Engenharia Civil

Feira Casa Pronta: Unesc recebe visitantes em amplo estande

Feira Casa Pronta: Unesc recebe visitantes em amplo estande
Evento foi iniciado na noite desta quarta-feira (17/10) no Centro de Eventos José Ijair Conti (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O maior evento dos setores de construção civil, mobiliário e decoração da região Sul de Santa Catarina, a Feira Casa Pronta, foi iniciado na noite desta quarta-feira (17/10) e segue até domingo (21/10) no Pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma, recebendo visitantes de todo o Estado. Com um estande completamente novo e remodelado, a Unesc marca presença e oferece amplo espaço aos visitantes para que conheçam em especial os cursos ligados à temática do evento: Arquitetura, Artes Visuais, Design e Engenharia Civil.

Ao longo dos cinco dias de Feira Casa Pronta, professores e acadêmicos dos cursos estarão se revezando para recepcionar os visitantes no espaço, pensado nos mínimos detalhes para levar a mensagem da Universidade e dos profissionais em formação.

Conforme o coordenador do curso de Design, professor João Rieth, que acompanhou a montagem do estande e o primeiro dia de Feira, a intenção é atrair o público ao estande e captar possíveis novos alunos a partir dos profissionais e visitantes que circulam no evento. “Esses cursos que estamos trazendo para a Casa Pronta têm tudo a ver com o setor de construção civil. Fizemos questão de montar um espaço aberto e convidativo e trazer alguns trabalhos de cada área para que as pessoas possam também entender um pouco de tudo o que se passa na Universidade e o que esses aprendizados podem proporcionar”, comentou.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Marcio Vito, os dias de trabalho no estande também serão de muitos contatos com egressos. “Muitos passam aqui com a família, filhos, esposas ou os pais, e mostram com orgulho o lugar em que estudaram. Eles se sentem em casa e nós temos também muito carinho em recebê-los. Nesta primeira noite, já tivemos exemplos disso e é muito bacana”, garantiu.

Na estrutura, que encontra-se montada logo ao final do primeiro corredor da feira, os visitantes podem conferir fotos do Centro de Documentos da Unesc, que retratam a construção do campus da Universidade e marcam também os 50 anos da Instituição. O espaço será compartilhado nesta quinta-feira (18/10) com o Jornal A Tribuna para o evento especial de lançamento da revista Arquitetura & Interiores.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de outubro de 2018 às 21:37
Compartilhar Comente

Alunos de Engenharia Civil conhecem de perto o Sistema Steel Frame

Nesta segunda-feira (16/10), alunos da oitava fase do curso de Engenharia Civil visitaram uma obra para conhecerem de perto os materiais e métodos construtivos do Sistema Steel Frame. Os alunos foram acompanhados pela professora Elaine Pavei e ocorreu dentro da disciplina de Construção Civil II.

Por: Milena Spilere Nandi 16 de outubro de 2018 às 17:42
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão da Unesc levará mais cidadania a comunidades em Forquilhinha

Projeto de Extensão da Unesc levará mais cidadania a comunidades em Forquilhinha
Ação tem a parceria da Prefeitura Municipal, Associação de Moradores e da ONG Cata Vento (Foto: Divulgação) Mais imagens

Agregando conhecimentos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Agrimensura e Engenharia Civil, a Unesc pretende colaborar com o bem estar de comunidades de Forquilhinha. Por meio do Projeto de Extensão EMI (Escritório Modelo Interdisciplinar), a Universidade realiza um projeto urbanístico e arquitetônico de espaço social e comunitário em área pública municipal do Bairro Nova York, em Forquilhinha.

O foco da ação, que tem apoio da Prefeitura, da Associação de Moradores e da ONG Cata Vento Coletivo Cultural de Forquilhinha, é voltado à atuação em projeto de urbanização e de implantação de equipamentos de cultura, esporte e lazer, em área pública, destinada aos moradores dos bairros Nova York, Ouro Negro e Vila Franca.

Um dos primeiros encontros com a comunidade, para o início do desenvolvimento das atividades, foi realizado nesta quinta-feira (4/10). Neste contato inicial a comunidade foi dividida em grupos para pensarem e formularem proposições de melhorias voltadas as crianças, aos jovens, aos adultos, aos idosos, a homens e mulheres, formando cartazes com seus destaques.

