Engenharia Civil

Novos arquitetos, designers e engenheiros celebram conquista da graduação

Novos arquitetos, designers e engenheiros celebram conquista da graduação
Cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso ocorreu na noite deste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“O ano de 2020, especialmente a noite de hoje, ficará eternizado na trajetória de cada um de vocês que estão concretizando um sonho. Tenho certeza de que vocês são vencedores e não chegaram aqui sozinhos. Essa conquista também é da família e dos amigos que estão aqui hoje e estiveram ao seu lado”. As palavras foram ditas na noite deste sábado (7/3) pelo professor da Unesc, Evânio Nicoleit, paraninfo dos 84 graduandos dos cursos da área de Ciências, Engenharias e Tecnologias da Unesc, que receberam o certificado de conclusão do ensino superior, durante colação de grau festiva.

As palavras do professor fizeram todo o sentido para os familiares dos graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design – ênfase em Projeto de Produtos, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química que participaram da solenidade.

Pessoas como Mirela Galli Fereira, que não conteve as lágrimas no momento em que abraçou a filha, Renata, após receber o canudo do curso de Arquitetura e Urbanismo. “É o primeiro filho que se forma e a vitória é da família inteira. Estivemos ao lado dela dando forças enquanto ela se dedicava aos estudos. Vimos as noites em claro e o quanto ela abdicou de momentos de diversão para focar na formação dela”, comenta a mãe orgulhosa. "É um dia muito especial. Nunca vou esquecer isso tudo", complementa Renata enquanto enxuga as lágrimas.

Emocionado também estava o coordenador adjunto do curso de Engenharia Civil, Márcio Vito, que teve a oportunidade de entregar o canudo ao filho, Bruno. “Além de estar muito feliz pelos meus alunos, pelos quais tenho um carinho muito grande, estou aqui hoje também vivenciando a conquista do meu filho”, comenta.

A cerimônia foi presidida pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, que lembrou que os 84 recém-formados fazem parte de uma pequena parte da população brasileira que possui curso superior, 14%. “Vocês são pedras raras em fase de lapidação. São diferenciados e desejo que aproveitem com sabedoria tudo o que aprenderam no meio acadêmico. Vocês são parte da Unesc, uma universidade comprometida com a comunidade e por isso, não esqueçam que como profissionais, vocês também têm um importante papel social. Parabéns por esta conquista e sejam muito felizes. A Unesc estará sempre de braços abertos para cada um de vocês!”, afirmou.  

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de março de 2020 às 23:11
Compartilhar Comente

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc
cerimônia de Colação de Grau Especial lotou Auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira (13/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao ter o grau de bacharel em Ciência da Computação outorgado pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, Ana Cleusia Saldanha dos Santos viu um filme passar em sua mente. Ela, que assim como dezenas de colegas saiu de Angola em busca da realização de um sonho no Brasil, teve um de seus mais profundos desejos realizados na noite desta quinta-feira (13/2)  na cerimônia de Colação de Grau Especial no Auditório Ruy Hülse.

A noite marcou a transformação de acadêmicos para bacharéis de mais de 70 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental  e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais. Os formandos da noite foram prestigiados por familiares e amigos que lotaram o espaço e vibraram com as suas conquistas.

O significado de receber o certificado que marca a conquista da graduação, para Ana, lhe remete a um sentimento que descreve como “gratidão sem limites”. A bacharel chegou ao Brasil em 2014 e, conforme ela, desde então encarou duras batalhas para realizar o sonho de formar-se na faculdade. “Foi uma luta muito, muito árdua. O fato de estar esse tempo todo longe de meus pais que ficaram em Angola e agora celebrar essa conquista sem eles corta meu coração, mas é tudo em busca de um sonho mesmo. Faltam palavras para descrever a emoção dessa conquista”, descreve.

