Engenharia Civil

Celebrações: colação de grau de mais 43 acadêmicos marca última formatura do ano na Unesc

Celebrações: colação de grau de mais 43 acadêmicos marca última formatura do ano na Unesc
Formandos, familiares e amigos comemoraram as conquistas na tarde desta quinta-feira no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A última cerimônia de colação de grau especial do ano na Unesc foi marcada pela emoção. Na tarde desta quinta-feira (20/12) celebraram a formatura 43 acadêmicos da Universidade acompanhados de colegas, amigos e familiares no Auditório Ruy Hülse.

Os cursos que tiveram alunos concluintes foram Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Fisioterapia, História, Letras - Língua Portuguesa, Odontologia, Psicologia e Tecnologia em Design de Moda.

Entre os formandos mais alegres da tarde esteve o jovem Afonso David Nkadi, de 26 anos. Natural de Angola, ele vive em Criciúma há mais de cinco anos e comemora neste fim de ano a conquista do diploma de biomédico, um sonho realizado. Apesar de já ter conquistado seu objetivo inicial, Afonso permanecerá no Brasil, em Criciúma e na Unesc. “Fui muito bem recebido aqui. Na Unesc recebi todo o suporte que precisei e fiz muitos amigos. Já estou matriculado na Pós-Graduação e quero continuar meus estudos”, garantiu.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de dezembro de 2018 às 18:24
Compartilhar Comente

Presentes de Natal antecipados: Mais 150 formandos colam grau na Unesc

Presentes de Natal antecipados: Mais 150 formandos colam grau na Unesc
Quarta-feira (19/12) foi de duas cerimônias de colação de grau especial na Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A partir desta quarta-feira (19/12), Thelry Garcia Pizzolo Correa, de Forquilhinha, é oficialmente fisioterapeuta. Ela, assim como aproximadamente 150 alunos da Unesc, colou grau na profissão que escolheu para a sua vida e teve o certificado de conclusão de curso como grande presente deste Natal que se aproxima. O dia da sua formatura, conforme ela, jamais será esquecido tamanha a emoção em realizar esse sonho. “É uma grande conquista. Um dos dias mais felizes da minha vida. Comecei a faculdade há cinco anos e meio com uma filha de três anos e outra de 14. Com o apoio delas e do meu marido consegui vencer os obstáculos e receber esse diploma hoje”, disse emocionada.

A quarta-feira foi marcada por duas cerimônias de colação de grau especial em gabinete na Universidade, sendo uma ao longo da tarde, conduzida pelo vice-reitor Daniel Ribeiro Preve, e outra no período noturno, conduzida pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego. Os cursos que tiveram alunos formados nestas oportunidades foram Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, Gestão de Recursos Humanos, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

Na mensagem deixada aos formandos, Fernanda destacou a mudança vivida atualmente no país e a necessidade de mudar a forma de realizar as coisas para que os rumos também sejam diferentes. “Nosso mestre Paulo Freire já disse ‘não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor’. Portanto, tenhamos sabedoria, tenhamos sempre humildade. Desejo ainda que vocês tenham empatia, garra e amor para materializar aquilo que idealizam para tornar o mundo melhor. Ousem, mas, sobretudo, sejam muito felizes”, salientou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de dezembro de 2018 às 21:30
Compartilhar Comente (1)

Nota de falecimento - Leonardo Savi Steiner

Nota de falecimento - Leonardo Savi Steiner
Mais imagens

É com pesar que a Unesc comunica o falecimento do acadêmico de Engenharia Civil, Leonardo Savi Steiner. Leonardo tinha 20 anos e faleceu após um acidente, na noite de segunda-feira, 03/12. Ele está sendo velado na  capela mortuária da igreja matriz de Forquilhinha e o enterro acontecerá às 16 horas desta terça-feira (04/12) no cemitério da igreja matriz, centro de Forquilhinha. Aos pais Claiton Stainer e Rosangela Savi, familiares e amigos, os sentimentos de mais profundo pesar e solidariedade de toda a comunidade acadêmica da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 04 de dezembro de 2018 às 09:53
Compartilhar Comente

