Engenharia Civil

Estudantes de Engenharia Civil realizam visitas técnicas em obras da capital do Estado

Estudantes de Engenharia Civil realizam visitas técnicas em obras da capital do Estado
Roteiro incluiu grandes construtoras e Associação Catarinense de Tecnologia (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da oitava e décima fase do curso de Engenharia Civil conheceram de perto as obras e a estrutura de grandes construtoras e de empresas do ramo com sede ou filial em Florianópolis e o trabalho da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia). O grupo foi acompanhado pela professora Elaine Guglielmi Pavei Antunes e pelo arquiteto Aurio Cristiano – que esteve na Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade e colaborou na organização da viagem realizada na última semana.

O roteiro começou com uma visita a obra da construtora Lumis. O grupo foi recepcionado pelo engenheiro Guilherme Losekann, que explicou de forma técnica todas as etapas que estavam sendo executadas. Puderam visualizar as cortinas atirantadas, a execução de blocos de coroamento e as estacas de hélice contínua. 

Logo após, a turma conheceu a sede da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia). No local, foram recebidos por representantes da Midtec, a incubadora da associação, que desenvolve empreendedores e empresas inovadoras e sustentáveis. Aos estudantes foram apresentados os panoramas de funcionamento da Acate e suas dependências. O grupo visitou ainda a Prevision e, recepcionado pela custumer sucess, Izadora Scariot, conheceu um pouco mais do software de planejamento e gestão de obras.

No período da tarde os alunos foram a Softplan, uma das maiores empresas de software do país, onde conheceram a product manager Giseli Anversa, que explicou sobre a Sienge, uma plataforma especializada em gestão de empresas da construção. Também tiveram a oportunidade de conhecer um dos fundadores da Softplan, Carlos Augusto de Matos, que compartilhou um pouco de sua grande experiência.

Encerrando o dia de aprendizados, os alunos visitaram uma edificação em execução no bairro Córrego Grande, da construtora Dimas, onde puderam visualizar o funcionamento de planejamento e controle de obras através de software no canteiro de obras, com muitas ferramentas tecnológicas auxiliando na melhoria e no controle da execução.



Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 03 de dezembro de 2019 às 16:42
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: http://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia Civil lança primeira edição impressa de Revista Técnico-científica

Curso de Engenharia Civil lança primeira edição impressa de Revista Técnico-científica
Publicação é resultado de parceria com a EdiUnesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite desta terça-feira (12/11) ficará marcada na história do curso de Engenharia Civil da Unesc por representar mais um grande passo dado em sua história. Nesta data, no Auditório Ruy Hülse, foi lançada a primeira edição impressa da Revista Técnico-científica da Engenharia Civil Unesc, publicação realizada em parceria com a EdiUnesc. O evento de lançamento contou com palestra ministrada pela professora doutora Melissa Watanabe com a temática “Empreendedorismo na Construção Civil”.

Para o coordenador do curso, Márcio Vito, o lançamento é um fato a ser celebrado. “Sinto muito orgulho e satisfação ao comemorar essa conquista. É um trabalho feito a várias mãos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento racional e sustentável da construção civil”, ressaltou.

Representando a reitoria da Universidade, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, destacou a alegria de concretizar mais um projeto como a revista lançada e a importância de tal conteúdo diante do cenário da construção civil. “Desejamos que esta revista impressa possa estimular e oferecer um olhar ampliado para os cenários. Que ela possa contribuir para transformações, mudanças, aonde quer que ela chegue. Só temos a agradecer ao empenho ao projeto e ao curso, assim como ao trabalho da nossa editora”, completou.

O editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, agradeceu pela oportunidade de realizar a parceria com o curso para publicação de material de tamanha qualidade e que amplia os trabalhos realizados pela editora. “Sabemos que não é nada fácil estar à frente de projetos como este, que envolvem diferentes pessoas e muita informações, mas o esforço é válido e resulta em trabalhos importantes para todos os envolvidos”, analisou.