Ao longo da graduação Ana participou ativamente de projetos de Extensão da Unesc e, com eles, ganhou uma bagagem profissional ainda mais extensa. “Trabalhei, além dos estágios em escolas da região, com o projeto Informática para a Terceira Idade. Essa experiência foi maravilhosa e me fez perceber o que eu quero daqui para frente, que é estar em sala de aula”, destaca a profissional que vê no feedback do aprendizado dos alunos a recompensa pelo bom trabalho.

Os projetos para o futuro, conforme Ana, são de compartilhar muito conhecimento, mas dessa vez no seu país de origem. “Pretendo ir em busca de uma oportunidade de cursar um mestrado para me capacitar ainda mais e depois voltar para a Angola para ensinar e ainda trabalhar em projetos de empreendedorismo e tecnologia”, planeja.

Confira um dos vídeos da Unesc TV, gravado ainda em 2018, que mostra a participação de Ana no projeto de Extensão:

Homenagem ao melhor desempenho do curso de Design

Durante a cerimônia de Colação de Grau Especial a diretora da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Maria Julita Volpato Gomes, representando o presidente da entidade empresarial, Moacir Dagostin, entregou um certificado de honra ao mérito parabenizando e reconhecendo a formanda Licéia Edileine Kleischmidt com o melhor desempenho acadêmico durante o curso de Design.

“A Acic é parceria do curso de Design da Unesc desde a sua implantação, inclusive com carta de recomendação. O curso é de extrema importância para toda a região uma vez que os profissionais desta área agregam maior valor aos produtos das empresas. Tivemos também a grata satisfação nesta noite de ter um profissional do nosso quadro de colaboradores da entidade entre os formandos”, destaca a diretora Maria Julita Volpato Gomes. “A entidade tem feito diversos movimentos para aproximar o setor produtivo com as instituições de ensino, um deles foi realizado no ano passado quando recebemos na nossa galeria de arte os trabalhos dos acadêmicos de design das entidades da cidade”, acrescenta.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 22:19
Compartilhar Comente

Egressa de Engenharia Civil da Unesc participa de maior evento sobre qualidade em cerâmica do mundo

Egressa de Engenharia Civil da Unesc participa de maior evento sobre qualidade em cerâmica do mundo
Rafaela Constantino apresentou trabalho sobre análise do sistema de revestimento cerâmico (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Primeira viagem de avião. Primeira viagem sozinha. Primeira apresentação em congressos. A egressa do curso de Engenharia Civil da Unesc, Rafaela Cardoso Constantino tem tido um conjunto de novas experiências nas últimas semanas. E todas, partiram de um único ponto: a pesquisa. Nesta segunda e terça-feira (10 e 11/2), ela apresentou um trabalho desenvolvido enquanto acadêmica da Unesc no maior evento sobre qualidade em cerâmica do mundo, o Qualicer, em Castellón, na Espanha.

Quando estava na quinta fase de Engenharia Civil na Unesc, Rafaela procurou a professora Elaine Guglielmi Pavei Antunes para ser voluntária em um grupo de pesquisa. Então passou a desenvolver as atividades em sala de aula e no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), atuando no GPDEEC (Grupo de Pesquisa em Desempenho de Estruturas e Construção Civil). “A Rafaela trabalhou um ano como voluntária de pesquisa e o trabalho que ela apresentou no Qualicer foi feito nesse período. É muito bom ter feito disso e um orgulho de ver alunos e egressos crescendo e fazendo a diferença”, afirma Elaine, que foi orientadora também do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Rafaela.

Para Rafaela, este momento de sua trajetória acadêmica e profissional será lembrado com carinho. “Foi uma grande responsabilidade representar o nome da Unesc neste evento. Devo muito ao empenho da minha orientadora, Elaine, que representa como ninguém o espírito da Unesc. Além da coautora, Leidy, que se tornou amiga durante o preparativo para a viagem e me auxiliou desde o momento que decidi vir apresentar. Foram muitas pessoas que me encorajaram e me apoiaram para que eu vivesse tudo isso. Não poderia deixar de agradecer a minha família, que desde o início me ajudou, me encorajou e viveu esse sonho comigo”, salienta.