Projeto Observatório Acessível encerra atividades do semestre em Morro da Fumaça

Nesta quarta-feira (28/11), a Escola Maurina de Souza Patricio, de Morro da Fumaça, recebeu o último encontro do segundo semestre de 2018 do projeto de extensão Observatório Acessível. Durante a reunião, foi entregue à direção da escola e ao Observatório Social os resultados dos levantamentos de acessibilidade espacial realizados, confrontando a situação atual e propondo soluções baseadas nas normas técnicas. Além disso, foi apresentado aos professores da escola um modelo de brinquedo inclusivo, para discussão e validação.

O encontro teve a presença de representantes do Observatório Social, da comunidade escolar e participantes do projeto, realizado pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produtos e Engenharia Civil.

Segundo a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aline Savi Eying, o Observatório Acessível desenvolve suas atividades em Morro da Fumaça e ocorre em consonância com ações de fortalecimento das políticas públicas na área de inclusão escolar no Brasil. “O objetivo é o levantamento das condições de acessibilidade espacial das escolas, incluindo um piloto com processos de investigação e produção de novas tecnologias no design de brinquedos educativos e inclusivos”, explica.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 28 de novembro de 2018 às 15:37
Compartilhar Comente

Feira Casa Pronta: Unesc recebe visitantes em amplo estande

Feira Casa Pronta: Unesc recebe visitantes em amplo estande
Evento foi iniciado na noite desta quarta-feira (17/10) no Centro de Eventos José Ijair Conti (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O maior evento dos setores de construção civil, mobiliário e decoração da região Sul de Santa Catarina, a Feira Casa Pronta, foi iniciado na noite desta quarta-feira (17/10) e segue até domingo (21/10) no Pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma, recebendo visitantes de todo o Estado. Com um estande completamente novo e remodelado, a Unesc marca presença e oferece amplo espaço aos visitantes para que conheçam em especial os cursos ligados à temática do evento: Arquitetura, Artes Visuais, Design e Engenharia Civil.

Ao longo dos cinco dias de Feira Casa Pronta, professores e acadêmicos dos cursos estarão se revezando para recepcionar os visitantes no espaço, pensado nos mínimos detalhes para levar a mensagem da Universidade e dos profissionais em formação.

Conforme o coordenador do curso de Design, professor João Rieth, que acompanhou a montagem do estande e o primeiro dia de Feira, a intenção é atrair o público ao estande e captar possíveis novos alunos a partir dos profissionais e visitantes que circulam no evento. “Esses cursos que estamos trazendo para a Casa Pronta têm tudo a ver com o setor de construção civil. Fizemos questão de montar um espaço aberto e convidativo e trazer alguns trabalhos de cada área para que as pessoas possam também entender um pouco de tudo o que se passa na Universidade e o que esses aprendizados podem proporcionar”, comentou.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Marcio Vito, os dias de trabalho no estande também serão de muitos contatos com egressos. “Muitos passam aqui com a família, filhos, esposas ou os pais, e mostram com orgulho o lugar em que estudaram. Eles se sentem em casa e nós temos também muito carinho em recebê-los. Nesta primeira noite, já tivemos exemplos disso e é muito bacana”, garantiu.

Na estrutura, que encontra-se montada logo ao final do primeiro corredor da feira, os visitantes podem conferir fotos do Centro de Documentos da Unesc, que retratam a construção do campus da Universidade e marcam também os 50 anos da Instituição. O espaço será compartilhado nesta quinta-feira (18/10) com o Jornal A Tribuna para o evento especial de lançamento da revista Arquitetura & Interiores.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de outubro de 2018 às 21:37
Compartilhar Comente