Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Pesquisadores da Unesc participam de evento internacional de zooarqueologia

Pesquisadores da Unesc participam de evento internacional de zooarqueologia
Apresentação de resultados ocorreu no Uruguai (Foto: Divulgação) Mais imagens

Pesquisadores da Unesc participaram esta semana no 3º Encontro Acadêmico do Grupo de Trabalho de Zooarqueologia Neotropical do Conselho Internacional de Zooarqueologia. O evento ocorreu em San José, no Uruguai de quarta a sexta-feira (22 a 24/11), onde foram desenvolvidas atividades acadêmicas e científicas em período integral. A programação contou com trabalhos nas quatro áreas temáticas principais: Panorama da Zooarqueologia Latino-Americana; Zooarqueologia, Interfaces e Patrimônio Arqueológico; Teoria e Métodos na Pesquisa Zooarqueológica; Educação e Integração do Conhecimento em Zooarqueologia.

“Quadro arqueofaunístico de um sambaqui do Extremo Sul Catarinense: Dados preliminares e tendências de exploração de ecossistemas” foi o título da apresentação que o pesquisador Diego Pavei do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) da Unesc e do Lepaarq (Laboratório de Antropologia e Arqueologia) da UFPel (Universidade Federal de Pelotas).

O estudo é uma parceria dos dois laboratórios. O Lapis coordena as pesquisas arqueológicas no Litoral do Extremo Sul Catarinense há mais de cinco anos. O trabalho é de autoria de Diego Dias Pavei, Carol Borges, Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos, e apresenta dados inéditos sobre a relação que sociedades pré-históricas litorâneas estabeleceram com os ecossistemas circundantes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de novembro de 2017 às 16:10
Compartilhar Comente