Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Universidade promove debate sobre terras indígenas

Universidade promove debate sobre terras indígenas
Evento virtual contou com a participação de pesquisadores, professores e estudantes (Foto: Reprodução) Mais imagens

A Unesc recebeu nesta quarta-feira (18/8), professores, estudantes e pesquisadores para dialogarem em um encontro virtual sobre “Direito à Terra: Marco temporal e a demarcação de terras indígenas”. O debate foi desenvolvido a partir da ação judicial que solicita a possibilidade de os povos indígenas reivindicarem e terem o reconhecimento de demarcação das terras que já ocupavam antes da promulgação da Constituição Federal brasileira de 1988, ou seja de 05 de outubro de 1988. A previsão é que o julgamento ocorra no dia 25 de agosto e a decisão terá repercussão geral e será aplicada a outras 27 ações idênticas que também tramitam na Corte Superior.

O webnário teve a mediação do professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGA), Juliano Bittencourt Campos. Segundo ele, o tema é de extrema relevância para o debate na academia. “Não é de hoje que os povos indígenas do Brasil vêm sendo atacados, descreditados e exterminados em nome da “verdade”. Nesta noite, vamos falar de violência que não vem de hoje. Violência que vai ganhando ares de justiça, de legitimidade, de liberdade para todos”.

O mestrando do PPGCA, Fabiano Alves (Karai), integrante do povo indígena Guarani, da Terra Indígena Tekoá Marangatu, em Imaruí, apresentou as concepções da cosmovisão indígena em relação ao meio que se habita e as diferenças dos modos de vida dos povos indígenas e dos povos não indígenas para com todas as formas de vida e a natureza como um todo. “Para nós, povos indígenas, a terra e o uso dela é parte de nossa vida, de nosso modo de viver. Pedimos autorização para a terra para usar suas árvores, suas águas, seus outros habitantes com vida”.

O indigenista, professor e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan/Udesc), Nuno Nunes, apontou contradições, dubiedades e outros problemas no chamado marco temporal. Nuno embasou-se na Constituição Federal para demonstrar os direitos dos povos indígenas reconhecidos por lei. No entanto, conforme Nuno são apontadas fragilidades na lei, ou na forma como a interpretação da lei é feita, conduzida e argumentada, com foco em atribuir vantagens para atividades de grande monta econômica, em detrimento das populações indígenas ou não de determinadas áreas protegidas ambientalmente.

O vice-reitor da Unesc e professor do curso de Direito, Daniel Preve, destacou os elementos constitutivos para a configuração da inconstitucionalidade do reconhecimento do marco temporal junto ao Supremo Tribunal Federal. “A demarcação de terras aos povos indígenas é um direito e uma garantia fundamental assegurada aos povos originários pela Constituição Federal brasileira de 1988, em seu artigo 231, como também pelos pactos e acordos internacionais nos quais o Brasil é signatário”, afirma.

O evento teve ainda a participação do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), Antonio Carlos Wolkmer; do coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo Vieira; dos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGA), Carlyle Bezerra, Vanilde Citadin e Terezinha Gonçalves e dos professores do curso de História, Paulo Osório e Marli de Oliveira Costa.

O webnário foi realizado em conjunto pelos cursos de História e de Direito da Universidade, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neab), do PPGCA, do PPGD, do Grupo de Pesquisa em Direito à Cidade e Políticas de Sustentabilidade Urbana e Ambiental (GPDUC) e do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis) da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de agosto de 2021 às 15:34
Compartilhar Comente (1)

Professores e alunos do PPGCA realizam aerolevantamento utilizando Drone em um sítio arqueológico

O trabalho de campo realizado na terça feira (08/06) pelo professor Juliano Bitencourt Campos e pelo egresso do curso de geografia e mestrando do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais José Gustavo Santos teve por objetivo realizar um aerolevantamento utilizando drone em um sitio arqueológico (sambaqui da praia do Bio) localizado no município de Bal. Arroio do Silva.
Este aerolevantamento será utilizado na disciplina de Geoprocessamento e analise da Paisagem ministrada no programa de pós graduação em Ciências Ambientais pelos professores Nilzo Ivo Ladwig, Jairo José Zocche e Juliano Bitencourt Campos.
O aerolevantamento visa auxiliar no planejamento territorial e arqueológico dos sítios litorâneos de Santa Catarina. O estudo destes sítios é uma forma integradora e multidisciplinar entre as ciências geográficas, arqueológicas e biológicas.

