Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Unesc é parceira da 31ª Festa das Etnias

Unesc é parceira da 31ª Festa das Etnias
Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias Fernanda Sônego representou a Universidade na cerimônia de abertura nesta terça-feira (10/9) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Criciúma está em festa nesta semana. Está sendo realizada na cidade até domingo (15/9) a 31ª Festa das Etnias, evento que celebra as tradições dos povos colonizadores do município. A abertura oficial do evento foi realizada na noite desta terça-feira (10/9) no Centro de Eventos José Ijair Conti. Uma das patrocinadoras do evento, a Unesc foi representada na cerimônia pela Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, entre as demais autoridades presentes na abertura.

Conforme Fernanda, estar entre as instituições envolvidas na Festa das Etnias é sempre uma honra e um orgulho para a Unesc. “Estar aqui, celebrando as tradições do nosso município, evidenciando a cultura e tendo um contato próximo com a comunidade, incentivando-a na busca pela qualificação, é muito especial. Essa é uma das formas de exercermos nosso papel de Universidade Comunitária”, comenta.

O espaço da Unesc no evento fica logo na entrada do Centro de Eventos e conta com estrutura itinerante do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, atividades do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz / PPGCA), exemplares que formam o projeto Boi de Mamão na Comunidade, além de exposição de trabalhos realizados no Setor de Arte e Cultura e profissionais a postos para detalhar os cursos e oportunidades oferecidos pela Instituição.

Entre as atrações da Festa estão as apresentações artísticas realizadas ao longo de todas as noites e, é claro, as comidas típicas servidas nos restaurantes das sete etnias que colonizaram o Sul catarinense: italiana, alemã, polonesa, espanhola, portuguesa, negra e árabe.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de setembro de 2019 às 20:43
Compartilhar Comente

Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial inicia na Unesc

Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial inicia na Unesc
Primeiro dia de evento contou com apresentações de trabalhos científicos e palestra (Foto: Vitor Netto e Divulgação) Mais imagens

A 10ª edição do SPPGT (Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial) iniciou nesta terça-feira (10/9) na Unesc. Neste ano o evento tem como temática "Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade" e já no primeiro dia de atividades, foram realizadas apresentações e debates de artigos científicos. A abertura oficial do SPPGT contou com a palestra “Revolução Geoespacial: O Futuro Chegou! Ação, Interação e Gestão de Ambientes e Territórios”, com o professor, geógrafo, mestre em Sensoriamento Remoto e doutor em Geociências, Clódis de Oliveira Andrades Filho.

O evento segue até esta quinta-feira (12/9) com uma programação composta por minicursos, lançamento de livro e palestras. Conforme o coordenador do evento, Nilzo Ivo Ladwig, é perceptível um crescimento na quantidade de participantes e na produção de conteúdo ao longo dos 10 anos de história do Seminário. “Começamos em 2009 com um número pequeno de participantes e hoje temos quatro vezes mais pessoas acompanhando as atividades. Além disso, eles reconhecem o evento pela sua organização e pela sua relevância, em todas as esferas da programação”, comenta.

Nesta edição o SPPGT conta com 26 artigos que serão apresentados ao longo de três dias. De acordo com o professor da Unesc e membro da comissão organizadora, Juliano Bittencourt, o evento é de grande magnitude e envolve estados além de Santa Catarina. “Ele traz pesquisas que abordam diversos setores da sociedade e por isso que tomou uma proporção tão grande em todo o país”.

Trajetória do SPPGT

Há nove edições o Seminário conta com livros que expressam a história do evento. Cada ano que passa é lançado uma obra contendo os melhores artigos apresentados no ano anterior e em 2019 não será diferente. Na tarde desta quarta-feira (11/9), às 15 horas, haverá o lançamento do livro “Planejamento e Gestão Territorial – O Papel e os Instrumentos do Planejamento Territorial na Interface entre o Urbano e o Rural”, com os melhores trabalhos apresentados em 2018.

Ainda durante esta semana, o evento conta com uma exposição cronológica de sua história de 10 anos, com imagens e os livros lançados nos anos anteriores. A mostra está disponível no segundo andar do Bloco P.

Além disso, o Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial conta com oficinas e outras palestras.

O evento é uma realização do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, com o apoio da Universidade, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação, Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e Instituto Federal de Santa Catarina – campus Criciúma.

Para acompanhar a programação completa, acesse o site oficial do evento clicando aqui.  

Vitor Netto – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de setembro de 2019 às 10:26
Compartilhar Comente

Lançada a 9ª edição do "Planejamento e Gestão Territorial"

Na tarde dessa terça-feira (11/09) foi realizado o lançamento da obra “Planejamento e Gestão Territorial – O Papel e os Instrumentos do Planejamento Territorial na Interface entre o Urbano e o Rural”, composto pelos melhores trabalhos apresentados no Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial (SPPGT) de 2018. Esta é a nona edição da publicação da seleção de artigos do SPPGT, e foi organizada pelos professores doutores Nilzo Ivo Ladwig e Juliano Bitencourt Campos, que são também co-autores de capítulos.

Campos parabeniza Ladwig, também organizador do SPPGT, pelos 10 anos do projeto, que está sendo bem representado pelas edições das publicações. "O Nilzo representa bem o papel de uma universidade neste pilar de Pesquisa e Extensão e na socialização do conhecimento". E sente-se lisonjeado por ter feito parte da organização da obra, que passou por um processo de avaliação rigoroso, principalmente por ter sido publicado pela Editora da Unesc, que "fecha com chave de ouro", comenta.

Esta foi a terceira edição publicada pela Editora da Unesc e estará disponível em formato e-book, no catálogo de publicações da editora, e também em formato impresso. Para Ladwig, a parceria com a EdiUnesc está dando certo, e enfatiza que o editor-chefe, Dimas de Oliveira Estevam, deu um upgrade na editora. Acrescenta que a obra demorou a ser concluída pela dificuldade na seleção dos trabalhos, pois estão sendo cada vez mais bem escritos, o que demonstra o crescimento do seminário. Em função disto, afirma que: "De todas as edições, este é o trabalho mais significativo".

Durante esta semana do evento um painel com a exposição cronológica das obras está disponível no segundo andar do Bloco P, em frente ao auditório Edson Rodrigues.

Por: Aline Demboski 12 de setembro de 2019 às 11:09
Compartilhar Comente