Ao final do evento, com as palavras da editora-chefe da Revista Técnico-científica da Engenharia Civil Unesc, Elaine Guglielmi Pavei Antunes, acompanhada do editor de sessão, Álvaro José Back, o material foi oficialmente lançado e distribuído entre os presentes. “Nós representamos uma família, uma equipe, que se engajou nessa ideia. Queremos agradecer ao Sinduscon, ao Crea, à Editora, ao Aicom da Unesc, que acreditaram e confiaram, trabalhando conosco a todo momento”, enfatizou orgulhosa.

Esta é a terceira edição da publicação, sendo que as duas primeiras foram disponibilizadas apenas no formato online.

Apoiadores da publicação

Para o presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense), Mauro Sônego, o momento significa uma grande oportunidade de parceria entre as instituições. “É uma felicidade compartilhar com vocês este momento tão relevante para o curso. Desejamos que essa seja a primeira de muitas parcerias com o curso de Engenharia Civil e com a Unesc, que tanto tem a nos oferecer em estrutura física e intelectual. Como contrapartida oferecemos um laboratório de experimentação, a própria indústria, que pode e deve ser mais usada no processo de apropriação do ensino, pesquisa e extensão”, salientou.

Representando o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), o Diretor Regional de Criciúma, Ingo Eugênio Dalpont Werncke, egresso da Unesc, agradeceu a acolhida e a energia recebida ao estar novamente na Universidade. “Me sinto muito honrado e em estar aqui. Hoje em Criciúma temos 2.554 profissionais, sendo praticamente metade da área da engenharia civil, o que mostra a grandeza e a importância para nossa região”, completa.

Ensinamentos compartilhados

A palestra ministrada no evento de lançamento do material foi preparada pela professora Melissa Watanabe com a intenção de apresentar questões com olhar para o futuro e de que formas o profissional da área pode olhar para esse cenário. “Apresento a vocês, ao mesmo tempo, tecnologias muito avançadas, que logo devem fazer parte da realidade da profissão, e coisas simples para necessidades básicas e os dois são oportunidade de negócio. Quero que vocês levem isso na lembrança, a ideia de que ambos os caminhos são promissores. Além disso, é o que sempre digo, entre ganhar dinheiro e fazer o bem, escolham os dois”, pontuou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 12 de novembro de 2019 às 23:01
Compartilhar Comente

Engenharia Civil realiza aula experimental com alunos do Cedup

Na noite desta terça-feira (5/11), os alunos do curso de Edificações do Cedup Abílio Paulo, de Criciúma, tiveram um momento diferente de aprendizado. Eles foram até o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) onde visitaram os laboratórios em que o curso de Engenharia Civil realiza atividades práticas e puderam participar de uma aula experimental, ministrada pelo professor Augusto Wanderlind e pelo coordenador do curso, Márcio Vito.

07 de novembro de 2019 às 12:13
Compartilhar Comente

Engenharia Civil realiza visita técnica à barragem do rio São Bento

Acadêmicos da quinta e sexta fases do curso de Engenharia Civil tiveram uma aula diferente sábado (19/10). Acompanhados pelos professores Álvaro José Back e Flávia Cauduro, o grupo realizou uma visita técnica à barragem do rio São Bento. No local, os visitantes conheceram a função estratégica da barragem no abastecimento de água para Criciúma e região, os programas ambientais desenvolvidos, o benefício no amortecimento de cheias e o incremento no turismo que os municípios de Siderópolis e Nova Veneza receberam.

O grupo visitou a estação meteorológica, onde são monitorados os dados como precipitação, evaporação, temperatura, umidade relativa, horas de sol e vento. O objetivo da visita foi possibilitar que os estudantes visualizassem na prática os assuntos que são discutidos em sala de aula, aliando teoria e prática.

Por: Milena Spilere Nandi 21 de outubro de 2019 às 16:43
Compartilhar Comente