Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Conheça o volume 3 do e-book Patrimônio cultural, direito e meio ambiente

Conheça o volume 3 do e-book Patrimônio cultural, direito e meio ambiente
Mais imagens

Pesquisadores da área do Patrimônio e Educação, do Instituto Olho D’Água – IODA/PI – da Serra da Capivara, foram parceiros que tornaram possível a publicação da obra "Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: educação contextualizada – arqueologia e diversidade (volume III)".

Por mais de duas décadas, tem-se discutido sobre a relevância de programas educativos no contexto dos estudos arqueológicos e históricos culturais, inclusive, com aportes de leis, normativas e cartas patrimoniais. "No entanto, muitas vezes, os projetos e/ou programas educativos são colocados em palcos marginais, e 'tidos' como dispensáveis e/ou irrelevantes (práticas colonialistas). Portanto, a nossa provocação foi trazer para o palco principal a educação como epicentro das reflexões sobre arqueologia, meio ambiente e patrimônio cultural", diz um dos organizadores do e-book, o professor Dr. Juliano Bitencourt Campos. O volume III é composto por significativas reflexões sobre educação: arqueologia e diversidade e está disponível para download gratuitamente no catálogo da Editora da Unesc.

Por: Aline Demboski 26 de novembro de 2018 às 09:20
Compartilhar Comente

E-book

E-book
Mais imagens

O terceiro volume do e-book “Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: educação contextualizada – Arqueologia e diversidade” já está disponível para consulta no Repositório Institucional da Unesc (clique aqui). 

Fruto de uma parceria com pesquisadores da área do Patrimônio e Educação, a obra traz, em seus 17 capítulos, a educação como epicentro das reflexões sobre arqueologia, meio ambiente e patrimônio cultural. O livro tem a participação de autores do Brasil e de Portugal.

Organizado por Juliano Bitencourt Campos, Marian Helen Rodrigues e Marcos César Pereira Santos. A obra é o resultado de ações e articulações promovidas pelo Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e do Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc, em parceria com o Instituto Olho D’Água, sediado no Piauí.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Por: Milena Spilere Nandi 19 de novembro de 2018 às 13:05
Compartilhar Comente