A pesquisa


O trabalho apresentado pela engenheira civil no Qualicer foi “Análise de resistência de aderência dos sistemas de revestimentos cerâmicos de fachadas expostas a ciclos términos variando a disposição dos cordões de argamassa”. De autoria de Rafaela, Leidy Johana Jaramillo Nieves, Humberto Ramos Roman e Elaine Guglielmi Pavei Antunes, o estudo analisou o sistema de revestimento de fachadas, incluindo a argamassa colante e a placa cerâmica, com o objetivo de tentar diminuir a incidência de manifestações patológicas (como descolamento, fissuras, eflorescências, infiltração pelo rejunte, quebras de placas cerâmicas e manchamentos).

Após os testes desenvolvidos no Iparque e a pesquisa bibliográfica, o estudo encontrou resultados como:

O ângulo formado entre os cordões da argamassa colante e as placas cerâmicas não apresentaram diferença significativa na resistência de aderência à tração e no tipo de ruptura;

A exposição ao envelhecimento acelerado influenciou na perda de resistência de aderência à tração nas amostras expostas à ciclagem;

Com a mudança de ângulo das placas cerâmicas em relação aos cordões da argamassa colante não houve perda de aderência ou alteração no tipo de ruptura mais frequente com a mudança.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 17:08
Compartilhar Comente

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado
Data marca a conquista do conceito máximo em avaliação do MEC (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos de 14 cursos da Unesc viveram, nesta terça-feira (17/12), momentos especiais e inesquecíveis. Em cerimônias especiais de Colação de Grau em Gabinete nos períodos da tarde e da noite, quase 150 estudantes fizeram seus juramentos e passaram a ser considerados profissionais aptos a exercerem suas profissões. As cerimônias foram conduzidas pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e pelo vice-reitor Daniel Preve, nos períodos da tarde e da noite, respectivamente.

Além de representar grandes conquistas prestigiadas por amigos e familiares, as formaturas desta terça-feira marcaram também um dia especial para a Universidade, que recebeu o resultado da avaliação realizada pelo MEC (Ministério da Educação), na qual atingiu nota 5, máxima pontuação. Em seus discursos, os representantes da Universidade que conduziram as cerimônias e outorgaram o grau aos formados destacaram também a conquista.

Conforme Daniel, que parabenizou os formandos e a todos os familiares e amigos que os acompanharam na jornada da graduação, o pedido é para que os graduandos do dia levem sempre o nome da Unesc por onde forem. “Honrem o nome da Universidade. Essa sempre será a casa de vocês, uma instituição da qual vocês podem se orgulhar. Exemplo disso é o resultado de hoje no qual fomos agraciados com a nota 5, conceito máximo do MEC, e as premiações que a Instituição vem recebendo nos últimos meses”, salientou.

Colaram grau neste dia alunos dos cursos de Administração, Administração habilitação em Comércio Exterior, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2019 às 22:16
Compartilhar Comente

Segunda-feira marcada pela conquista

Segunda-feira marcada pela conquista
47 formandos receberam a outorga (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta segunda-feira (16/12) ficará marcada na memória dos 47 formandos que colaram grau especial em gabinete. A cerimônia ocorreu no palco do Auditório Ruy Hülse e contemplou dez cursos de graduação, entre Licenciaturas e Bacharelados.

Comemoraram a nova conquista três estudantes de Arquitetura e Urbanismo; três de Artes Visuais – Licenciatura; oito de Educação Física – Bacharelado; nove de Educação Física – Licenciatura; 16 de Engenharia Civil; Um de Engenharia Mecânica; três de Fisioterapia; um de Letras – Habilitação Português e Inglês; um de Letras – Língua Portuguesa, e dois de Pedagogia.    

A outorga do grau foi feita pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, com a presença de coordenadores dos cursos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de dezembro de 2019 às 16:25
Compartilhar Comente