Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Pesquisadores do Laboratório de Arqueologia apresentam trabalhos em evento nacional

A Universidade esteve presente no 20º Congresso da SAB (Sociedade de Arqueologia Brasileira), que ocorreu de 4 a 8 de novembro em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, acompanharam os debates e palestras e apresentaram estudos.

As atividades do Congresso foram desenvolvidas dentro da temática “Memória, Patrimônio Cultural e Direitos Humanos”, que abrange diversas formas de memória, patrimônio ou herança cultural e direitos humanos em seu sentido mais amplo.

Os pesquisadores do Lapis apresentaram os trabalhos:

“Arqueologia Entre Rios: Do Urussanga ao Mampituba (AERUM) - Arqueobotânica Guarani”, de autoria de Juliano Bitencourt Campos, Giovana Cadorin Votre, Marcos Cesar Pereira Santos, Diego Pavei e Francisco Noelli;

“Sementes Carbonizadas de Palmeira em Sítios Arqueológicos Guarani so Extremo Sul Catarinense: Uma Análise Morfológica, Taxomômica e Etnográfica”, de autoria de Giovana Cadorin Votre, Juliano Bitencourt Campos e Marcos Cesar Pereira Santos.

O Congresso é promovido, realizado e organizado pela SAB e nesta edição contou com a parceria do ICH (Instituto de Ciências Humanas) da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Católica de Pelotas, além do apoio de agências de fomento.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2019 às 09:00
Compartilhar Comente

Geografia realiza saída de campo a paleotocas de Morro Grande

Os estudantes da primeira, quinta e sétima fases do curso de Geografia tiveram uma experiência diferente para agregar à formação acadêmica. No sábado (15/6), o grupo participou de uma saída de campo para conhecer as paleotocas túneis cavados por tatus, e preguiças gigantes (animais pré-históricos), localizadas no município de Morro Grande.

Os visitantes tiveram a oportunidade de observar e registrar as diferentes paisagens do local para o reconhecimento das identidades territoriais.

O trabalho interdisciplinar envolveu as disciplinas de Geografia Física, Planejamento Urbano e Regional, Recursos Hídricos, Introdução à Arqueologia e Estágio e os acadêmicos foram orientados pelos professores Adriano de Oliveira Dias, Andréa Rabelo Marcelino, Juliano Bitencourt de Campos, Nilzo Ivo Ladwig e Yasmine de Moura da Cunha. O grupo foi recebido pelo diretor executivo do projeto Geoparque Caminhos dos Cânios do Sul, Gislael Floriano e pelo novo diretor de Turismo de Morro Grande, Alexandre Venso. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de junho de 2019 às 11:50
Compartilhar Comente

E-book

E-book
Mais imagens

O terceiro volume do e-book “Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: educação contextualizada – Arqueologia e diversidade” já está disponível para consulta no Repositório Institucional da Unesc (clique aqui). 

Fruto de uma parceria com pesquisadores da área do Patrimônio e Educação, a obra traz, em seus 17 capítulos, a educação como epicentro das reflexões sobre arqueologia, meio ambiente e patrimônio cultural. O livro tem a participação de autores do Brasil e de Portugal.

Organizado por Juliano Bitencourt Campos, Marian Helen Rodrigues e Marcos César Pereira Santos. A obra é o resultado de ações e articulações promovidas pelo Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e do Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc, em parceria com o Instituto Olho D’Água, sediado no Piauí.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Por: Milena Spilere Nandi 19 de novembro de 2018 às 13:05
Compartilhar Comente

Pesquisadores participam de Encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira

Pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), vinculado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), participaram do 11º Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que ocorreu de segunda a quinta-feira (8 a 11/10) na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Em 2018, o evento teve como tema “Arqueologia, ação e coletividades”. Ele contou com simpósios, mesas redondas e conferências, onde os sócios apresentaram comunicações orais e pôsteres.

A Unesc esteve presente na mesa redonda “Pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio arqueológico em universidades comunitárias”, com o professor doutor Juliano Bitencourt Campos e na apresentação de trabalhos: “As famílias botânicas no cotidiano Guarani”, de Giovana Cadorin Votre, Francisco Silva Noelli, Marcos Cesar Pereira Santos, Diego Pavei e Juliano Bitencourt Campos; “Zooarqueologia do Sambaqui Lagoa dos Freitas (SC-ARA-030): Dados preliminares”, de Diego Dias Pavei, Caroline Borges, Marcos Cesar Pereira Santos e Juliano Bitencourt Campos e a pesquisa “Contribuição da geoarqueologia para o estudo de sítios antigos da área da Volta Grande, Alto Rio Uruguai, Sul do Brasil: Morfoestratigrafia, geocronologia e sequência arqueológica da Foz do Rio Chapecó”, de autoria de Marcos César Pereira Santos, Mirian Carbonera e Antoine Lourdeau.

Por: Milena Spilere Nandi 11 de outubro de 2018 às 10:53
Compartilhar Comente

PPGCA

Alunos do Mestrado e Doutorado do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) participaram no sábado (29/9) de uma saída de campo para a da localidade de Nova Roma, Três Barras, no município de Morro Grande. A atividade ocorreu dentro da disciplina de Ecologia de Paisagem junto com os professores Jairo Zocche, Nilzo Ladwig, Juliano Campos. O grupo foi acompanhado pelo diretor de Turismo de Morro Grande, Gislael Floriano.

Segundo Campos, a proposta foi de reconhecimento, mapeamento e aplicação de instrumentos de coleta de dados para análise de uma paisagem natural/rural/urbana (as encostas da Serra Geral e as Paleotocas; o potencial local para o estabelecimento de roteiro turístico-gastronômico e de aventura; geoindicadores de ocorrência sítios arqueológicos) da localidade de Nova Roma.

O resultado da saída de campo será apresentado no dia 18 de outubro na sala 28 do Bloco P da Universidade. O evento contará com palestra sobre o Projeto Geoparque com o diretor de Turismo de Morro Grande, Gislael Floriano e com a geóloga é membro do Comitê Cientifico Educativo do Projeto Geoparque, Flavia Fernanda de Lima.

Por: Milena Spilere Nandi 01 de outubro de 2018 às 09:49
Compartilhar Comente