10 de junho de 2021 às 15:27
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Evento traz discussões sobre planejamento e gestão territorial

Evento traz discussões sobre planejamento e gestão territorial
Seminário de Pesquisa ocorre até quinta-feira na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Fortalecer a discussão dos princípios e bases da gestão integrada do território e sua conexão com economia, ambiente, sociedade e cultura é o objetivo do 7º Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc. O evento iniciou nesta terça-feira (8/11) e traz, até quinta-feira (10/11), pesquisas interdisciplinares e debates com profissionais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul sobre o tema “Gestão Integrada do Território” em áreas como Ciências Ambientais, Biologia, Engenharia, Arquitetura, Geografia e História.

A abertura oficial do seminário ocorreu com a palestra “Dinâmica Territorial das Ocupações Costeiras no Sul Catarinense”, do professor doutor da USP Paulo Deblasis, que contou com a moderação do professor doutor da Unesc e coordenador do Setor de Arqueologia da Universidade, Juliano Bittencourt Campos.

Deblasis é graduado em História, tem mestrado em Antropologia Social e doutorado em Arqueologia e em sua fala ressaltou aspectos trazidos pela Arqueologia para compreensão das ocupações no litoral sul de Santa Catarina.

Os participantes do evento receberam as boas-vindas da diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, que lembrou que é papel de uma universidade fomentar debates e socializar pesquisas; da coordenadora do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Patrícia Amaral, que agradeceu o empenho da equipe organizadora do evento; do coordenador do Seminário, Nilzo Ivo Ladwig, que apresentou os livros oriundos das edições anteriores do evento e comentou sobre o reconhecimento que o Seminário alcançou na comunidade acadêmica do Sul do Brasil, do coordenador adjunto do curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc, Hugo Schwalm, que ressaltou a importância da interdisciplinaridade na pesquisa e de Campos, que agradeceu pelo espaço reservado para a Arqueologia na programação do evento.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de novembro de 2016 às 21:38
Compartilhar Comente

Ciclo de Conferências de Arqueologia tem novo encontro nesta quinta-feira

Ciclo de Conferências de Arqueologia tem novo encontro nesta quinta-feira
Todas as palestras são gratuitas e abertas ao público (Foto: Digulgação) Mais imagens

Resultados das pesquisas de mestrado, IC (Iniciação Científica) e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de graduação dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Arqueologia da Unesc são os temas desta quinta-feira (21/11) do Ciclo de Conferências de Arqueologia. O encontro ocorre no Setor de Arqueologia, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), às 16 horas.

Todas as palestras são gratuitas e abertas ao público.

Palestras

# Pesquisa de Mestrado
- Rafael Casagrande da Rosa. “A ocupação do território e o manejo dos recursos naturais pelos Guarani no extremo sul catarinense”. Orientador: Jairo José Zocche. Trabalho de Conclusão de Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre. UTAD/IPT Portugal.

# Trabalho de Conclusão de Curso
- Juliano Gordo Costa. “Mobilidade e Escolhas de Matérias-Primas Rochosas por Grupos Pré-Históricos Caçador-Coletor na Micro-Bacia do Rio Da Pedra. Jacinto Machado/SC, Brasil”. Orientador: Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Unesc.
- Hérom Silva de Cezaro. “Os Grafismos Indígenas do Povo Jê do extremo Sul Catarinense: uma perspectiva Etno-Histórica e Histórica”. Orientador: Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Unesc.
- Josiel dos Santos. “A Ocupação Guarani no Extremo Sul Catarinense: Etno-História e Arqueologia”. Orientador: Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Unesc.

# Iniciação Científica
- Jéssica Ramos Ferreira. “Arte Rupestre nas Encostas da Serra do Sul de Santa Catarina”. Orientador: Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em História) - Unesc, PIC 170 (Programa de Iniciação Científica do Artigo 170).
- Eloisa Paganini. A Tutela do Patrimônio Cultural Arqueológico na Região Litorânea do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Juliano Bitencourt Campos e Daniel Ribeiro Preve. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Unesc, PIC 170 (Programa de Iniciação Científica do Artigo 170).
- Simone Maciel de Andrade. “Arqueologia Entre Rios: Bases Para o Gerenciamento do Patrimônio Arqueológico da Região Litorânea dos Municípios de Araranguá, Balneário Rincão e Içara, Extremo Sul de Santa Catarina, Brasil”. Orientador: Juliano Bitencourt Campos e Jairo José Zocche. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em História) - Unesc, Pibic (Programa de Iniciação Científica).

O Ciclo de Conferências é organizado pelo Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada de Território da Unesc, com o apoio do Setor de Arqueologia, Iparque, Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), Grupo de Pesquisa em Ecologia de Paisagem e de Vertebrados da Unesc, PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc), Centro Acadêmico de História e dos cursos de História e Geografia da Universidade.

Confira a programação do Ciclo
 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 19 de novembro de 2013 às 14:08
Compartilhar Comente (1)