Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Workshop de Arqueologia atrai público variado

Workshop de Arqueologia atrai público variado
Atividade ocorre até esta quinta-feira em frente ao Cedoc (Fotos: Milena Nandi e Leonardo Ferreira) Mais imagens

De crianças a adultos, o 4º Workshop de Arqueologia atrai um público curioso pelas atividades oferecidas, que ajudam a contar a história da região Sul do Estado, ao mesmo tempo que fala sobre o trabalho da Arqueologia e do arqueólogo. O Workshop iniciou nesta terça-feira (22/10) e segue até quinta-feira (24/10), com exposição e painéis, além de atividades como escavação simulada. O evento faz parte da programação da 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc), que ocorre em diversos locais do campus, de segunda a sexta-feira (21 a 25/10).

O evento chama o público para refletir com as perguntas “Você conhece arqueologia?” e “Você já se perguntou o que faz um arqueólogo?”. Segundo o coordenador do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) do PPGCA (Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais), responsável pelo evento, a Arqueologia é um mecanismo para evidenciar que nossa sociedade, pautada na esfera científica, tem muito a considerar sobre os conhecimentos tradicionais dos povos originários e comunidades tradicionais.

O evento abordará temas como “Arqueologia, Patrimônio e História”; “Arqueologia Pública: Educação Patrimonial como prática no ensino”; “Arqueologia e as Engenharias: A interface entre estas diferentes áreas do conhecimento”; “Ciberarqueologia? Artes, Moda, Design e Jogos Digitais”; “Antropologia da Alimentação e Medicina Indígena”; “Dentes, Ossos e Significações: Arqueologia e Ciências da Saúde”.

O Workshop ainda oferece aos participantes, oficinas de Arqueologia; Confecção de Cerâmica Arqueológica; Atividade de Arte Rupestre; Vivência em Escavação Simulada e Diálogo Arqueológico.

Programação Workshop de Arqueologia

Programação Semana de Ciência e Tecnologia  

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de outubro de 2019 às 14:40
Compartilhar Comente

Campus é palco de programação de rádio e TV

Campus é palco de programação de rádio e TV
Semana de Ciência e Tecnologia foi foco das entrevistas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc foi pauta da imprensa regional nesta terça-feira (22/10). Por conta do evento, o campus recebeu no período da manhã, o programa Eu e Ela, da Rádio Hulha Negra e as equipes de reportagem da TV Primavera e da RTV.

No programa Eu e Ela, os apresentadores Tony Marcos e Patrícia Vaz entrevistaram a coordenadora geral da 10ª SCT, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, que falou sobre a programação do evento e o objetivo, que é o de compartilhar conhecimentos. O coordenador da Feira de Ciências, Eduardo Rico, falou sobre o evento que ocorrerá nesta quarta-feira (23/10) com a apresentação de trabalhos de alunos do Ensino Fundamental e Médio de 11 escolas de Criciúma, Forquilhinha e Araranguá, além de convidar a comunidade a visitar a Feira.

O professor Reginaldo Vieira e o editor chefe da Ediunesc, Dimas de Oliveira Estevan, falaram sobre o livro “Inserção Curricular da Extensão: Aproximações teóricas e experiências – Volume VI”, organizado por Vieira e pela professora Luciane Bisognin Ceretta. A obra será lançada nesta quinta-feira (24/10), às 10 horas.

Em seguida, o coordenador da 3ª Mostra Fotográfica Topográfica da Saúde Coletiva,  Jaques Soratto, falou sobre a exposição, que estará disponível para visitas até esta sexta-feira (25/10), no hall dos blocos XXI. Para finalizar, o coordenador do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), Juliano Bittencourt Campos, falou sobre o Workshop de Arqueologia, que terá atividades até quinta-feira, no Cedoc (Centro de Memória e Documentação). O Workshop faz os questionamentos “Você conhece Arqueologia?” e “Você já se perguntou o que faz um arqueólogo?”.

O campus recebeu ainda as equipes de televisão da TV Primavera e RTV, que entrevistaram a coordenadora geral da SCT e fizeram imagens das atividades do evento.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de outubro de 2019 às 18:33
Compartilhar Comente

Estudos realizados na Unesc geram conhecimentos em evento nacional

Estudos realizados na Unesc geram conhecimentos em evento nacional
Encontro foi realizado na Universidade de Brasília (Foto: divulgação) Mais imagens

O PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) da Unesc marcou presença no 9º ENANPPAS (Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ambiente e Sociedade), com a socialização estudos desenvolvidos na Universidade. O evento foi realizado na UnB (Universidade de Brasília), entre 8 e 11 de outubro, e contou com a participação de alunos e pesquisadores de todo o Brasil.

“O encontro é de grande relevância no meio acadêmico e propõe a interação entre disciplinas, saberes e instituições, em uma perspectiva democrática e sustentável com demonstrações efetivas do conhecimento científico aplicado”, destaca o professor doutor do Programa e coordenador do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio), Juliano Bitencourt Campos.

No evento, representaram a Universidade a mestranda Ana Karen Rosato Teixeira e os doutorandos Mario Ricardo Guadagnin, Joélia Walter Sizenando Balthazar e Gisely Possamai.

Pesquisas apresentadas

  • Perspectivas da educação para o patrimônio e da arqueologia dos processos educativos.
    Autores: Ana Karen Rosato Teixeira, Paola Vieira da Silveira, Juliano Bitencourt Campos e Marcos Cesar Pereira Santos, pesquisador associado da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

  • (Re) introdução produtiva perversa de catadoras e catadores na visão em paralaxe.
    Autores: Mario Ricardo Guadagnin e Viviane Kraieski.

  • Sociedade e natureza: perspectivas de diálogos para o ecossistema urbano.
    Autores: Joélia Walter Sizenando Balthazar, Geraldo Milioli, Regina de Oliveira, Thoy Mondardo Damiani Beker e Milla Lúcia Ferreira Guimarães.

  • Cidade e cidadania: um estudo sobre o plano diretor da cidade de Criciúma (SC) na perspectiva do estatuto da cidade.  
    Autores: Gisely Possamai e Teresinha Maria Gonçalves.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de outubro de 2019 às 15:35
Compartilhar Comente