Laboratório de Zoologia e Ecologia dos Vertebrados

Exposição Ecossistema Marinho ganha revitalização com 207 novos espécimes

Exposição Ecossistema Marinho ganha revitalização com 207 novos espécimes
O Evento de lançamento acontece no dia 28 de junho, no hall do Bloco Administrativo Mais imagens

No mês comemorativo ao aniversário dos 50 anos da Unesc, e no mês dos oceanos, o Museu de Zoologia Prof. Morgana Cirimbelli Gaidzinski promove no próximo dia 28 de junho, às 15 horas, o lançamento da revitalização de uma de suas exposições de longa duração intitulada Ecossistema Marinho. A exposição Ecossistema Marinho, instalada no bloco administrativo da Unesc, foi inaugurada no ano de 2006, com o objetivo de conscientizar cidadãos e governo para a importância prioritária do conhecimento e a conservação do meio marinho.

 Mediante aos constantes encalhes de animais marinhos no litoral sul catarinense, e a fragilidade dos ambientes em que eles se encontram, o Museu de Zoologia vem ampliando a cada ano seu acervo com diferentes espécimes da fauna marinha. Entre eles  destacam-se: lobos e leões- marinhos, pinguins, tartarugas-marinhas, baleias e golfinhos. Estes animais no museu, tornam-se importantes instrumentos de educação ambiental, informando e sensibilizando o público visitante para o papel da fauna nos ecossistemas e a necessidade de sua preservação.

A revitalização da exposição incluirá um novo cenário e 207 novos espécimes, como esqueletos e réplicas de baleias piloto e cachalote, conchas de moluscos, peixes e diferentes espécies de invertebrados marinhos.

Além da educação ambiental realizada por meio de seu acervo, o Museu de Zoologia contribui com a conservação do meio marinho realizando periodicamente o monitoramento do litoral Sul Catarinense, desde a Barra do Camacho, município de Jaguaruna a Barra do Rio Mampituba, município de Passo de Torres, totalizando um percurso de 120km.

O monitoramento tem como objetivo dimensionar o número e as espécies marinhas encontradas no litoral sul do estado e verificar sinais de interações antrópicas nestes animais. As carcaças encontradas são recolhidas e levadas ao laboratório de Zoologia onde são preparadas por meio de técnicas de conservação específicas, e incorporadas ao acervo do museu. A coleta sistemática de dados de espécies marinhas encalhadas fornece informações biológicas úteis para a conservação e manejo destas espécies. O Museu de Zoologia foi fundado em parceria com a Policia Militar Ambiental e esta parceria tem proporcionado importantes ações de conscientização e preservação ambiental para a região sul do estado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 25 de junho de 2018 às 15:29
Compartilhar Comente