Engenharia Civil

Escritório Modelo Interdisciplinar da Unesc é apresentado em seminário

Escritório Modelo Interdisciplinar da Unesc é apresentado em seminário
Projeto de extensão é realizado por vários cursos da Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão E.M.I (Escritório Modelo Interdisciplinar), dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Agrimensura e Engenharia Civil da Unesc, foi apresentado no 22º Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, nesta quarta-feira (25/10), em Cruz Alta, Rio Grande do Sul. O evento reuniu cerca de 700 estudos na modalidade de comunicação, contendo também subdivisões: de Iniciação Científica, de Extensão, de Pós-Graduação e de Fotografia.

O E.M.I foi apresentado pelo acadêmico de Engrenharia Civil Jobert Ramos, e trouxe o projeto de estudo de requalificação do Clube Alvorada, que é desenvolvido por meio de uma prática colaborativa entre o Escritório Modelo Interdisciplinar, a Aprofucri e a comunidade dos Bairros Pinheirinho e Milanese, em Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de outubro de 2017 às 17:30
Compartilhar Comente

Estudantes de Engenharia Civil agregam conhecimento à formação em ciclo de palestras

Estudantes de Engenharia Civil agregam conhecimento à formação em ciclo de palestras
Encontros ocorreram de 16 a 25 de outubro (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Unesc ampliaram o conhecimento ao longo das últimas semanas com o Ciclo de Palestras Técnicas. De 16 a 25 de outubro, estudantes das diversas fases se reuniram com profissionais da área para debater assuntos relacionados a matérias primas, técnicas empregadas e programas que auxiliam o trabalho do engenheiro civil.

No dia 16, o engenheiro da Corr Solutions Brasil Adalberto Afonso Thiel, falou sobre “Mais durabilidade para estruturas em concreto armado”. Já no dia 17, o engenheiro da Brasecol Engenharia e Fundações Nilton Dimas, apresentou o case “Abordagem de Sondagens, Contenções e Fundações de uma Obra”. No dia seguinte, foi a vez do engenheiro da BPM Pré-moldados Nivaldo de Loyola Richter abordar “A Industrialização da Construção Civil”.

“Esquadrias de PVC” foi o tema abordado pelo representante da Weiku do Brasil, Marcos Daniel, no dia 23. O Ciclo de Palestras Técnicas encerrou no dia 25 com “Introdução ao BIM – Autodesk Revit”, com o representante da Plugin Consultoria, Aurio Cristiano.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de outubro de 2017 às 15:44
Compartilhar Comente

Visita Técnica - Barragem do Rio São Bento

No último sábado, dia 21 de outubro, os acadêmicos da 6ª fase de Engenharia Civil, matriculados na disciplina de Hidrologia, lecionada pelos professores Álvaro José Back e Marcos Back, realizaram uma visita técnica na Barragem do Rio São Bento, localizada no município de Siderópolis/SC.

Foi apresentado a função estratégica da barragem no abastecimento de água para Criciúma e região, os programas ambientais desenvolvidos, o benefício no amortecimento de cheias e o incremento no turismo que os municípios de Siderópolis e Nova Veneza recebem.

Visitaram a estação meteorológica, onde são monitorados os dados de Precipitação, Evaporação, Temperatura, Umidade Relativa, Horas de Sol, Vento... Assuntos que são discutidos em sala de aula e que propiciou aos alunos a junção teoria e prática.

Por: Gissele Tavares 26 de outubro de 2017 às 19:48
Compartilhar Comente

Construindo solidariedade e conhecimentos

Construindo solidariedade e conhecimentos
Alunos visitaram obra, participaram de palestra e realizaram doações de alimentos Mais imagens

Os alunos do curso de Engenharia Civil da Unesc tiveram uma semana movimentada pelo conhecimento e pela solidariedade. Na última sexta-feira (13/10) os estudantes vivenciaram o dia a dia de profissionais durante visita técnica em uma obra, em Jaguaruna, e receberam conhecimentos durante uma palestra com o engenheiro Marlon Weingartner, das empresas Saint Gobain, Quartzolit e Weber. No sábado o Centro Acadêmico do curso realizou a doação de 500 quilos de alimentos.

Conhecimento

A visita buscou mostrar na prática as técnicas e materiais na construção do sistema steel frame, um novo modelo totalmente sustentável que não utiliza tijolos e concreto, apenas aço galvanizado. O processo foi acompanhado por acadêmicos da oitava fase e pelos professores Jorge Henrique Piva e Elaine Guglielmi Pavei Antunes.

Já a troca de conhecimentos durante a noite foi promovida com o tema “Patologias mais frequentes em Sistemas de Revestimento Cerâmico”. Marlon Weingartner trouxe reflexões sobre as patologias mais frequentes, suas causas, origens e atitudes preventivas que devem ser realizadas pelos profissionais.

Solidariedade

Além do conhecimento, os alunos também arrumaram tempo para a solidariedade. As doações ocorreram na Paróquia Santo Agostinho, no Rio Maina. Os alimentos foram arrecadados durante a quarta Gincana de Engenharia Civil e vão ser entregues as famílias carentes da região.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 17 de outubro de 2017 às 15:35
Compartilhar Comente

Gincana mobiliza mais de 300 alunos do curso de Engenharia Civil

Gincana mobiliza mais de 300 alunos do curso de Engenharia Civil
Confraternização e trabalho em equipe marcaram o evento (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Confraternização e trabalho em equipe marcaram a quarta edição da Gincaec (Gincana da Engenharia Civil), que ocorreu em 7 de outubro. O evento contou com a participação de mais de 300 alunos e realizou diversas atividades envolvendo acadêmicos e professores. A Gincana foi uma realização do CA (Centro Acadêmico) com o apoio do curso e mobilizou estudantes de diversas fases. 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de outubro de 2017 às 19:12
Compartilhar Comente