Engenharia Civil

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Engenharia Civil

Alunos da sétima fase do curso de Engenharia Civil realizam nesta terça-feira (19/6) uma visita técnica à ETA (Estação de Tratamento de Água) da Casan Criciúma, localizado no Bairro São Defende. Acompanhados pela professora Flávia Cauduro, responsável pela disciplina Sistema de Abastecimento de Água, o grupo conheceu a estrutura física de uma ETA, para facilitar, ampliar e ambientar a compreensão da estrutura e das atividades realizadas no local.

Segundo a professora, os alunos puderam, com a visita, aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática em tempo real do funcionamento da ETA.

Após a visita da unidade interna da ETA a turma foi direcionada para a visita das etapas do tratamento de água – área externa da ETA. Os acadêmicos acompanharam o processo acontecendo em tempo real e tiraram dúvidas em relação a operação, funcionamento, vazão, tamanho e capacidade das unidades e manutenção.

Por: Milena Spilere Nandi 20 de junho de 2018 às 13:00
Compartilhar Comente

Engenharia Civil

Sábado (5/5) foi dia de visita técnica para os alunos da oitava e sétima fase do curso de Engenharia Civil. Acompanhados pelos professores Elaine Guglielmi Pavei Antunes e Augusto Wanderlind, o grupo visitou o canteiro de obras do Residencial Munique, no Centro de Criciúma. A obra é executada pela Construtora Locks.

Os alunos foram recepcionados pelos engenheiros civis Robson Schneider e Luiz Antônio Cechinel, que apresentaram o projeto arquitetônico e falaram sobre os métodos construtivos utilizados no local. Os acadêmicos puderam visualizar todas as etapas da construção e tirar dúvidas.

Por: Milena Spilere Nandi 07 de maio de 2018 às 17:39
Compartilhar Comente

Engenharia Civil realiza visita técnica

Acadêmicos da nona fase do curso de Engenharia Civil visitaram as obras do Residencial Parque de Munique, localizado em Criciúma, nesta quinta-feira (3/5). Acompanhados pelo professor da Unesc Alexandre Vargas, os estudantes conheceram as formas de laje com cubetas plásticas recuperáveis; as formas de escoramento das lajes e o acesso ao elevador da obra, executada pela Construtora Locks.

Por: Milena Spilere Nandi 03 de maio de 2018 às 18:06
Compartilhar Comente

Simpósio aborda temas como inovação e tecnologia na construção civil

Simpósio aborda temas como inovação e tecnologia na construção civil
Palestra encerra as atividades do evento na Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

A presidente executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Íria Lícia Doniak, foi a palestrante da noite durante o Simpósio de Construção Industrializada da Unesc. O evento, que iniciou nesta segunda-feira (19/3),  trouxe um panorama geral sobre a construção civil no Brasil e no mundo. Íria irá debater com os participantes sobre “Panorama da construção industrializada do concreto”, no Auditório Ruy Hülse.

Estudantes, profissionais, pesquisadores e lideranças da economia e da política passaram pela Universidade para debater e se atualizar sobre os novos processos construtivos, tecnologias e produtos para a construção industrializada em Santa Catarina e no Brasil.

Além de Íria, o engenheiro Nivaldo de Loyola Richter, da BPM Modados, também vai debater com os participantes sobre “A Evolução da Estrutura de Concreto”, às 20h45, também no Auditório Ruy Hülse.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, é excepcional perceber que a temática central deste evento vai muito ao encontro do que a Universidade está buscando. “Nós passamos por uma ampla reestruturação administrativa e dentro dela nós criamos a gerencia de inovação. Dentro deste contexto, o curso de Engenharia Civil está dialogando de modo especial com essa temática, que na verdade é uma língua falada por todos os países, e na construção civil mais ainda”, afirmou a reitora.