O projeto tem a participação dos professores Jorge Luiz Vieira (coordenador da ação), Evelize Chemale Zancan e Vanildo Rodrigues. Colaboram ainda com as atividades os acadêmicos bolsistas Eloiza Neves, Sara Arns Camilo e João Otávio Damázio. Como estagiário, atua o aluno Jardel da Silva Serafim e como voluntário Mateus Nazário Filisbino.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de outubro de 2018 às 21:07
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão Saúde na Construção Civil

Os cursos de Engenharia Civil, Fisioterapia e Engenharia de Produção estão unidos para colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos profissionais da construção civil. Por meio do projeto de extensão “Saúde na Construção Civil”, os participantes estão visitando obras, coletando informações e dialogando com os trabalhadores. Nesta semana, professores e acadêmicos realizaram visitas em Criciúma.

Os participantes do projeto visitaram quatro obras em execução da Construtora Eza: uma residência no Condomínio Jardins, localizada no Bairro Primeira Linha, duas residências no Condomínio Santa Clara, no Bairro São Simão e a reforma de uma residência nas proximidades do Criciúma Clube.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com as empresas Construfase e Eza Engenharia.

Por: Milena Spilere Nandi 03 de outubro de 2018 às 12:40
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc entre os vencedores do Startup Weekend Criciúma

Acadêmicos dos cursos de Ciências da Computação, Administração, Design, Engenharia Química e Engenharia Civil da Unesc participaram da terceira edição do Startup Weekend Criciúma, realizado de 28/9 a 30/09 na Plurall Coworking. O case Biscato, um aplicativo que localiza prestadores de serviços, desenvolvido para o mercado de Angola, ficou em segundo lugar entre as 13 equipes formadas pelos 100 participantes do evento. Entre os integrantes do grupo estavam os estudantes angolanos Edmundo Nascimento e Aristóteles Lopes. Também integraram o grupo: Bruno Girardi, André Felipe Fraga e Thiago Águida. "A Biscato é uma ideia que surgiu aqui no Brasil devido a atual realidade que Angola se encontra: altíssima taxa de desemprego. Por esse motivo, a maior parte das pessoas necessitam fazer trabalhos autônomos (bicos ou biscato em Angola) para complementarem sua renda familiar", explica Bruno Girardi. O produto criado auxilia a conexão das pessoas que sabem realizar determinado biscato com alguém que necessita fazê-lo. Em apenas 24 horas houveram mais de 60 inscritos com 7 conexões e 1 negócio fechado. Parte da renda obtida será destinada a instituições de ensino técnico em Angola para capacitar jovem. A Unesc também teve seus acadêmicos premiados com a 3ª colocação, com a ideia "Surfwend". Neste grupo, participaram João Paulo Martins, Victor Pedro Moretti, Caio Canarin Mroninski, Gustavo Perito, Gabriel de Bona, Alef Emerich Vieira e Leonardo Salvaro. Outros acadêmicos e egressos da Unesc também estiveram participando, como o Engenheiro Civil, Vitor Pirolla e o aluno da Engenharia Química, Hyan Dias Tavares, com o projeto Retorno Rápido, que ficou com a menção honrosa. Vitor explica que prestigia os eventos buscando pensar e desenvolver ideias que atendam alguma necessidade da sociedade.  

O SW segue uma sistemática desenvolvida pela Techstars, em parceria com o Google, que é aplicada no mundo todo simultaneamente. Na sexta-feira foram apresentadas ideias, sendo 13 validadas e escolhidas para serem trabalhadas no final de semana, finalizando em um MVP (produto mínimo vendável). No final da tarde de domingo foi feito o pitch, que consiste de uma apresentação curta (no caso da SW 3 minutos) com a finalidade de explicar o negócio para os jurados e para o público presente, incluindo os próprios concorrentes e organizadores.

O SW premiou os três primeiros colocados e ainda fez uma menção honrosa. Para o diretor da Plurall Coworking (empresa que sediou o evento no final da semana e é uma das organizadoras), Claiton Pacheco Galdino, a SW é um evento que permite os jovens testarem todas as etapas de construção de um negócio, tendo como base a metodologia disponível e a criação de um negócio do zero. “Eles podem entender exatamente quais são as complexidades que cada uma dessas etapas têm, principalmente, a validação com o mercado e de ter um MVP." explica.

Essa foi a 3ª edição da SW em Criciúma. O evento foi acompanhado pelo Gestor de Inovação da Unesc, Evanio Nicoleit; pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; pela Coordenadora do curso de Ciências da Computação da Unesc, Ana Claudia Garcia Barbosa; pelo professor do curso de Design, Igor Drudi; egressos e acadêmicos da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 01 de outubro de 2018 às 09:54
Compartilhar Comente