e forte da edificação. “As plantas livres, que seriam os ambientes abertos, com grandes vãos e com o mínimo de interferência estrutural, a estrutura aparente, os volumes limpos e a originalidade dos materiais tornam este projeto ainda mais especial. Diferente da grande maioria, onde os acabamentos de gesso, pintura e revestimento tem o papel de esconder ou corrigir imperfeições”, explica.

O prédio, em fase de execução, está localizado em Torres, no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. Serão cinco apartamentos do tipo loft e um espaçoso escritório comercial. A obra está sendo executada pela R Dimer Empreendimentos Imobiliários. Clique aqui para conhecer o trabalho completo.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de outubro de 2019 às 18:10
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc participam de aulões preparatórios para o Enade

Acadêmicos da Unesc participam de aulões preparatórios para o Enade
Exame será realizado em novembro e participarão 13 cursos da Universidade (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc que vão prestar o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) neste ano estão participando de diversos aulões preparatórios para a prova. Na manhã desta sexta-feira (4/10) foi o dia de os alunos dos cursos de Fisioterapia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil se reunirem no Auditório Ruy Hülse e participarem de um aulão sobre atualidades.

Ministrado pelo professor de Filosofia da Unesc, Jeferson de Azeredo, o aulão abordou os temas que foram destaque em 2018 e 2019, como assuntos amplos da globalização, o marco de 50 anos do dia em que o homem pisou na lua, neoliberalismo, privatizações, migrantes internacionais no século XXI, os refugiados, as condições de apátridas, o Brexit e seus acordos, questões ambientais, os impactos do aquecimento global e os conceitos de deficiência.

De acordo com Azeredo, o Enade é uma oportunidade de testar e avaliar os conhecimentos dos cursos e dos alunos. “É o momento de pensar o acadêmico, de despertar o interesse dos alunos e a instigá-los a desenvolver uma boa prova. O Enade também é importante ferramenta para avaliar e repensar os métodos de aula”, comentou.

A acadêmica da 10ª fase de Fisioterapia, Malu Mina Conforti, esteve atenta e teve uma participação ativa no aulão. Conforme ela, o tema de atualidades é um assunto importante para ser abordado na preparação do Exame. “Pelo fato de às vezes não estarmos antenados dos assuntos que estão em alta no dia a dia, é essencial termos um momento para saber dos principais pontos que possivelmente possam cair no Enade”, afirmou.

O exame será realizada no dia 24 de novembro, e os aulões preparatórios continuam até a data. Neste ano, os cursos de Educação Física (Bacharelado), Odontologia, Fisioterapia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Arquitetura e Urbanismo, Medicina, Nutrição, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Engenharia de Produção e Engenharia Química participarão do Exame.

Acompanhe o cronograma:

7/10 – Conhecimento Gerais – 19h – Auditório Edson Rodrigues – Nutrição e Biomedicina

8/10 - Produção e Interpretação de Texto – 19h - Auditório Edson Rodrigues – Eng. de Produção e Eng. Química

10/10 – Produção e Interpretação de Texto – 8h - Auditório Edson Rodrigues -  Ed. Física e Eng. Ambiental e Sanitária

24/10 – Conhecimento Gerais -17h30 – Mini Auditório Bloco S – Medicina

31/10 – Conhecimentos Gerais – 19h - Auditório Edson Rodrigues – Enfermagem e Farmácia

1º/11 – Conhecimentos Gerais – 19h – Bloco R1 Sala 206 – Eng. Civil

1º/11 - Produção e Interpretação de Texto – 8h – Auditório Ruy Hülse – Eng. Civil, Odontologia, Fisioterapia e Arquitetura e Urbanismo

1º/11 - Produção e Interpretação de Texto – 19h – Bloco R1 Sala 206 – Eng. Civil

4/11 - Produção e Interpretação de Texto – 19h – Auditório Ruy Hülse – Farmácia, Nutrição, Biomedicina e Enfermagem

11/11 -  Conhecimentos Gerais – 19h - Auditório Edson Rodrigues – Eng. Produção e Eng. Química

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 04 de outubro de 2019 às 11:19
Compartilhar Comente