Engenharia de Materiais

Projeto de Extensão oferecerá aulas práticas para o ensino médio no Iparque

Projeto de Extensão oferecerá aulas práticas para o ensino médio no Iparque
Fagner Santos Mais imagens

Professores e diretores da Escola Governador Heriberto Hulse conheceram, na última semana, os laboratórios do curso de Engenharia de Materiais da Unesc, alocados no Iparque - Parque Científico e Tecnológico. A visita tem relação com o projeto de extensão “Atividades Práticas com Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas como Ferramenta para Conhecimento da Área das Engenharias”. Os alunos da instituição terão acesso a aulas práticas dentro das instalações do Iparque.

Os visitantes foram guiados pela equipe do projeto, atualmente liderada pela professora e coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Ângela Beatriz Coelho Arnt, e pelo professor Felipe Zanette da Silveira. “O objetivo é que os professores conheçam toda a estrutura que os alunos utilizarão ao realizarem as aulas no Iparque”, explicou Ângela.

A visita percorreu os laboratórios de Processamento de Polímeros, Materiais Cerâmicos e Fundição. “Estes são os ambientes que os alunos irão utilizar durante as atividades práticas”, colocou a coordenadora do curso. Durante a visita foi possível conhecer também os laboratórios dos cursos de Design, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. O objetivo é fomentar a busca pelos cursos de engenharias, em especial a Engenharia de Materiais.

Na prática

O projeto possui capacidade para atender 15 alunos por turma. Estes alunos serão transportados da escola até o Iparque onde lá poderão interagir com o cotidiano do Engenheiro de Materiais. “Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos do ensino médio nas atividades desenvolvidas nos laboratórios. As práticas iniciarão com as matérias-primas, passarão pelos processos de fabricação polimérico, metálico e cerâmico, até a obtenção de um produto ao final das atividades”, disse Zanette.

Este é o segundo ano de atuação do projeto. Em 2018, com a participação da Escola Padre Miguel Giacca, mais de 100 alunos foram beneficiados direta ou indiretamente. “Este ano contamos também com a participação da Escola Governador Heriberto Hulse e estimamos atender mais de 160 alunos em 2019”, comentou o coordenador do projeto.

Escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Gerência Regional de Educação de Criciúma (Gered), que faz a ponte entre as escolas e o projeto, ou diretamente com o departamento do curso de Engenharia de Materiais pelo telefone (48) 3431 2639.

Fagner Santos - Assessoria de imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 10 de abril de 2019 às 14:02
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia de Materiais realiza atividade na escola Padre Miguel Giacca

Curso de Engenharia de Materiais realiza atividade na escola Padre Miguel Giacca
Ação faz parte do projeto de extensão com alunos de Ensino Médio (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Engenharia de Materiais, da Unesc, realizou uma visita à escola Padre Miguel Giacca, no Bairro Rio Maina em Criciúma, com o objetivo de discutir possibilidades da realização de atividades práticas nos laboratórios do curso, que pudessem se aliar ao conteúdo teórico ministrado para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

A iniciativa ocorreu na última semana e faz parte do projeto de extensão “Atividades Práticas com Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas como Ferramenta para Conhecimento da Área das Engenharias”. O projeto prevê a realização de atividades nas três áreas do conhecimento dos materiais - Metais, Polímeros e Cerâmica – em parceria com escolas estaduais de Ensino Médio da região.

O professor Felipe Zanette da Silveira e as acadêmicas Renata Benetti, Mariana Nazário e Marina Kauling, participaram do encontro.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de outubro de 2018 às 16:58
Compartilhar Comente