O coordenador do curso de Engenharia Civil da Unesc, Marcio Vito, comentou que esta é uma forma de proporcionar a troca de conhecimento entre os participantes, além de incentivar a inovação. “Conhecer as tendências em inovações inspiram mudanças, já que é fundamental manter-se atualizado neste mundo cada vez mais globalizado”, comentou.

 “A Industrialização na Construção Civil”, “Inovação Tecnológica” e “Construção Enxuta (Just in Time)”, entre outros temas compuseram a programação, que trouxe ainda workshops e visitas técnicas. Nomes como o do professor doutor Carlos Alberto Szucs (UFSC) e do coordenador da Norma Brasileira de Wood Frame, Euclésio Manoel Finatti estiveram entre o dos palestrantes do Siconsi.Saiba mais (Clique aqui)

http://www.unesc.net/portal/capa/index/740/11550/

 

 

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 21 de março de 2018 às 20:59
Compartilhar Comente

Simpósio de Construção Industrializada inicia com Rosane Bevilaqua

Simpósio de Construção Industrializada inicia com Rosane Bevilaqua
Consultora do Centro Brasileiro da Construção em Aço debateu com participantes (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Primeiro evento do gênero realizado no Sul de Santa Catarina, o Siconsi (Simpósio de Construção Industrializada), iniciou nesta segunda-feira (19/3) na Unesc. A palestra de abertura foi ministrada pela professora mestre Rosane Bevilaqua, Consultora do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), que trouxe um panorama geral sobre a construção civil no Brasil e no mundo, além de debater com os participantes sobre o papel do aço no segumento

Rosane comentou que o setor da construção emprega cerca de 7% da população mundial, sendo um dos maiores da economia e responsável por 13% do PIB (Produto Interno Bruto) do mundo. Mas por mais que no cenário global os números sejam positivos, no Brasil, nem tanto. “Os dados mais recentes são de uma publicação do CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), que revela que entre 2007 a 2012 houve um declínio médio de 0,4% na produtividade do seguimento da construção civil no Brasil”, ressaltou.

Segundo a palestrante o dado é extremamente preocupante. “Com tanto de novas tecnologias por aí porque nós não estamos aproveitando para implanta-las e crescer aqui também? Existe um caminho muito grande a percorrer para melhorias na produtividade do setor, e aqueles que fazem diferente terão um espaço maior”, comentou.

O evento

Até quarta-feira (21/3), profissionais e pesquisadores renomados vão estar na Universidade para tratar dos novos processos construtivos, tecnologias e produtos para a construção industrializada em Santa Catarina e no Brasil. O Simpósio terá a participação de estudantes, professores, profissionais, estudiosos da área e lideranças da economia e da política.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, é excepcional perceber que a temática central deste evento vai muito ao encontro do que a Universidade está buscando. “Nós passamos por uma ampla reestruturação administrativa e dentro dela nós criamos a gerencia de inovação. Dentro deste contexto, o curso de Engenharia Civil está dialogando de modo especial com essa temática, que na verdade é uma língua falada por todos os países, e na construção civil mais ainda”, afirmou a reitora.

O coordenador do curso de Engenharia Civil da Unesc, Marcio Vito, esta é uma forma de proporcionar a troca de conhecimento entre os participantes, além de incentivar a inovação. “Conhecer as tendências em inovações inspiram mudanças, já que é fundamental manter-se atualizado neste mundo cada vez mais globalizado”, comentou.

Saiba mais

O evento contará com palestras com temas como “A Industrialização na Construção Civil”, “Inovação Tecnológica” e “Construção Enxuta (Just in Time)”. A programação prevê ainda workshops e visitas técnicas. Nomes como o do professor doutor Carlos Alberto Szucs (UFSC), do coordenador da Norma Brasileira de Wood Frame, Euclésio Manoel Finatti e da presidente executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Íria Lícia Oliva Doniak estão entre o dos palestrantes do Siconsi.

Confira a programação

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 19 de março de 2018 às 21:53
Compartilhar Comente