Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Semana de Ciência e Tecnologia promove um “mergulho” no universo da arqueologia

Semana de Ciência e Tecnologia promove um “mergulho” no universo da arqueologia
Workshop deve reunir mais de 600 alunos até sexta-feira (Fotos: Stephanie Barbosa) Mais imagens

A 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc promove uma verdadeira viagem ao passado com o 2º Workshop de Arqueologia, que narra em exposição a “Ocupação Pré-histórica do Extremo Sul Catarinense: 4000 de história”. A expectativa é de que ao longo da semana mais de 600 estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior passem pelo espaço que fica em frente ao Bloco da Reitoria.

Nesta terça-feira (17/10) dezenas de alunos já visitaram o local. São unidades de ensino de toda região Sul. As oficinas com simulações de atividades ocorrem ainda nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/10), porém o espaço segue montado para exposição até sexta-feira, quando encerra a SCT.

As simulações abrangem escavação, pintura rupestre e confecção de vasilhames cerâmicos, tudo de acordo com a região Sul e dentro da temática desta edição da SCT que é “A Matemática Está em Tudo”.

Na confecção de cerâmica arqueológica, os participantes têm contato com a matéria prima, que é a argila, e com a técnica de confecção de vasilhames cerâmicos própria das populações ceramistas que viveram no Litoral Sul. Já a Arte Rupestre demonstra aos alunos como as populações antigas utilizavam os recursos existentes na natureza para confeccionar instrumentos e pigmentos para a realização de pinturas.

A vivência em escavação simulada consiste na participação dos integrantes em uma escavação arqueológica, onde poderão ter contato, de forma prática, com noções e técnicas do cotidiano da pesquisa arqueológica em campo.

Segundo o coordenador do 2º Workshop de Arqueologia, Juliano Bitencourt Campos, tudo foi criado pensando em tornar o local um ambiente propício para, além de atrair o público, fazê-lo entender de forma lúdica o universo da arqueologia e mergulhar nela.

“A ideia é deixar o espaço criado o mais próximo possível do real e claro, não esquecendo da matemática que está muito inserida no contexto da Arqueologia e é o tema deste ano da Semana de Ciência e Tecnologia”, frisa o professor. Além das simulações, será também explanada a geometria, com pinturas e gravuras e o processo de geoprocessamento. O local também conta com artefatos associados aos grupos sambaquieiros, caçadores-coletores e ceramistas horticultores.

Na sexta-feira (20/10) tem ainda o Diálogo Arqueológico durante a manhã, a tarde e também à noite e que contará com discussões sobre variados temas do conhecimento arqueológico. Haverá também o preparo de comidas tradicionais das populações pré-coloniais de Santa Catarina.

A 8ª SCT segue até esta sexta-feira (20/10) com diversas atividades, disseminação de conhecimento e integração com a comunidade, tanto acadêmica quanto a comunidade em geral.

*Texto: Talise Freitas - Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 17 de outubro de 2017 às 17:21
Compartilhar Comente

Workshop de Arqueologia promove uma viagem ao passado

Workshop de Arqueologia promove uma viagem ao passado
Diversas atividades estão inseridas na Semana de Ciência e Tecnologia (Foto: Arquivo) Mais imagens

Você conhece Arqueologia? Sabe o que faz um arqueólogo? O que a Arqueologia faz é estudar os vestígios materiais que foram produzidos por pessoas em diversos momentos da história e variados locais ao redor do mundo, inclusive da região. Para conhecer um pouco mais deste tema voltado à educação e divulgação do conhecimento, a Unesc realiza, dentro da 8ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia, de 16 a 20 de outubro, o 2º Workshop de Arqueologia.

De acordo com o arqueólogo e coordenador do 2º workshop, professor Juliano Bitencourt Campos, além de uma mostra fotográfica de arqueologia, serão realizadas oficinas temáticas de confecção de réplicas de cerâmica arqueológica, de arte rupestre e de escavação arqueológica. “Tais atividades são pautadas pela concepção da divulgação científica e da educação patrimonial objetivando a aproximação da produção do conhecimento arqueológico com os participantes, se colocando como ferramentas de formação cultural, crítica e cidadã”, explica.

O objetivo conforme ele é atingir um amplo e variado público, turmas de estudantes do ensino básico e fundamental das escolas da região, visitantes externos ocasionais, acadêmicos, funcionários e professores da universidade. As atividades estão pautadas por duas premissas principais que nortearam a organização e a execução. Uma delas foca na preocupação em proporcionar um espaço efetivo de divulgação científica que traz ao público, de forma acessível, informações sobre as pesquisas arqueológicas desenvolvidas em âmbito regional.

Já a outra se concentra na oferta de um espaço de interação com as instituições de Ensino Básico, oferecendo subsídios no sentido de contribuir com a formação cultural através de uma abordagem lúdica e focada no patrimônio arqueológico regional. Inserindo-se ainda em um processo mais amplo das ações de educação patrimonial que já vêm sendo executadas na região nos últimos anos pelo Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis) da Unesc.

"O processo de preservação do patrimônio está diretamente ligado à educação e divulgação do conhecimento. A ideia central é socializar as pesquisas", define o coordenador do workshop, que destaca ainda o apoio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) Iparque (Parque Científico e Tecnológico) e UNAHCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

As inscrições nas oficinas poderão ser realizadas através dos seguintes números: (48) 3444-3760 / 3444-3761 ou pelo e-mail arqueologia@unesc.net. Não será cobrada taxa de inscrição. Para as demais atividades e visitas o acesso é livre. As atividades serão desenvolvidas das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.

*Com informações da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 05 de outubro de 2017 às 14:58
Compartilhar Comente